quarta-feira, julho 9

Pensamento do dia!

Lembre que toda racha, tem grandes consequências,Carnaubais já viu esse filme.

A uma semana de conciliação com Moraes, governo e Congresso discutem solução para IOF


Foto: Wilton Junior/Estadão

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniram na noite desta terça-feira, 8, com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

O encontro, na residência oficial da Câmara, foi marcado para discutir uma solução para o impasse entre o Executivo e Legislativo sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), segundo apurou a reportagem. Participaram também os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O encontro não estava nas agendas oficiais.

Haddad deixou a reunião às 22h17. Em seguida, as demais autoridades também passaram a deixar a residência de Motta. A reunião terminou sem declarações à imprensa.

Segundo apurou a reportagem, o convite para o encontro partiu de Motta. O gesto foi visto como um sinal positivo pelo governo, diante do acirramento da crise entre Executivo e Legislativo acerca do aumento do IOF.

Motta e Alcolumbre lideraram, no Congresso, a aprovação do projeto que derrubou o decreto do governo Lula que aumentava as alíquotas do imposto.

O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF)para reverter a decisão dos parlamentares. O ministro Alexandre de Moraes suspendeu a validade do decreto do presidente e a votação do Congresso que derrubava o aumento do imposto e chamou as duas partes para uma audiência de conciliação na próxima terça-feira, 15.

Segundo apurou a reportagem, o encontro desta terça-feira buscou pacificar a relação entre os dois Poderes. Além do impasse envolvendo o IOF, o Congresso também se tornou alvo de críticas de apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com termos como “Congresso da mamata” se disseminando nas redes.

Mais cedo, em entrevista ao portal Metrópoles, Haddad afirmou que o “Fla-Flu” entre o Executivo e o Legislativo em torno do aumento do IOF “não interessa a ninguém”. Para ele, é preciso “maior honestidade intelectual” no debate sobre políticas públicas, visto que o governo busca melhora do quadro fiscal e o Congresso também é responsável por esse objetivo.

Ele voltou a repetir que a “turma da cobertura” não aceita contribuir com o ajuste fiscal. Questionou se é “nós contra eles” ou “eles contra nós”, e também perguntou “por que 1% tem tanta influência no País”, sendo que “paga menos do que os 99%” em termos de impostos, segundo o titular da Fazenda.

O secretário executivo da Fazenda, Dario Durigan, afirmou ao Estadão na última sexta-feira que o governo tem argumentos para convencer Moraes de que o aumento do IOF foi uma medida regulatória, ainda que aumente a arrecadação do governo.

Durigan reforçou que o governo Lula vai insistir na alta do IOF, mas não vai encerrar a discussão e colocar um “ponto final” na negociação com o Congresso. O debate sobre o caráter do decreto do presidente Lula — se é regulatório para corrigir distorções do mercado ou arrecadatório para equilibrar as contas do governo — é um ponto central no embate travado no STF.

Enquanto ministros, líderes do governo e a cúpula do Congresso discutiam o aumento do IOF na residência oficial da Câmara, uma festa com pagode comemora, na casa vizinha, a conquista de beneficio tributário por parte da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

Na tarde desta sexta, em menos de cinco minutos, a Câmara aprovou regime de urgência para um projeto que cria um novo benefício fiscal e outro que prevê um corte linear de, no mínimo, 10% nessas renúncias. O regime de urgência acelera a tramitação de um projeto na Casa.

Estadão

Aniversariante do dia!

Parabéns meu amigo Francisco Antônio (prejuízo) que este dia amigo,seja iluminado na sua vida com muita paz e saúde e prosperidade.

Questionário de Participação Popular para o Plano Plurianual



A Prefeitura de Carnaubais reconhece que a construção de um PPA eficaz deve refletir as reais necessidades da população, por isso, desenvolveu esse espaço de diálogo e consulta para que a sociedade possa se expressar e contribuir com sugestões, críticas e propostas.

A colaboração da população assegura que os projetos e ações planejados atendam de forma mais eficaz as necessidades locais. 

A Prefeitura convida todos a se envolverem ativamente neste processo, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e que as políticas públicas sejam desenhadas com a participação de todos os segmentos da sociedade.

Por isso, convidamos todos os cidadãos a se envolverem ativamente neste processo, preenchendo o formulário disponível no https://forms.gle/ao2LTwiLb2936Yj48 

ESCUTA


Nesta quarta-feira [9] a comunicação de Bela Vista será ouvida a partir das 19h. 


Maria, Maria... Nota de pesar. 


Dona Maria de Severino, 81 anos. 


Dona Maria Dantas, 98 anos.


O sepultamento ocorrerá nesta quarta-feira, as 8h no cemitério novo de Carnaubais. 

Toni Martins

terça-feira, julho 8

Lula deve discutir com Hugo proposta de ampliação de deputados



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve discutir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a proposta de aumento do número de deputados federais.

O petista ainda não tomou uma decisão se irá sancionar ou vetar a proposta. Sinalizou, no entanto, preferência por deixar a sanção do projeto de lei caducar para que o Poder Legislativo promulgue a proposta.

A ideia é de que, antes de anunciar a sua decisão, Lula consulte Hugo Motta, principal defensor da proposta. E também converse, na próxima semana, com a equipe jurídica da Presidência da República.

O prazo do presidente é 16 de julho. A ideia é de que ele converse com a equipe jurídica no dia 14 de julho. E, ainda neste semana, se reúna com o presidente da Câmara dos Deputados.

Lula havia indicado inicialmente que sancionaria a proposta, mas a repercussão negativa nas redes sociais fez o presidente recuar. Para não ter um eventual veto derrubado pelo Poder Legislativo, ele avalia deixar a iniciativa caducar.

A proposta aumenta o atual número de deputados federais de 513 para 531. Uma emenda do Senado Federal determinou que a elevação não gere custos ao poder público.

A partir do momento que entrar em vigor, a medida deve gerar efeito cascata em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais e pode levar o Congresso Nacional a aprovar medida de elevação do teto atual para emendas parlamentares.

CNN

Alcolumbre garante aumento de deputados mesmo que Lula não sancione


Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), disse nesta terça-feira (8/7) que se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não sancionar a lei que aumenta em 31 o número de deputados na Câmara, ele, como presidente do Congresso, vai promulgar a proposta.

“Se chegar às 10h [para promulgação], vai ser promulgado às 10h01”, disse o presidente do Congresso na chegada ao Senado nesta terça.

Na segunda-feira (7/7), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse no programa Roda Viva, da TV Cultura, que é “pouco provável” que Lula sancione o texto. Aliados têm aconselhado o presidente da República a não sancionar o projeto para não trazer para si o desgaste de uma medida que cria custos para o Orçamento.

A lei aprovada pelo Legislativo aumenta de 513 para 531 o número de parlamentares da Câmara. O tema foi aprovado com o placar mínimo para aprovação no Senado: 41 votos. O tema ainda divide parlamentares, mas deve ser promulgado por Alcolumbre.

Lula tem 15 dias para sancionar

O Congresso terminou de votar a proposta em 26 de junho e agora Lula tem até 16 de julho para sancionar o aumento dos deputados. Lula tem a opção de vetar o texto completamente ou não sancionar, o que faria que a proposta voltasse ao Congresso para ser promulgada por Alcolumbre.

“Decorrido o prazo de quinze dias úteis, o silêncio do presidente da República importará sanção”, diz um trecho do artigo 66 da Constituição Federal.

Caso a lei não seja sancionada em 48 horas depois do prazo de 15 dias pelo presidente da República, cabe ao presidente do Congresso assinar o termo que coloca a lei em vigor.

STF pediu revisão de cadeiras com 513 deputados, mas Congresso decidiu aumentar

A discussão sobre cadeiras na Câmara se deu após uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Casa revise, até 30 de junho, o número de parlamentares de cada estado, baseado no último Censo Demográfico, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

Caso o Legislativo seguisse a determinação à risca, alguns estados perderiam deputados, já que houve queda da população. O Rio de Janeiro, por exemplo, perderia quatro cadeiras. Ao invés disso, deputados só aumentaram as cadeiras para estados onde houve crescimento populacional. Daí o aumento de 513 para 531 parlamentares.

Ganham cadeiras as seguintes bancadas estaduais:

Pará – sobe de 17 para 21 deputados;

Santa Catarina – sobe de 16 para 20 deputados;

Amazonas – sobe de oito para 10 deputados;

Mato Grosso – sobe de oito para 10 deputados;

Rio Grande do Norte – sobe de oito para 10 deputados;

Ceará – sobe de 22 para 23 deputados;

Minas Gerais – sobe de 53 para 54 deputados;

Goiás – sobe de 17 para 18 deputados;

Paraná – sobe de 30 para 31 deputados.

Metrópoles

O trio de protetores do “BBB”


Foto: reprodução 

ICL Notícias 

A enxurrada de memes verificada nos últimos dias nas redes sociais, que fixou no Congresso a imagem de “inimigo do povo”, por defender o interesse das classes mais ricas e atacar direitos dos mais pobres, deve se concentrar a partir desta semana na busca da justiça tributária. O alvo prinicipal são os chamados BBB (bilionários, bancos e bets), que pagam proporcionalmente muito menos impostos que a classe média, apesar de lucrarem fortunas.

Apoiado pelo governo, o avanço dessa pauta esbarra em caciques do Congresso que têm se mostrado ferrenhos defensores dos endinheirados do Brasil.

O mais visado é o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que surpreendeu o Executivo ao pautar na calada da noite a votação que derrubou o decreto de reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), quebrando um acordo que tinha feito com o governo.

Foi esse episódio que detonou a campanha de memes que rotulou Motta como o priuncipal “inimigo do povo” no Parlamento brasileiro.

Mas não é só isso. O presidente da Câmara dos Deputados também evitou se posicionar em outubro de 2024 durante a votação de uma das principais iniciativas para estabelecer a justiça fiscal no país: a criação de um imposto sobre grandes fortunas.

Na ocasião, a emenda da federação PSOL-Rede foi rejeitada por ampla maioria: 262 votos contrários e 136 favoráveis. Apenas PT, PCdoB, PV e PSB orientaram suas bancadas a favor da medida, enquanto o governo liberou seus parlamentares para votar como quisessem. O Centrão e a oposição se unificaram para barrar a proposta, que previa incorporar o imposto no projeto de regulamentação da reforma tributária. Motta, embora presente nos bastidores, não registrou voto e não articulou apoio.

O presidente da Câmara não faz questão de esconder sua intimidade com banqueiros e bilionários: dois dias depois de comandar a derrubada do reajuste do IOF participou de jantar com empresários na casa de João Dória, que o classificou de heroi.

Mais discreto que Motta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil – AP), também pode ser incluído na lista dos defensores de bilionários: na derrubada do reajuste do IOF, ele tinha fechado acordo com o presidente da Câmara para levar o tema à votação dos senadores no mesmo dia.

No que se refere à taxação das bets, empresas de apostas online que sugam boa parte da renda de brasileiros que se iludem com sua promessa de rendimento fácil, um dos maiores aliados do setor no Congresso é o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

A revista Piauí revelou que Nogueira viajou para a Europa em um jatinho particular do empresário piauiense Fernando Oliveira Lima, conhecido como Fernandin OIG, dono de empresas de apostas online, que disponibiliza jogos como o Fortune Tiger — popularmente conhecido como “jogo do tigrinho”.

O empresário é alvo da CPI das Bets, da qual Ciro Nogueira é membro suplente. A comissão foi instalada no Senado no fim de 2024 para apurar irregularidades em casas de apostas e possíveis esquemas de manipulação de resultados em eventos esportivos.

Nogueira se pronunciou em duas sessões da CPI. A primeira, quando seu amigo empresário foi ouvido e, depois, na seguinte.

Na primeira, o senador saiu em defesa de Fernando, dizendo que o conhecia “há muito tempo” e que era um “grande empresário” de seu estado.

De outro lado, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da CPI, falou sobre as dificuldades para intimá-lo a depor. “Temos problemas para encontrá-lo”, disse em sessão recente. Ciro respondeu que se comprometeria a ajudar a localizá-lo, caso fosse convocado formalmente: “Eu me comprometo aqui com a CPI, caso nós decidamos trazer ele de volta e encontrá-lo. É uma pessoa que reside no meu estado”.

Soraya Thronicke pediu que Ciro Nogueira fosse retirado do rol de membros da Comissão. A remoção do senador, de acordo com Soraya, seria para preservar a imparcialidade e a credibilidade dos trabalhos investigativos desta CPI, tendo em vista a proximidade do parlamentar com os investigados pela comissão.

Apesar do pedido de Soraya, Nogueira continua sendo membro da CPI.

Fonte : Blog Bruno Barreto

CONFUSÃO: Manifestantes tentam invadir gabinete de Hugo Motta na Câmara


Manifestantes tentam invadir gabinete de Hugo Motta na Câmara

Foto: Reprodução

Sindicalistas que protestavam contra a reforma administrativa tentaram invadir o gabinete do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta terça-feira (8), em Brasília.

Sob os gritos de “não é reforma, é demolição”, os manifestantes entraram no prédio do Congresso Nacional por meio de um dos estacionamentos e seguiram em caminhada nos corredores da Câmara.

Por causa do protesto, a segurança foi reforçada na sala de Hugo Motta. Os manifestantes também foram impedidos de acessar o plenário.

No momento, Hugo presidia a sessão plenária.

Com Sony Lacerda

TRE-RN derruba todos os vereadores eleitos pelo PSOL em Bento Fernandes por fraude à cota de gênero


Foto: TJRN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) acolheu, nesta terça-feira (08), recurso eleitoral apresentado pelo advogado Yuri Cortez e determinou a anulação dos votos recebidos pelo PSOL no município de Bento Fernandes, no interior do Estado. A decisão, tomada por unanimidade, resultou na cassação dos mandatos dos vereadores eleito pela legenda Deca do Sindicato.

A tese acolhida pelo TRE foi de fraude à cota de gênero — prática conhecida como “candidaturas laranjas”, quando mulheres são registradas apenas para simular o cumprimento do mínimo legal de 30% de candidaturas femininas, mas sem intenção real de concorrer.

Segundo os autos, ficou comprovado que pelo menos duas candidatas do PSOL não realizaram campanha, não tiveram votação compatível com sua participação e sequer comprovaram material de divulgação eleitoral, evidenciando o caráter fictício da candidatura.

Essa fraude compromete não apenas a lisura do pleito, mas também desrespeita a luta histórica por maior participação feminina na política”, afirmou Yuri Cortez durante sua sustentação oral no plenário do TRE-RN.

A decisão segue o entendimento consolidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considera a fraude à cota de gênero como causa suficiente para a nulidade dos votos e cassação de toda a chapa proporcional do partido envolvido.

Com o julgamento, os votos do PSOL foram anulados e o sistema proporcional de distribuição de vagas será refeito, podendo alterar significativamente a composição da Câmara Municipal de Bento Fernandes.

A decisão ainda cabe recurso ao TSE, mas já representa um marco importante na jurisprudência regional sobre o tema e tem efeitos imediatos.

CHELSEA MACHUCA FLU COM LEI DO EX, GOLAÇOS DE JOÃO PEDRO E VAI À FINAL

 


 

Xerém foi o maior inimigo do Fluminense na semifinal do Mundial. Cria da base do clube carioca, João Pedro brilhou em seu segundo jogo pelo Chelsea, comandou a vitória dos ingleses por 2 a 0 e pôs fim ao sonho do Flu de chegar à final.

João Pedro marcou os dois gols do Chelsea. Em ambos os golaços, ele não comemorou e pediu desculpas à torcida do Fluminense presente no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

O atacante virou titular nesta partida. Anunciado durante o Mundial, ele ganhou a vaga após Delap ser suspenso nas quartas de final e desbancou Jackson, que retornou de suspensão após um vermelho recebido contra o Flamengo ainda na fase de grupos.

O Fluminense encerra o Mundial como o melhor brasileiro. Botafogo e Flamengo caíram nas oitavas de final, e o Palmeiras foi eliminado nas quartas justamente para o Chelsea, algoz do Flu hoje.

Classificação e jogos

O Chelsea espera por Real Madrid ou PSG na final do Mundial. Espanhóis e franceses se enfrentam amanhã, às 16h (de Brasília), também no MetLife Stadium.
A final será realizada no mesmo estádio, no domingo. A bola rola às 16h. Como não há disputa pelo terceiro lugar, o Fluminense se despede do Mundial.

Como foi o jogo

O primeiro tempo teve lei do ex, pedido de desculpa e VAR em ação. O Chelsea começou melhor e controlou o ritmo da partida até os 18 minutos. Foi então que João Pedro viu sua estrela brilhar — o ex-Flu abriu o placar e pediu desculpas à torcida do clube carioca. O gol acordou o Fluminense, que vinha em marcha lenta até então. Os comandados de Renato Gaúcho conseguiram criar e só não deixaram tudo igual porque Cucurella salvou chute de Hércules em cima da linha e o VAR ajudou o árbitro a anular um pênalti marcado por toque no braço de Chalobah.

Ninguém deixa de comer queijo com doce para ir brigar!

Aqui na nossa terrinha ,tem umas figuras achando que vai conturbar um grupo que vem sempre vencendo os embates políticos .

Qual é a moral que tem, um sujeito ficha suja e cassado e sem nenhum crédito diante nossa população.

Dizer a um blog que aceita Dinarte Diniz na oposição,já mostra o quanto ele é sem caráter, porque? O próprio Dinarte Diniz ,não que nenhuma aproximação com esse lado político, que é os Cavalcante.

Então, não adianta quererem destruir esse projeto político que vem ganhando as eleições de Carnaubais.”Ninguém deixa de comer queijo com doce para ir brigar”

Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias


Foto: Victor Piemonte/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou o inquérito contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por mais 60 dias.

O despacho, assinado nesta terça-feira (8), atende a um pedido da PF (Polícia Federal).

No documento, o ministro considerou “a necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização de diligências ainda pendentes”. A medida atende pedido da própria PF feito na última semana.

O inquérito tramita no Supremo, onde Eduardo Bolsonaro é investigado por coação no curso do processo, obstrução de investigação e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A abertura do inquérito foi determinada por Alexandre de Moraes em maio. Os investigadores apuraram a atuação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por supostamente provocar autoridades dos Estados Unidos contra o Estado brasileiro.

Eduardo Bolsonaro se licenciou do cargo de deputado federal em março e, atualmente, mora nos EUA.

A investigação foi solicitada pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Ao determinar a abertura do inquérito, Moraes entendeu que a PGR ofereceu elementos suficientes para a instauração da investigação.

CNN Brasil

Relator do novo Código Eleitoral rejeita emenda sobre voto impresso


Senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto do novo Código Eleitoral | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto do novo Código Eleitoral, negou a inclusão de emendas relacionadas ao voto impresso, medida amplamente defendida por bolsonaristas. Segundo o parlamentar, “retomar esse debate é um retrocesso”.

A proposta sobre o novo Código Eleitoral deve ser analisada na quarta-feira (9) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

As emendas que defendem a obrigatoriedade dos votos impressos foram apresentadas pelos senadores Izalci Lucas (PL-DF), Esperidião Amin (PP-SC) e Eduardo Girão (Novo-CE), e foram rejeitadas por Castro, segundo relatório divulgado na noite de segunda-feira (7).

Como justificativa, o relator afirmou que a segurança da urna é reconhecida desde 1996 e que “o Brasil já fez 15 eleições gerais e municipais nesse período e nunca houve qualquer comprovação de fraude do sistema”.

“A Justiça Eleitoral oferece aos partidos políticos, às instituições e à sociedade civil diversas oportunidades de auditoria da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais. Essas possibilidades de auditoria ocorrem antes, durante e depois das eleições, inclusive para o pleito deste ano”, continuou o senador.

Castro declarou ainda que a imposição do voto impresso “representaria enorme dificuldade operacional, com a instalação de impressoras, que são equipamentos altamente suscetíveis a problemas mecânicos, em todas as urnas, além de ampliar, significativamente, o custo das eleições”.

Novo Código Eleitoral

O Projeto de Lei Complementar (PLP 112/2021), que institui o novo Código Eleitoral, já recebeu 373 emendas, das quais 335 foram analisadas.

Marcelo Castro apresentou parecer favorável à proposta, com o acolhimento integral ou parcial de mais de 40 emendas e um texto alternativo ao texto original.

Em abril, durante entrevista à CNN, Castro afirmou que o projeto não representa um “retrocesso” na legislação eleitoral.

“Não é um retrocesso, quando se uniformiza e se coloca regras claras e transparentes, pelo contrário, toda a sociedade ganha […] Todos ganham quando a lei é clara e não dá margem para interpretações variadas”, disse.

CNN Brasil

Pensamento da tarde!

Tudo na política acontece, ou a favor ou contra. Basta o líder político ter pulso firme no seu comando de governo.

Anvisa alerta sobre uso do formol como alisante de cabelos


Foto: Reprodução 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (7), um informe de segurança alertando sobre os riscos à saúde e aos cabelos relacionados ao uso de alisantes capilares, especialmente os que contêm substâncias proibidas, como o formol, ou formaldeído, e o ácido glioxílico. Os produtos irregulares podem causar desde irritações na pele até problemas respiratórios e danos irreversíveis à estrutura capilar.

O documento destaca que, atualmente, o formol é permitido em produtos cosméticos no Brasil apenas como conservante, em concentrações de até 0,2%, e como endurecedor de unhas, até 5%. Seu uso como agente alisante é proibido e representa sérios riscos à saúde.

A Anvisa chama a atenção que “o ácido glioxílico, também proibido para essa finalidade, pode causar severos danos quando aquecido, sendo especialmente perigoso quando combinado com outros procedimentos, como a descoloração dos fios capilares”.

O informe traz orientações detalhadas para consumidores e profissionais de salões de beleza:

consumidores devem verificar se o produto é regularizado junto à Anvisa;

evitar produtos sem rótulo ou com promessas enganosas;

seguir corretamente as instruções de uso;

ficar atento a sinais como coceira, ardência ou dificuldades respiratórias.

Os profissionais devem utilizar apenas produtos regularizados e devem recusar o uso de substâncias proibidas, mesmo que a pedido do cliente. A Anvisa alerta ainda que os profissionais adotem medidas de proteção individual e mantenham os ambientes ventilados.

A Anvisa esclarece também que “a adição de formol a cosméticos é considerada infração sanitária grave e pode configurar crime hediondo, conforme o artigo 273 do Código Penal”.

A agência reforça a importância do monitoramento e da avaliação de produtos cosméticos após a sua comercialização para prevenir riscos e proteger a saúde pública.

Novo Notícias 

SAÚDE - Câncer de ovário: Combinação de remédios mostra eficácia contra a doença, aponta estudo.



A combinação de dois grupos de medicamentos mostraram eficácia contra câncer de ovário. É o que apontam os pesquisadores da Weill Cornell Medicine, nos Estados Unidos, que estão propondo uma nova abordagem que pode representar um avanço no tratamento da doença.


A estratégia conseguiu bloquear o crescimento tumoral e dificultar a resistência das células cancerígenas ao tratamento. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (7), na revista científica Cell Reports Medicine.


No estudo, os cientistas focaram nos circuitos de sinalização que controlam o crescimento celular. Com esse foco, analisaram dezenas de amostras tumorais e identificaram duas vias bioquímicas principais envolvidas na progressão do câncer de ovário.


A primeira delas é a via MAPK, frequentemente associada ao crescimento descontrolado de células em diversos tipos de câncer. Para inibir esse caminho, os pesquisadores testaram o rigosertibe, uma molécula experimental que mostrou capacidade de conter o avanço dos tumores. No entanto, ao ser atacado, o câncer ativou uma via alternativa de sobrevivência: a PI3K/mTOR.


A partir daí, teve início a segunda etapa da pesquisa. Ao associar o rigosertibe a compostos que bloqueiam também a PI3K/mTOR, os pesquisadores conseguiram inibir simultaneamente os dois principais mecanismos de crescimento celular. A combinação mostrou-se mais eficaz do que a quimioterapia tradicional à base de platina.


A pesquisa ainda está em fase pré-clínica, ou seja, com os testes laboratoriais e pré-clínicos sendo realizados com modelos animais. No entanto, os autores do estudo acreditam que a estratégia poderá ser útil não só contra o câncer de ovário, mas também em outros tumores que não apresentam mutações específicas que possam ser alvo de terapias convencionais.


Câncer de ovário é um desafio oncológico


O câncer de ovário segue como um dos tumores mais difíceis de tratar. Isso se deve, em grande parte, ao diagnóstico tardio, já que a doença costuma apresentar sintomas vagos nas fases iniciais. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 7.310 novos casos por ano, tornando o tumor o oitavo mais comum entre as mulheres.


O tratamento padrão envolve cirurgia e quimioterapia, mas muitos casos evoluem com recaídas, e os tumores recorrentes tendem a ser mais agressivos e resistentes.


sbtnews

AGCOM VALE

POLÍTICA - Senado deve votar projeto de lei que autoriza cassinos, bingos, jogo do bicho e corrida de cavalos.



O Senado deve votar nesta terça-feira (8) um projeto de lei que visa autorizar o funcionamento de cassinos, bingos, jogo do bicho e corrida de cavalos em todo território nacional. A proposta, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em junho de 2024, segue dividindo opiniões.


O texto, com relatoria do senador Irajá Abreu (PSD-TO), prevê permissão para instalação de cassinos em polos turísticos ou em complexos de lazer. O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pautou a votação para a sessão, que começa às 14h.


Segundo a Agência Senado, uma emenda do senador Ângelo Coronel (PSD-BA) estabelece que os cassinos deverão funcionar em complexos integrados de lazer ou embarcações destinadas a esse fim. Caso o projeto seja aprovado, haverá o limite de um cassino em cada estado e no Distrito Federal, com exceção de São Paulo, que poderá ter até três cassinos, e de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Pará, que poderão comportar até dois, cada um, em razão do tamanho da população ou do território.


A pauta tem apoio de setores do governo, de partidos do centrão e do ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil). A bancada evangélica demonstra resistência à legalização, um dos obstáculos à aprovação. A exploração de jogos de azar é proibida desde o ano de 1946 no Brasil.


Veja as propostas do projeto


Cassinos


Segundo o texto encaminhado para votação no Senado, a instalação de cassinos em polos turísticos ou em complexos integrados de lazer –como resorts e hotéis de alto padrão com pelo menos 100 quartos – será autorizada. Outros comércios como restaurantes, bares e locais para reuniões e eventos culturais também poderão comportar os cassinos.


No máximo dez embarcações marítimas, em todo o país, e navios fluviais com ao menos 50 quartos deverão seguir os seguintes limites: um cassino em cada rio com extensão entre 1,5 mil e 2,5 mil quilômetros; dois em cada rio com extensão entre 2,5 mil e 3,5 mil quilômetros; e três em cada rio com extensão acima de 3,5 mil quilômetros.


Bingo

Caso o texto seja aprovado, o bingo poderá ser explorado de forma permanente em locais específicos, tanto na categoria de cartela, como nas variedades eletrônicas e de videobingo. Será liberada a existência de uma casa de bingo em cada município. Já em cidades maiores, poderá haver um estabelecimento para cada 150 mil habitantes.


Os municípios e o Distrito Federal serão autorizados a explorar jogos de bingo em estádios com capacidade mínima de 15 mil torcedores, desde que haja uma regularidade. Os locais terão autorização de funcionamento de até 25 anos, renováveis por igual período.


Jogo do bicho

A exploração do jogo do bicho, que deixará de ser considerado uma contravenção, ficará autorizada para uma pessoa jurídica a cada 700 mil habitantes nos estados, incluindo o Distrito Federal. No caso do estado de Roraima, cuja população não atinge esse limite, conforme dados do Censo de 2022, será permitida a instalação de uma operadora do jogo do bicho.


Caça-níqueis

A proposta propõe regulamentações para o aluguel de máquinas de apostas e obriga o registro de todas junto ao poder público. Auditorias periódicas também deverão ser realizadas.


Corridas de cavalo

Apostas em corridas de cavalos terão a licença de ser exploradas por entidades de turfe credenciadas, em conjunto ao Ministério da Agricultura. Essas mesmas entidades poderão também ser autorizadas a promover jogos de bingo e videobingo, desde que seja no mesmo local em que haja a prática do esporte.


sbtnews

AGCOM VALE

A POLÊMICA “CASA DE DRINKS” AGITA ALTO DO RODRIGUES: ENTRE A CURIOSIDADE E A DOR DE CABEÇA



Alto do Rodrigues está em polvorosa! O assunto que domina as rodas de conversa, os grupos de WhatsApp e até as discussões em família é um só: a inauguração da nova "Casa de Drinks", um empreendimento que, para os mais antigos, remete ao bom e velho cabaré. E o burburinho é tanto que a novidade extrapolou as paredes do local, chegando às redes sociais e dividindo opiniões na cidade.


O sucesso da casa é inegável. Vídeos da gerente circulando livremente pelos grupos de WhatsApp mostram a desenvoltura da profissional, que, sem papas na língua, informa os valores dos "produtos" e, claro, das meninas que, segundo ela, "levam alegria e prazer aos clientes". Essa transparência, que para muitos seria um tabu, parece ter sido um dos pontos chave para o sucesso inicial do negócio.

A terminologia "Casa de Drinks" é uma modernização do termo "cabaré", buscando talvez uma imagem mais sofisticada ou menos estigmatizada.


No entanto, a essência parece ter permanecido, e é justamente essa dualidade que gera a polêmica.

Para as mulheres casadas, a chegada do empreendimento virou, para algumas, uma verdadeira dor de cabeça. A preocupação com a fidelidade dos maridos, o receio de que o ambiente se torne um refúgio para desvirtuamento e a inevitável comparação com o passado, onde estabelecimentos do tipo eram vistos com maus olhos, permeiam as conversas.


O anonimato dos grupos de WhatsApp se tornou um palco para desabafos e, por vezes, para trocas de farpas entre as que condenam e as que, curiosas, buscam mais informações.


Por outro lado, uma parcela das mulheres, especialmente nos grupos de WhatsApp, parece encarar a situação com um tom de animação e até mesmo de humor. Os vídeos da gerente, com sua espontaneidade, viraram motivo de piada e de comentários descontraídos. Para essas, a "Casa de Drinks" representa talvez uma quebra na rotina, um assunto novo para debater e, quem sabe, uma forma de entender um pouco mais sobre o universo masculino ou, ao menos, sobre o que agita a cidade.


Fato é que a "Casa de Drinks" se tornou o epicentro das conversas em Alto do Rodrigues. Entre a curiosidade e o moralismo, entre a diversão e a preocupação, o novo empreendimento promete continuar dando o que falar por um bom tempo na pacata cidade. Resta saber qual será o desfecho dessa história e como a população de Alto do Rodrigues irá se adaptar a essa nova realidade.


veja o vídeo ; 

 



 Pagina Aberta News 

QUEM SÃO OS DEPUTADOS DO RN QUE INTEGRAM O “CENTRÃO”, QUE ATUA COMO DEFENSOR DOS RICOS NO CONGRESSO?



O Brasil finalmente está descobrindo os problemas que o “centrão”, grupo de deputados da direita fisiológica, causam atuando como muro de contenção dos interesses da classe dominante.


O debate sobre os impostos colocou os expoentes desse campo político na berlinda como nunca antes foi visto e olhe que eles sempre protagonizam alguns dos piores escândalos sobretudo após a instauração da farra das emendas.


Mas quem da bancada potiguar pode ser classificado como integrante do “centrão”? São três velhos conhecidos da política local.


João Maia


O mais antigo deles na Câmara dos Deputados é João Maia (PP). Ele está no quarto mandato. Foi eleito em 2006, 2010, 2018 e 2022. Em 2014 foi candidato a vice-governador na chapa derrotada de Henrique Alves, então todo poderoso presidente da Câmara.


João é um defensor dos interesses dos banqueiros, inclusive foi relator do projeto que facilita aos bancos a tomada de imóveis em caso de inadimplência de empréstimos.


Ele chegou a dizer que os bancos sempre têm razão.


João é um dos protagonistas da “Operação Via Ápia”, que investigou corrupção no DNIT sob a gestão do sobrinho dele, Gledson Maia.


Robinson Faria


Robinson Faria tem um currículo político ainda mais extenso que o de João Maia. Foi deputado estadual por seis mandatos (1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006) sendo presidente da Assembleia Legislativa por oito anos (2003/11). Ainda fo vice-governador entre 2011 e 2015 e governador entre 2015 e 2019.


É o governador mais impopular do Rio Grande do Norte. A gestão dele é marcada pelo disparo dos índices de violência e atraso de quatro folhas salariais do funcionalismo.


Robinson foi eleito deputado federal em 2022 e vem tendo uma atuação discreta, mas sempre alinhado com as pautas do “centrão”. No mês passado trocou o PL pelo PP, mesmo caminho adotado por João Maia em 2023.


Em 2020 foi denunciado por liderar um esquema de “rachadinhas” na Assembleia Legislativa.


Benes Leocádio


Ex-prefeito de Lajes por quatro mandatos, presidiu a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) em duas oportunidades e está no segundo mandato. Foi eleito em 2018 pelo extinto PTC, depois passou pelo Republicanos e atualmente é do União Brasil.


Faz um mandato discreto e não tem o nome envolvido em escândalos, mas é alinhado com os interesses e pautas do “centrão”.

 

Blog do Barreto 

MPE PEDE CASSAÇÃO DE MANDATO DE PREFEITO ELEITO DE MONTANHAS POR COMPRA DE VOTOS



Ministério Público Eleitoral pediu a cassação dos diplomas do prefeito eleito de Montanhas, Antônio Marcolino Neto, e seu vice, Ronaldo Pereira Ferreira de Farias pela prática de compra de votos durante as eleições de 2024. A ação foi movida pela coligação Povo Unido, Montanhas Forte, composta pelos partidos Republicanos, MDB, PSB, União Brasil e PSD, além do candidato Algacir Antônio de Lima Januário, adversário no pleito.


Segundo a denúncia, Antônio Marcolino Neto ofereceu R$ 500 em espécie à eleitora Antônia Raynara da Silva Costa durante um evento político no dia 7 de setembro de 2024. Em audiência, a testemunha confirmou ter recebido o dinheiro diretamente do candidato em troca de voto. Apesar de a eleitora atualmente ter domicílio eleitoral em Goiás, ela relatou que havia morado em Montanhas, possuía vínculos familiares no município e esteve na cidade no período eleitoral.


Além da compra de votos, a ação também acusava o prefeito e o vice de abuso de poder econômico e político. As denúncias incluíam distribuição de combustíveis para apoiadores durante carreata no dia 15 de setembro de 2024 e o uso das instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) como comitê eleitoral improvisado para confecção de materiais de campanha.


O Ministério Público Eleitoral se manifestou pelo deferimento parcial dos pedidos, considerando procedente apenas a acusação de compra de voto. A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.


98 FM

ALTO DO RODRIGUES: PREFEITA FAZ FESTA EM CIMA DO CRESCIMENTO DE ÓBITOS!



Se a população Altorodriguense parar um minuto e observar, nesses últimos meses o crescimento da quantidade de pessoas idosas ou com comorbidades como hipertensão e diabetes que vieram a óbito teve um grande crescimento na quantidade, quase que diariamente estamos enterrando um Altorodriguense, principalmente as de classe social mais baixa.


Não sei se esse grande crescimento de óbitos entre pessoas idosas ou com comorbidades de famílias de baixa renda está diretamente relacionadas ou não ao fato de que desde o início da gestão da Prefeita Raquel Lemos, ninguém vem recebendo seus medicamentos de alto custo, mas caso não tenha relação, então é uma grande coincidência.


Desde o início dessa desastrosa gestão infelizmente as pessoas de baixa renda que necessitam de remédios de alto custo tem que fazer a opção entre comprar seus remédios ou sua comida, e claro, a maioria opta pela compra da comida, de saciar a sua fome, e assim, não tomam suas medicações de forma correta, agravando os seus quadros de saúde.


Quem votou e ajudou a eleger a Prefeita Raquel Lemos, na maioria, foram as pessoas de baixa renda e moradores da zona rural, onde também a situação de vida não é fácil, acreditando que por ela ser médica, a assistência da saúde pública iria ser prioridade e ter relevantes melhorias, más foi o inverso, no hospital, nas unidades de saúde e na farmácia básica a falta de medicamentos e insumos é constante, sem falar que hoje não se tem dentro do município nenhum médico especializado, como pôr exemplo Ginecologista, Psiquiatra e Pediatra, esses com grande demanda.


Enquanto a Prefeita Raquel Lemos ignora a doença e comorbidades da população, enquanto a Prefeita renega melhorias na saúde pública, vai agora gastar um rôdo de dinheiro público com estruturas e bandas de alto custo, dinheiro mais que suficiente para comprar todos os remédios de alto custo ao menos para 2 meses.


Esse é o ALTO NO TOPO da Prefeita Raquel Lemos, mas graças a Deus 4 anos passam rápidos e a resposta e o troco a população vai dar nas urnas em 2028!

 

Blog do Glênio kiev  

 

STYVENSON EMPLACA NAMORADA EM CARGO NO SENADO E DEPOIS INDICA ELA PARA FUNÇÃO NA PREFEITURA DE NATAL



Quando foi eleito senador, o capitão da Polícia Militar Styvenson Valentim anunciou que os funcionários de seu gabinete seriam indicados por meio de processo seletivo.


O agora tucano Styvenson Valemtim que condenava as indicações políticas e o nepotismo tão reinante na nossa política passou a adotar uma nova postura.


O senador mudou de opinião ao longo dos anos e passou agir como seus pares, sobretudo após a derrota acachapante na eleição para o Governo do Rio Grande do Norte em 2022, quando ficou em terceiro lugar, atrás do inexpressivo ex-vice-governador Fábio Dantas (SD).





Da Rede Sutentabilidade, Styvenson foi para o Podemos, partido lavajatista, e agora está no PSDB, uma tradicional e decadente agremiação política. A mudança partidária evidencia a vulgarização política do senador que em 27 de novembro de 2024 emplacou a namorada Ana Luísa Canário Carlos de Andrade no cargo de assistente parlamentar pleno, cargo da segunda vice-presidência do Senado.


O furo é de Gustavo Braga, do canal SPN (confira vídeo mais abaixo).


O salário é de R$ 16.112,25.




Ana Luísa ficou pouco tempo na função. Em 9 de junho deste ano ela foi nomeada para o cargo de coordenadora de gestão integrada da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Natal com salário de R$ 14.400,00.




Ela agora integra a gestão do prefeito Paulinho Freire (UB), que tem recebido elogios de Styvenson nas redes sociais.




Nota do Blog: SO que o Styvenson de 2018 diria sobre o Styvenson de 2025? O espaço está aberto para responder a essa pergunta e ao contraditório do parlamentar. 

 

CLICK AQUI


Por Blog do Barreto

PF CUMPRE MANDADO NA CÂMARA EM OPERAÇÃO QUE INVESTIGA FRAUDES EM LICITAÇÕES; ALVO É DEPUTADO DO PSB



A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta terça-feira (8), uma operação para investigar uma suspeita de desviar recursos públicos no estado do Ceará por meio de fraudes em processos de licitação.


Um dos mandados de busca e apreensão está sendo cumprido no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), no prédio da Câmara dos Deputados, em Brasília.


Ao todo, o STF (Supremo Tribunal Federal) expediu 15 mandados de busca e aprensão. Eles estão sendo cumpridos em Brasília (DF) e em cinco cidades do Ceará: Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio


Além de Mano, outras cinco pessoas foram alvo da operação da PF nesta terça. A corporação não divulgou nomes.

 

Como funcionava o esquema


Mano é suspeito de integrar um esquema de desvios de emendas destinadas a municípios do Ceará. A investigação teve início a partir da denúncia da prefeitura de Canindé (CE). A suspeita é de que o deputado tenha atuado em conluio com um prefeito eleito de uma cidade próxima, em uma organização criminosa que negociava emendas com gestores públicos em troca de comissão.


A investigação começou na superintendência da PF no Ceará, mas foi remetida ao STF depois que Mano foi mencionado, uma vez que o deputado federal tem prerrogativa de foro na Corte.


Foi determinado o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação ao erário.


As condutas investigadas envolvem os crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fim eleitoral.


*Com informações da CNN

AGU prepara resposta à Justiça dos EUA em nome de Moraes


Foto: Gustavo Moreno/STF

A AGU (Advocacia-Geral da União) prepara uma série de minutas para responder à Justiça dos EUA (Estados Unidos) em nome do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Empresas do grupo do presidente americano Donald Trump pediram, nesta segunda-feira (7), a citação do ministro, indicando um endereço no Brasil para o cumprimento do mandado.

Na ação, o grupo Trump Media e a plataforma Rumble pedem que Moraes seja responsabilizado por supostas censuras que teriam sido cometidas contra companhias e cidadãos norte-americanos.

Em junho, conforme mostrou a CNN, a AGU assumiu o caso. O órgão tem a atribuição institucional de defender autoridades brasileiras dentro e fora do Brasil.

O ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, acionou o escritório da pasta nos EUA para monitorar os processos. Ele também pediu subsídios ao Supremo para embasar as petições.

As peças, no entanto, ainda não serão protocoladas neste primeiro momento. A AGU aguarda a análise e a eventual assinatura do mandado por parte do diretor de secretaria do Tribunal Distrital da Flórida.

Até lá, “nada acontecerá”, conforme um documento da AGU ao qual a CNN teve acesso. A avaliação dos advogados norte-americanos é de que deve haver um pedido de cooperação jurídica internacional.

Segundo o processo de Trump, Moraes teria emitido “ordens de silêncio” que violariam os princípios de liberdade de expressão nos EUA, tornando-as inexequíveis em território norte-americano.

Na avaliação do Supremo e da AGU, entretanto, empresas que operam no Brasil estão sujeitas à legislação nacional, mesmo que suas sedes fiquem no exterior.

Interlocutores do Judiciário brasileiro veem a ação como uma resposta ao avanço do julgamento em que o STF decidiu pela responsabilização das redes sociais por conteúdos indevidos publicados pelos usuários.

CNN Brasil

Boatos!

O empresário Dinarte Diniz disse a redação do blog,que não tem nenhuma possibilidade de aproximação com os Cavalcante e ponto final.

Também confirmou que não tem problema nenhum com a gestão de Gleidson Benevides,está tendo muitas conversações com o grupo governista.

Finalizou dizendo,que tem muita gente querendo fazer confusão com o meu nome.

Justiça dos EUA intima Moraes em ação por censura promovida pela Trump Media e Rumble


Foto: Reprodução

A Justiça dos Estados Unidos intimou, nesta segunda-feira (7), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a responder a uma ação movida pelas empresas Trump Media — que pertence ao presidente norte-americano, Donald Trump — e pela plataforma de vídeos Rumble.

As companhias acusam Moraes de praticar censura ao determinar a suspensão de contas em redes sociais, e pedem que suas decisões não tenham validade no território americano.

Segundo a intimação, Moraes tem 21 dias para apresentar uma resposta formal ou fazer uma moção contestando o processo. Caso não se manifeste, o tribunal pode emitir uma decisão à revelia, acolhendo automaticamente os pedidos das empresas.

Na petição, as empresas argumentam que o ministro brasileiro violou a 1ª Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão. Alegam que suas decisões impedem a visualização, em solo americano, de conteúdo político legítimo produzido por usuários suspensos no Brasil — entre eles, o jornalista Allan dos Santos, ligado à extrema-direita brasileira.

As autoras pedem que a Justiça norte-americana declare as ordens de Moraes inexequíveis nos Estados Unidos, afirmando que a atuação do ministro compromete direitos constitucionais protegidos no país.

O caso Rumble

O embate jurídico entre Moraes e a plataforma Rumble se intensificou após a suspensão da rede no Brasil, determinada em fevereiro deste ano. O STF exigiu que a empresa bloqueasse perfis de Allan dos Santos, cessasse repasses financeiros a ele e apresentasse um representante legal com poderes no país, o que não foi cumprido, segundo a Corte.

Após descumprir a ordem judicial, o Rumble teve sua operação interrompida temporariamente no Brasil. A plataforma alegou que seus advogados não tinham autoridade legal para responder como representantes no país e, posteriormente, renunciaram ao mandato.

Diante disso, a empresa acionou a Justiça americana, classificando as exigências do STF como censura e pedindo proteção jurídica com base nas leis dos EUA.

InfoMoney

Aniversariante do dia!

Hoje que está de parabéns é o nosso primo Isnai Mendonça, que este dia seja repleto de paz de felicidade,para você e sua família.

segunda-feira, julho 7

Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para 85 cidades do RN


Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de acumulado de chuvas para 85 municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Natal. O aviso é válido até as 10h desta terça-feira 8.

Segundo o órgão, o alerta é de cor amarela, que representa “perigo potencial” — o nível mais baixo na escala de severidade do Inmet. Acima dele estão os níveis laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

De acordo com o Inmet, esse tipo de alerta considera apenas o volume das chuvas, diferentemente do aviso de chuvas intensas, que leva em conta também descargas elétricas e ventanias — o que não está previsto neste caso.

Ainda conforme o órgão, o risco é considerado baixo para alagamentos e pequenos deslizamentos, nas cidades que apresentam áreas com essa possibilidade.

O Inmet recomenda:

  1. evitar enfrentar o mau tempo;
  2. observar alterações em encostas;
  3. evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.

Em caso de necessidade, os contatos indicados são a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Cidades incluídas no alerta:

Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Arês, Baía Formosa, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama, Carnaubais, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Espírito Santo, Extremoz, Fernando Pedroza, Galinhos, Goianinha, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Jandaíra, Januário Cicco, Jardim de Angicos, João Câmara, Jundiá, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parazinho, Parnamirim, Passagem, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Poço Branco, Porto do Mangue, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Matos, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra Caiada, Serra do Mel, Serrinha, Sítio Novo, Taipu, Tangará, Tibau, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor.

AgoraRN

Pensamento da tarde!

Não se chateie com quem lhe fala à verdade, e sim com quem só vive lhe bajulando.

Ala do PT denuncia compra de votos em eleição interna do partido no Rio de Janeiro


Foto: Anderson Barbosa/PE

Realizado com cédulas de papel, o Processo de Eleição Direta (PED) do PT, ocorrido neste domingo (6), foi marcado por denúncias de compra de votos feitas por integrantes da corrente interna ‘Articulação de Esquerda’.

“Tenho certeza que houve compra de votos e uso do poder econômico no PED do Rio de Janeiro”, afirmou à CNN o secretário de formação do PT fluminense, Olavo Brandão Carneiro.

Ligado ao grupo mais à esquerda do partido, Brandão declarou que encaminhará as denúncias ao diretório nacional. Ele apontou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, como responsável por uma mobilização “atípica” na cidade.

Vídeos e prints de conversas entre militantes, enviados à CNN, são citados como supostas provas do uso da máquina pública em Maricá para levar eleitores às urnas.

Diego Zeidan, secretário de Habitação da capital e filho de Quaquá, é o favorito para assumir a presidência do diretório estadual do PT no Rio de Janeiro.

Procurado pela CNN, Quaquá rebateu as acusações: “Isso é choro de quem não tem trabalho político”.

O PED também foi alvo de controvérsia em Minas Gerais. A deputada federal Dandara foi retirada da disputa por estar inadimplente com as contribuições partidárias obrigatórias. A judicialização da eleição mineira atrasou a contagem nacional dos votos e pode adiar o anúncio do novo presidente do PT.

CNN Brasil

Unidade móvel do Sesc Saúde Mulher chega em Carnaubais



Em parceria com a Prefeitura de Carnaubais/Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço Social do Comércio (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, chega oferecendo preventivos e mamografias gratuitas às mulheres do município.

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher já está na praça sendo prepara para o atendimento a população. A Cosern já disponibilizou a energia para funcionamento da carreta/consultório.


A instalação oficial da unidade acontece no dia 9 de julho [quarta-feira], às 18h30m. Os atendimentos serão iniciados as 8h00m do dia seguinte [quinta-feira, 10].






Toni Martins