sexta-feira, outubro 31

TERMINOU O ACORDÃO DE HENRIQUE PRA COMEÇAR O DE ROBINSON FARIA



Henrique passou uma campanha inteira negando um acordão denunciado por Robinson Faria, agora os papéis se inverteram.
 A derrota de Henrique  tira do governador eleito um discurso limpo que usou em nome da liberdade do povo e da soberania de uma escolha consciente do seu nome para governador.
 O discurso da governabilidade obriga o vencedor a fazer o que não fez, vai começar um acordão de gabinete pra fazer a maioria da assembléia, vai formar uma equipe aproveitando as capacidades inseridas nos diversos partidos políticos, sua base de sustentação politica foi bastante débil.
 O movimento popular que entrou na onda do novo pregado por Robinson Faria, vai ficar chupando o dedo com a prática envelhecida de montar estruturas convenientes ao exercício do poder. 
Os mecanismos que serão usados por Robinson Faria, não tenhamos dúvidas, vão ser do tipo toma lá da cá.
 Moral da história vai acontecer verdadeiros cambalachos no florescer do governo que vai administrar o estado com um discurso diferente do pregado na praça pública. 
Anotem o que escrevo e tire suas conclusões brevemente, isentos de paixão e sem raiva por ter sido levado também na conversa.

A HORA DE DEVOLVER O TROCO CHEGOU



Um leitor do blog ligado na efervescência do vapor politico ainda reinante em Assú, revelou que chegou a hora de Ivan Júnior devolver o troco ao deputado George Soares pelo o forçamento de barra pra que ele não permanecesse no bloco politico de Ivan Henrique Alves. 
Após a vitória de Robinson no primeiro turmo dando um salto de qualidade (antes no escuro) rumo a candidatura vitoriosa do governador eleito com o capital politico do prefeito da cidade dos poetas, dando uma expressiva votação ao vencedor, o gestor ganhou prestigio a nível estadual. 
Segundo o relato do leitor que é um Ivanzista de carteirinha, o alcáide, já impingiu duas acachapantes derrotas no deputado do Vale, fulcrado nestes resultados, tem gabarito suficiente pra impedir a chegada do parlamentar junto o governo Robinson Faria.
O informante do blog disse que George Soares fala mal de Ivan Júnior se espelhando nas suas próprias atitudes adesistas. 
Lembrou que o deputado do PR aderiu ao governo Rosalba nos primeiros meses de governo e que não chegará na primeira fornalha que o governador precisa pra fazer maioria na assembléia porque Ivan Júnior vai botar uma pedra no meio bloqueando sua passagem. 


Futuro vereador prevê derrotas de Carlos Eduardo em 2016 e Gari e Agripino em 2018


Joanilson sobre vitória de Robinson: “O povo manifestou seu desejo de mudança”


Joanilson-de-Paula-Rego-WR--(2)
O professor Joanilson de Paula Rego, presidente do PSDC e futuro vereador de Natal, disse hoje que “os famosos caciques políticos parecem estar com os dias contados” no Rio Grande do Norte. Ele assumirá o cargo de vereador a partir de fevereiro do próximo ano para um mandato de dois anos, em substituição ao vereador Jacó Jácome (PMN), que foi eleito deputado estadual nessas eleições.
“O povo manifestou-se no seu desejo de mudança. E se não foi uma mudança profunda, baseada em programas partidários e bandeiras mais coletivas, foi um mudança com pessoas muito dignas, como é o caso desta chapa vitoriosa, Robinson Faria e Fábio Dantas, que trouxeram para o Rio Grande do Norte uma verdade, ou seja, os famosos caciques políticos parecem estar com os dias contados”, analisou Joanilson, em entrevista à FM 94.
Ele ressaltou “a vitória de Robinson e de Fábio Dantas, dois homens não tão grandes, mas que venceram um sistema que tinha o senador Agripino, o senador Garibaldi, a ex-governadora Wilma, vários deputados federais, que fez seis deputados federais e que fez a maioria dos deputados estaduais”.
Ainda segundo Joanilson de Paula Rego, a “mudança na paisagem humana dos políticos do RN” será completamente efetivada com uma vitória na sucessão municipal de 2016, sendo a mais importante colégio eleitoral a ser conquistado a Prefeitura da capital do Estado, atualmente ocupada pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). “Vamos ter eleição para prefeito daqui há dois anos e de dois senadores para poder completarmos essa mudança na paisagem humana dos políticos do Rio Grande do Norte. Isso será muito salutar digo eu”, frisou.
A derrota de Carlos Eduardo em 2016 e de Garibaldi e Agripino em 2018, na visão de Joanilson, seria a continuidade das transformações políticas iniciadas no Rio Grande do Norte pelas eleições de Robinson Faria para o governo e Fátima Bezerra para o Senado nas eleições de 2014. De uma só vez, Robinson e Fátima derrotaram os últimos governadores vivos do Estado, sobretudo Agripino e Garibaldi, que não disputaram a eleição, mas cujos candidatos perderam para o governo e para o Senado, sendo eles Henrique e Wilma, respectivamente.
O discurso contra os caciques políticos do RN, segundo Joanilson, foi encampado pelo eleitorado potiguar, que entendeu serem os caciques responsáveis pela situação de dificuldades por que passa o RN, um dos estados mais atrasados do país, ao lado de federações como o Maranhão e o Piauí. “A derrota do deputado Henrique significa que já houve uma mudança no que diz respeito às grandes oligarquias, as dinastias”, finalizou Joanilson.
Fonte: Jornal de Hoje

GOVERNO MAIS DESENVOLVIMENTO INICIA PAGAMENTO DA FOLHA DE OUTUBRO




Informações provindas do setor financeiro do governo "Mais Desenvolvimento" gestão Júnior Benevides no exercicio interino do poder, inicia hoje (31) o pagamento dos servidores do mês de outubro das seguintes secretarias:

Administração, Finanças, Gabinete e Semthas.
 Os servidores devem procurar suas agências pagadoras: CEF, Casas Lotéricas ou Banco do Brasil para receber seus proventos.

OPINIÃO

ÉTICA E COERÊNCIA É UMA PRÁTICA

Não precisamos conversar nem me alongar em argumentos para provar o óbvio do que praticamos no exercício do trabalho que realizamos.
Tenho uma linhagem retilínea de ação em defesa dos projetos que defendo ou das figuras que merecem minha simpatia, atenção, respeito e compromisso no dever da obrigação assumida.
 Não faço como determinado blogueiro da cidade que fica acendendo uma vela pra Deus e outra pra o Diabo. Sempre fui assim e permanecerei dentro deste diapasão, não faço dubiedade de pensamentos nem imaginação, meu perfil é um só ou estou dentro ou fico de fora, nunca fazendo as duas coisas ao mesmo tempo pra angariar favores e barganhas vantajosas. 
Preciso ganhar dinheiro para manter minha sobrevivência com dignidade, jamais vou deixar o dinheiro chegar as minhas mãos por caminhos reprováveis e escusos, ética e coerência é uma prática dos profissionais de bem.
Não costumo quebrar compromissos, nem me deixo acomodar por vicissitudes das idiossincrasias comportamentais de ninguém, obrigado a conviver com o que não acho correto.

Sec. de Obras e Urbanismo prepara os cemitérios para o dia de finados

Cumprindo a tradição cristã, um grande número de carnaubaenses visitarão os 4 campos santos administrados  pelo poder público municipal. Ainda registra-se mais dois cemitérios clandestinos: Um no Carnaubal e outro na Tabatinga. 
A Secretaria de Obras e Urbanismo,  do governo Mais Desenvolvimento, que tem a frente o ex-vereador Marcos Cavalcante. Tomou todas as providências no campo da limpeza dos cemitérios, garantindo o ritual de visitas no próximo domingo (2), dia de finados.
Fonte: LuizinhoCavalcante

QUANDO O NAMORO AVANÇA FINDA EM CASAMENTO


Contra fatos não existem argumentos, explicativas muitas vezes caem no vazio, no entendimento comum dos acontecimentos só existe uma justificativa: quando não se quer não tem conversa, não existe diálogo nem aproximação.
 Todos viram o que aconteceu no processo eleitoral com a eleição estadual, grupos desafetos se obrigaram a migrar para o mesmo plano de luta. 
O que era mais dificil, tornou-se fácil, principalmente no segundo turno: PSB< PMDB e PR todos no mesmo palanque, sem se falar numa série de encontros e entendimentos via Junior Benevides prefeito em exercício.
 A verdade é uma só, se este namoro avançar finda em casamento, independente do gosto total das familiais, pra que isso não aconteça alguém vai ter que recuar do que já procedeu.

VEREADOR DO PCdoB PODE SER ALVO DE UMA ILAÇÃO INSINUOSA DO BLOGUEIRO TONI MARTINS



O vereador Thiago Cavalcante apesar de ser do PCdoB partido do vice governador Fábio Dantas e ter apoiado declaradamente George Câmara candidato a deputado da sigla comunista, teve seu nome citado de forma insinuosa cuja ilação feita pelo blogueiro Tony Martins merece uma justificativa mais plausível para não colocar o vereador como um politico traíra.
 Até que se prove contrário o vereador Thiago Cavalcante apoiou no primeiro turno o candidato Henrique Alves que teve a sustentação politica do grupo liderado por seu tio Luizinho, exemplo que acreditamos ter seguido no segundo turno. 
Todavia, a insinuação de que o vereador é um legitimo representante do governo Robinson Faria por estar no PCdoB não calha bem no momento, com relação ao vereador Keide Soares a informação procede, apoiou nos dois turnos e pertence ao PSD.
Com a palavra o vereador Thiago.

COMEÇOU A TEMPORADA DE DERROTAS

CARLOS CHAGAS
Em quatro dias de comemorações pela reeleição, quantas derrotas sofreu a presidente Dilma? Não vai haver plebiscito a respeito da reforma política, como ela propôs. Talvez nem reforma política, ao menos pelo atual Congresso. Com o futuro será pior, dado o aumento numérico e potencial dos que a ela se opõem. Enquanto isso a Câmara derrotou o projeto dos conselhos populares, enquanto as bancadas do PMDB, atuais e futuras, trabalham para fazer de Eduardo Cunha o novo presidente da casa. Ele e Dilma são mais do que antagonistas, pois inimigos.
Vai ficando claro o preço da diminuta vantagem eleitoral que a presidente alcançou sobre Aécio Neves. No Senado, Renan Calheiros liderou a rejeição ao plebiscito e o candidato derrotado à vice-presidência da República, Aloísio Nunes Ferreira, demonstrou que a luta contra o governo será sem quartel. A contundência de seu pronunciamento contra a presidente evidencia o que acontecerá na próxima Legislatura, com o PSDB reforçado.
Em suma, Dilma prometeu mudanças no segundo mandato, que começam contra ela. No palácio do Planalto imagina-se a réplica começando com a composição do novo governo, em novembro. Não é o caso de a presidente não deixar pedra sobre pedra no ministério atual, mas passa perto. Poucos ministros continuarão, ainda que se admita a mesma distribuição fisiológica de algumas pastas pelos partidos de aluguel que integram a base oficial.
Quanto ao PMDB, parece difícil vingar a proposta do vice-presidente Michel Temer em favor de o novo presidente da Câmara ser do PT. Seria um artifício para evitar a eleição de Eduardo Cunha, só que as oposições mostram-se dispostas a apoiá-lo, se for para infringir mais uma derrota a Dilma.
Em suma, o período posterior à eleição presidencial começa mal para o governo. Ignora-se a postura do ex-presidente Lula.Se ficar recolhido em São Paulo, estará alforriando o novo período da sucessora, deixando-a livre, mas as consequências da independência ainda surgem nebulosas.
Diário do Poder





EX-PREFEITO É TAXADO DE LINGUA DE ALUGUEL POR QUERER TRIPUDIAR ADVERSÁRIOS DE IVAN JÚNIOR



O ex-prefeito de Assú Zé Maria conhecido nos bastidores da politica regional como um polemizador, estando sempre em evidência na cena politica, sem levar em conta sua situação inelegível, está sempre ocupando espaços na mídia radiofônica na cidade dos poetas. 
Zé Maria que ocupou recentemente os microfones da rádio "Princesa do Vale" em seus comentários tripudiou adversários do prefeito Ivan Junior e outros dissidentes do seu apoio a Robinson Faria, razão que levou alguns desafetos do gestor municipal taxar o interlocutor de "lingua de aluguel", numa alusão direta ao ex-prefeito, sendo visto como garoto de recado do prefeito da cidade.
Esta chacota com Zé Maria, ouvimos ontem na sala dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, estando o falatório sendo comentado a boca miúda numa espécie de malhação ao amigo Zebrinha.

SUPLENTES DE VEREADORES AGUARDAM INSTALAÇÃO DE CPI PARA PUNIR VEREADORES FALTOSOS NA CÃMARA MUNICIPAL DE ASSÚ

     

A câmara municipal de Assú poderá ter uma CPI instalada abrindo processo de sindicância para punir a falta de frequência no legislativo municipal dos vereadores. 
Os suplentes de vereadores Sônia da Pesca juntamente com Flávio Cruz da Fonseca, o popular "PIPA" que já provocaram a promotoria pública em relação ao assunto, aguarda que a mesa diretora tome a iniciativa de proceder o trâmite legal, instalando a CPI para punir os faltosos através de sindicância processual. 
Estão na berlinda como gaseadores das atividades legislativas os seguintes vereadores: Arnóbio Júnior, João Brito, Leosvaldo Paiva, Elisângela Albano e outros com menor participação do exercício representativo popular.

Disson poderá perder a vaga para Major Fernandes
Se os votos do deputado eleito Disson Lisboa(PSD) forem anulado por causa de sua condenação junto a um colegiado do Tribunal de Justiça, o 1º suplente de deputado na coligação de Robinson Faria, o Major Fernandes assumirá a como titular.

Segundo o advogado Paulo de Tarso Fernandes, especialista em Direito Eleitoral, se mantida a condenação a Disson Lisboa, seus 26.618 votos permanecem na coligação. Nessa hipótese, assume a vaga de deputado estadual André Luís Fernandes da Fonseca. O major Fernandes que obteve 25.006 votos. “A legislação entende que o candidato concorreu com o registro deferido, por isso, os votos permanecem na coligação”, explicou Paulo de Tarso.

Postado por Assis Silva

TSE determina retorno de deputado estadual Dibson Nasser ao cargo

dibson posse
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, na sessão desta noite (30), liminar para o imediato retorno de Dibson Nasser, eleito em 2010, ao cargo de deputado estadual no Rio Grande do Norte. A liminar vigora até o julgamento de recurso especial pela Corte.
Relator da ação cautelar apresentada por Dibson Bezerra, o ministro João Otávio de Noronha deferiu a liminar, por considerar que o candidato deve permanecer no cargo até que o TSE aprecie o recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) contra o parlamentar. Por essa razão, o ministro suspendeu os efeitos do acórdão do Tribunal Regional.
Na ação contra Dibson, um de seus correligionários foi acusado de supostamente conceder benefícios previdenciários no município de Areia Branca (RN), com a finalidade de obter votos para o candidato. Os ministros acompanharam o voto do relator por unanimidade.
Fonte: Robson Pires

quinta-feira, outubro 30


Pagamento de 91% dos servidores estaduais será creditado nesta sexta-feira (31)‏


As Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) informam que o calendário de pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de outubro será da seguinte forma:
Nesta sexta-feira (31), ao meio dia, será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), bem como todos os servidores do DETRAN, IDEMA, DEI, JUCERN e IPEM, independente do valor do salário, que representam um total de 60.055 servidores;
Também na sexta-feira vão receber os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 2 mil líquidos – que somam 33.409 servidores;
No dia 10 de novembro, segunda-feira, ao meio dia, serão creditados os salários dos servidores ativos e inativos que recebem acima de R$ 2 mil líquidos – 9.377 servidores, que representam 9% do total.
93.464 servidores receberão o pagamento dentro do mês, o que equivale a 91% da folha do Estado.

heitor.gregorio@hotmail.com

IVAN JÚNIOR EM ALTA NO GOVERNO DE ROBINSON FARIA



Depois de almoçar ontem com o governador eleito Robinson Faria, o gestor da cidade dos poetas que vestiu a camisa verde para ganhar tempo com Henrique Alves, tem o aval do deputado federal Fábio Faria para fazer duas indicações no governo que Ivan Júnior deu quase 10 mil votos no segundo turno de maioria.
 Apesar do sigilo, o blog fura o bloqueio das informações e adianta dois nomes que poderão fazer parte do 1º escalão governamental: o tio do prefeito presidente estadual do conselho de contabilidade, João Gregório Júnior será um dos nomes aproveitado na área administrativa financeira e o marqueteiro responsável pela campanha exitosa do governador João Maria Medeiros está sendo visto para pasta de comunicação.

Julgamento de acusados de assassinar estudante em 2009 é reaprazado para 19 de novembro

A sessão do Tribunal do Júri referente ao assassinato da adolescente Maria Luíza Fernandes Bezerra, ocorrido em abril de 2009, marcada para começar às 8h desta quinta-feira (30), foi reaprazada para o dia 19 de novembro. O advogado Marcus Alânio Martins Vaz renunciou à defesa do réu Tiago Felipe Rodrigues Pereira. Este terá dez dias para indicar novo profissional do Direito para cuidar da causa ou será nomeado defensor público para tal fim. O julgamento irá ocorrer no Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro Lagoa Nova. O Júri está sob a responsabilidade da juíza Eliana Alves Marinho, titular da 1ª Vara Criminal de Natal. O outro réu do caso é Kleisson de Souza Freitas da Silva, 32.
Existe um pedido formulado pela defesa de Tiago Felipe para o desaforamento do processo daquela vara, o que será analisado em Segunda Instância na Justiça Estadual. Caso, o pleito seja deferido, a data do julgamento poderá ser alterada e marcado outro dia para a realização da sessão do júri. “O pedido feito pela defesa do réu para que seja deslocado o julgamento da Comarca de Natal para outra Comarca”, reforçou a juíza Eliana Marinho. O crime chocou a capital. Maria Luíza tinha 15 anos e seu corpo foi encontrado seis dias após seu desaparecimento. As acusações envolvem motivo torpe, asfixia e emboscada, além de roubo e ocultação de cadáver. A família deixou de ter informações sobre a garota na noite de 21 de abril de 2009, quando ela foi vista pela última vez no bairro Bom Pastor, região Oeste de Natal.
Robson Pires
Adendo: A vítima Maria Luiza é filha de Rosilene nossa conterrânea e neta de Enok e Luiza, nossos amigos.

OUTUBRO ROSA TEVE ENCERRAMENTO DA SUA CAMPANHA EM CARNAUBAIS FESTEJADA POR AUTORIDADES, PROFISIONAIS DA SAÚDE E POPULAÇÃO
















































































A secretaria municipal de saúde que o longo do mês de outubro realizou várias palestras de concientização nas UBS de Entrocamento e Arenosa, visando prevenir o câncer de mama, encerrou hoje a campanha alusiva ao "Outubro Rosa" promovendo uma caminhada cívica pelas principais ruas da cidade. 
O gestor municipal Júnior Benevides, presidente do legislativo Norma Oliveira, secretária de saúde Sônia Nóbrega, coordenadores, médicos, enfermeiros, diretor de hospital, educadores, alunos e outras lideranças do município, fizeram um passeio público, festejando o encerramento das atividades desenvolvidas. 
O evento foi bastante prestigiado pela população.

AQUELE ABRAÇO



Ontem tomamos a iniciativa de ligar para o desportista amigo Ludemário Gomes, figura que conheci nos bons tempos da minha juventude na cidade de Currais Novos quando estudei no Ginásio Agrícola, jogamos futebol juntos na seleção Currais-novense e viemos nos reencontrar muitos anos depois na amada terra do verdes Carnaubais. 
Ludemário que prestou relevantes serviços na área esportiva do nosso município, reincidiu seu contrato com a municipalidade e retornou a região seridó berço do seu nascimento.
 Ludemário, esposa e filha, residem na cidade de São Vicente, ficando distante apenas 16 minutos de estrada em direção a Currais Novos, cidade que mora seu pai "Luiz Gomes" um cidadão em idade octogenária precisando um pouco mais da assistência do filho(s).
 Para Ludemário aquele abraço de todos que reconhecem o brilhante trabalho realizado em prol da nossa juventude.

Criação de loteria pelos estados brasileiros é barrada pelo STF

STFA proposta de abertura de uma loteria estadual anunciada esta semana pelo governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), que promete arrecadar recursos para o setor de assistência social e a defesa dos direitos da infância e adolescência, esbarra numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considera o serviço de loteria uma atribuição exclusiva da União. Os ministros do Supremo já haviam derrubado um projeto semelhante criado por deputados potiguares. A medida, o projeto de lei estadual 8.118 de 2002, instituiu à época a loteria potiguar.
A medida foi rejeitada pelo Governo do Estado, mas o veto foi derrubado pelos deputados estaduais e o processo acabou nas mãos dos ministros do Supremo, que avaliaram como inconstitucional a medida.
A loteria foi anunciada na última segunda-feira por Robinson Faria como um projeto de arrecadação de recursos para a área social. O alvo seria investir no Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A proposta deve seguir os mesmos parâmetros do projeto de lei de 2002. A legislação, inclusive, passou pelo crivo do próprio Robinson Faria, que era à época presidente da Casa.
Novo Jornal

ALTO DO RODRIGUES - Audiência Pública sobre o Plano Diretor Participativo acontece nesta quinta


A partir das 08h, na sede do Poder Legislativo, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, realizará mais uma Audiência Pública sobre o Plano Diretor Participativo. Na próxima semana, O PDP será enviado para a apreciação da Câmara Municipal. A participação popular é de suma importância para poder opinar e saber o que está sendo planejado para o município.

CONFIRA TABELA DE PAGAMENTOS DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE ASSU INICIADA HOJE

PMA novo calendario pagemento 2014

OPINIÃO

Não existe mágica nem malabarismo exitoso que faça um individuo tirar leite de pedra, muito menos uma semente apodrecida germinar.
 Para se falar bem de alguém qualquer formador de opinião necessita ter credibilidade perante a sociedade que convive, falar mal requer o fundamento lógico do equilíbrio nas informações para se ter o respeito e atenção do leitor.
 Estamos presenciando cotidianamente o destempero verbal, o ataque indevido, inconsequente, irresponsável, raivoso e maculador da imagem do gestor municipal por um determinado blogueiro em defesa de uma postulação que foi em tempo bem recente chamado pelo o mesmo de câncer social.
 A liberdade de expressão é abrangente, complexa em sua dimensão, responsável em seus fundamentos, exigindo de todos nós comportamentos compatíveis com o que  praticamos no contexto que convivemos.
 Não se pode exigir dos outros aquilo que não somos capazes de fazer, não se deve colocar alguém num tribunal de julgamento quando temos profunda culpa no cartório, quem tem telhado de vidro não pode atirar pedras na vidraça de ninguém.
 Quem com o ferro fere com ele será ferido, na condição de cidadão, de aliado defensor do projeto politico que estamos inseridos no plano municipal, pedimos ao desafeto do prefeito Júnior Benevides, em nome dos cidadãos honestos, dignos de respeito do seu sistema de apoio, que seu desafeto comunicador se oriente melhor nos ataques dirigidos. 
Quem muita pedra joga, uma pode lhe cair na cabeça, um dossiê completo da sua trajetória de vida começa a ser produzido, seus hábitos, comportamentos, deslizes funcionais, poderão vir a público e nada do que seja levado ao conhecimento da sociedade eleva seu pseudo perfil moralista. Pense nisso conterrâneo!
MALANDRAGEM: KASSAB CRIA O PL PARA SERVIR AO PT
DE OLHO EM SER MINISTRO, GILBERTO KASSAB VAI CRIAR O PL PARA SERVIR AO PT

Gilberto Kassab (foto) disputará vaga no Senado; Henrique Meirelles recusou o convite de Paulo Skaf(Foto: Nilton Fukuda/AE)
Gilberto Kassab (foto) tenta manobra marota: criar partido para abrigar “novos governistas”. Foto: Nilton Fukuda/AE
Tentando se credenciar ao cargo de ministro das Cidades, o presidente do PSD, Gilberto Kassab (SP), articula a criação do Partido Liberal (PL) já no começo de 2015. Trata-se de uma manobra malandra para abrir brecha à filiação de deputados federais insatisfeitos nos atuais partidos, e loucos para aderir ao governo, sem o risco de perder mandatos. Após fundar o PL, Kassab vai fundi-lo ao PSD, que encolheu nas eleições.
Amigos de Kassab avaliam que o Partido Liberal não vai se manter vivo por mais de um mês, tempo suficiente para ser diluído no PSD.
Diferentemente do PSD, que começou como a terceira maior bancada, o Partido Liberal deve receber a filiação de apenas uns dez deputados.
Fundador do esquema do petrolão, o PP ainda tem expectativa de desbancar Gilberto Kassab para se manter no Ministério das Cidades.
Sumido desde que seu partido foi envolvido no Petrolão, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, reapareceu após a reeleição de Dilma.

Renan prevê queda do decreto de Dilma também no Senado

Foto: Marcos Oliveira
O  presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta quarta-feira (29) que o Senado deve confirmar a decisão da Câmara de derrubar o decreto da presidente Dilma Rousseff que criou a Política Nacional de Participação Social (Decreto 8.243/2014). O Projeto de Decreto Legislativo que susta o decreto (PDC 1.491/2014), do deputado Mendonça Filho (PE), foi aprovado pela Câmara na terça-feira (28).

— Já havia um quadro de insatisfação com relação a essa matéria. O decreto ser derrubado na Câmara não surpreendeu, da mesma forma que não surpreenderá se for, e será, derrubado no Senado — afirmou Renan.
O decreto, editado no fim de maio, consolida a participação social como método de governo e fortalece instâncias como os conselhos e as conferências. Para grande parte dos parlamentares, inclusive de partidos da base do governo, a iniciativa usurpa atribuições do Legislativo. Tanto Renan quanto o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, já se posicionaram contra a edição do texto pelo Planalto.
Para Renan, o decreto sempre foi polêmico e a derrubada pela Câmara nada tem a ver com o resultado das eleições.
— Essa dificuldade já estava posta antes das eleições, apenas se repete. Essa questão da criação de conselhos é conflituosa, não prospera consensualmente no Parlamento e deverá cair.
Renan não informou data para a votação da matéria. O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes (SP), disse que o pedido de urgência para a tramitação está pronto, esperando a chegada do texto da Câmara.

Presidência

Sobre a eleição para a presidência do Senado, Renan afirmou que o assunto será tratado no próximo ano. Ele negou que seu nome já esteja posto pelo PMDB.
— Não é hora de falar sobre eleições no Senado. O PMDB conquistou nas urnas o direito de indicar o presidente do Senado e em janeiro, quando a nova bancada chegar, o PMDB vai se reunir e indicar o novo presidente.
Fonte: Jornal de Fato