terça-feira, maio 20

MPRN RECOMENDA QUE DER RETIRE DE CIRCULAÇÃO VEÍCULOS INACESSÍVEIS NO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL



Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN) a fiscalização e a adoção de medidas para retirar de circulação veículos inacessíveis e com vida útil excedida no sistema de transporte público intermunicipal do Estado. Na recomendação, a 9ª Promotoria de Justiça de Natal aponta que foram constatados veículos com vida útil superior a 18 anos e dificuldades na adaptação de chassis para a instalação de plataformas elevatórias, essenciais para a acessibilidade de usuários com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Além disso, dos 503 ônibus que compõem a frota das empresas de transporte intermunicipal, apenas 327 possuem plataforma elevatória.


Diante dessas constatações, e considerando a legislação vigente que estabelece a obrigatoriedade de acessibilidade e o limite de idade dos veículos, o MPRN recomenda ao DER/RN que realize a fiscalização dos veículos em operação, adote medidas para retirar de circulação e/ou apreender os veículos inacessíveis ou com vida útil excedida, e considere a aplicação de sanções administrativas, como o processo de caducidade, às empresas que descumprirem as normas.


A recomendação também orienta que o DER/RN somente permita o cadastramento de ônibus e a renovação de concessões ou permissões para empresas que utilizem veículos devidamente acessíveis e dentro do limite de vida útil estabelecido por Decreto Estadual.


O MPRN estabeleceu o prazo de 30 dias para que o DER/RN apresente a documentação comprobatória das medidas adotadas em cumprimento à recomendação, alertando que o não acatamento poderá ensejar a utilização das medidas legais cabíveis para assegurar sua implementação.


Clique aqui para ler a recomendação na íntegra.

FIFA EXCLUI CBF DO CONSELHO DA ENTIDADE APÓS QUEDA DE EDNALDO. ARGENTINA FICA NO LUGAR



Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) retirou do Brasil uma das vagas a que tem direito no Conselho da Fifa, principal instância decisória da entidade mundial. A mudança ocorreu após a destituição de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, anunciada na última quinta-feira 15/5). O posto será ocupado, de forma interina, por Claudio Tapia, presidente da AFA (Associação de Futebol da Argentina).


O Conselho da Fifa é composto por 37 membros, sendo que os presidentes das seis confederações continentais têm assento garantido. Além disso, há cadeiras adicionais que são preenchidas por indicação regional. A Conmebol conta atualmente com quatro representantes: além de Alejandro Domínguez, presidente da entidade e um dos vice-presidentes da Fifa, também integram o grupo María Sol Muñoz (Equador), Ignacio Alonso (Uruguai) e Ramón Jesurún (Colômbia). A vaga que estava com Ednaldo Rodrigues foi a quarta cadeira atribuída à América do Sul.


Segundo a Conmebol, Tapia assumirá a posição temporariamente para evitar que o posto fique vago. A definição do membro permanente será feita pela assembleia da entidade sul-americana. O processo costuma ocorrer por consenso entre as associações nacionais, mas, em caso de múltiplas candidaturas, há previsão de votação.


A troca de nomes ocorre em meio à crise institucional vivida pela CBF. Após decisão da Justiça do Rio de Janeiro, Ednaldo foi afastado da presidência e substituído de forma provisória por Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade.


Coube a Sarney convocar eleições para o próximo domingo, dia 26. O pleito terá apenas um candidato: Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol.


Com apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes, Xaud foi o único a atingir o quórum necessário para registrar uma chapa. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, chegou a anunciar candidatura, mas não obteve as oito federações exigidas, apesar de reunir apoio de 30 clubes.


A saída de Ednaldo do Conselho da Fifa aconteceu poucos dias após sua participação no Congresso da entidade, realizado na semana passada, em Assunção, no Paraguai. O dirigente ainda estava na capital paraguaia quando a decisão judicial brasileira que o afastava da presidência foi publicada.

INMET ALERTA PARA CHUVAS EM NATAL E MAIS 49 CIDADES ATÉ QUINTA-FEIRA (22)



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (19) um alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Rio Grande do Norte, incluindo a capital Natal. O alerta vale até 10h da quinta-feira (22).


O aviso é da cor amarela, que representa perigo potencial, o menor nível no grau de severidade do órgão. Há ainda os níveis de cor laranja (perigo) e de cor vemelha (grande perigo).


De acordo com o Inmet, as chuvas do nível amarelo podem atingir 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além da possibilidade de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.


Nesse caso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o Inmet.


O órgão recomenda, em caso de rajada de vento:não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;

não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


Para mais informações, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Cidades que estão no alerta

 

Arez

Baía Formosa

Bento Fernandes

Bom Jesus

Brejinho

Canguaretama

Ceará-Mirim

Espírito Santo

Extremoz

Goianinha

Ielmo Marinho

Boa Saúde

João Câmara

Jundiá

Lagoa d’Anta

Lagoa de Pedras

Lagoa Salgada

Macaíba

Maxaranguape

Montanhas

Monte Alegre

Natal

Nísia Floresta

Nova Cruz

Parnamirim

Passa e Fica

Passagem

Pedro Velho

Poço Branco

Pureza

Rio do Fogo

Santa Maria

Santo Antônio

São Gonçalo do Amarante

São José de Mipibu

São José do Campestre

São Miguel do Gostoso

São Paulo do Potengi

São Pedro

Senador Elói de Souza

Senador Georgino Avelino

Serra Caiada

Serra de São Bento

Serrinha

Taipu

Tibau do Sul

Touros

Várzea

Vera Cruz

Vila Flor


Com informações de g1 RN

Chuvas causam alagamentos em Natal; veja situação das vias


Foto: Adriano Abreu

As fortes chuvas que atingem Natal na manhã desta terça-feira (20) causam dificuldades no trânsito da cidade. Em resposta, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) divulgou informações atualizadas sobre a situação das vias. Além dos pontos de alagamento, a STTU alerta sobre uma cratera na Av. Pompéia, em frente ao Bar do Gordo.

O monitoramento abrange a fluidez do trânsito em toda a capital, indicando os trechos com maior atenção e orientando os condutores sobre rotas alternativas, quando necessário.

As vias afetadas pelos alagamentos estão sendo classificadas como transitáveis ou intransitáveis, e essa condição será atualizada conforme houver mudanças no cenário.

Veja situação das vias:

● Rua Presidente Sarmento – Alecrim (próximo ao mercado)

○ Situação: Intransitável

● Av. Nevaldo Rocha com av. Coronel Estevan

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Solange Nunes, próximo a Unimetais, Cidade Nova

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Sen.Salgado Filho, próximo ao viaduto do 4° centenário

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Hermes da Fonseca, com Rua Angelo Varela

○ Situação: Transitável

● Av.Ayrton Senna com Av. das Alagoas

○ Situação: Transitável

● Av. Cap. Mor Gouveia com Av. Adolfo Gordo

○ Situação: Transitável

● Av. Amintas Barros com Rua Bom Pastor

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Rua Presidente Sarmento – Alecrim (próximo ao mercado)

○ Situação: Intransitável

● Av. Nevaldo Rocha com av. Coronel Estevan

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Solange Nunes, próximo a Unimetais, Cidade Nova

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Sen.Salgado Filho, próximo ao viaduto do 4° centenário

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Hermes da Fonseca, com Rua Angelo Varela

○ Situação: Transitável

● Av.Ayrton Senna com Av. das Alagoas

○ Situação: Transitável

● Av. Cap. Mor Gouveia com Av. Adolfo Gordo

○ Situação: Transitável

● Av. Amintas Barros com Rua Bom Pastor

○ Situação: Alagado, mas transitável

Tribuna do Norte

Alerta: Peixe-leão ataca e jovem morre durante pescaria no litoral do RN




Foto: Reprodução

Um jovem de 26 anos morreu enquanto pescava no município de Grossos, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, Thiago Rodrigues foi ferido por um peixe-leão — espécie marinha venenosa, comum em águas tropicais.

Mesmo após o ferimento, Thiago permaneceu no mar e acabou se afogando. Ele era morador da comunidade de Manibu, em Icapuí, no Ceará. Seu pai também estava na embarcação no momento da tragédia.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP RN) confirmou que a causa da morte foi afogamento.

96 FM

Lula critica gastos com guerras e pede financiamento no combate à fome



Foto: Cadu Gomes/VPR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (19/5), com os ministros de Agricultura da União Africana no Palácio do Itamaraty para tratar do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Durante a reunião, o chefe do Palácio do Planalto criticou os recursos empregados em guerras, como na Faixa de Gaza e na Ucrânia.

O encontro ocorreu em meio a atenção no setor agropecuário brasileiro, diante da confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. No entanto, Lula não mencionou os casos da doença no Brasil durante discurso a ministros da Agricultura da União Africana.

Gripe aviária

  1. Em maio de 2023, o Ministério da Agricultura (Mapa) confirmou dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da gripe aviária, conhecido como H5N1. Os animais eram da espécie Thalasseus acuflavidus e foram resgatados no litoral do Espírito Santo.
  2. Na época, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que não “há risco de qualquer restrição comercial porque são aves silvestres”.
  3. No entanto, dois anos depois, o Brasil detectou o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
  4. O Ministério da Agricultura ressalta que humanos podem se infectar com a gripe aviária, principalmente por meio do contato direto com os animais infectados. A doença não é transmitida por meio do consumo de aves e nem de ovos.

“Qualquer presidente deste país poderia não ter permitido que ninguém passasse fome. Acontece que, muitas vezes, as pessoas mais pobres não são prioridades da maioria dos governos”, disse o presidente Lula. “É muito triste a gente saber que o mundo gastou, no ano passado, US$ 2,4 trilhões em armamento e conflitos e não teve a mesma coragem e ousadia de gastar isso ensinando as pessoas a plantar e a colher aquilo que a gente come em cada país.”

O petista defendeu a transferência de tecnologia e o investimento em agricultura familiar para combater a fome no mundo, em especial nos países africanos. “Imagina se o dinheiro que tá sendo gasto na guerra da Ucrânia com a Rússia, da Rússia com a Ucrânia tivesse sendo gasto na produção de alimentos. Imagina se o dinheiro que o exército de Israel gasta para matar mulheres e crianças lá na Faixa de Gaza fosse utilizado para transferir tecnologia para países que precisam de muita tecnologia. O mundo seria outro”, finalizou.

No ano passado, a pedido do presidente Lula, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, enviou para União Africana uma comitiva com representantes da pasta e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de empresários do agronegócio para estreitar laços comerciais.

O II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural ocorre entre 20 a 22 de maio, com o objetivo de possibilitar a troca de experiências em produção agropecuária e aquícola (cultura de organismos aquáticos), além de discutir alternativas de financiamento para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A União Africana é composta por mais de 50 países, entre eles África do Sul e Angola, importantes importadores de produtos agrícolas brasileiros, como carnes bovina, suína e de aves. A África do Sul, inclusive, suspendeu a importação de carne de aves diante do primeiro foco de influenza aviária no Brasil.

Juntos, os países do bloco somam Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 2,86 trilhões, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Metrópoles

STF inicia julgamento do núcleo 3 da suposta tentativa de golpe


Foto: Divulgação/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta terça-feira, 20, o julgamento de 12 pessoas, 11 militares e um policial federal, acusados de integrarem o chamado “núcleo 3” da suposta tentativa de golpe de Estado. Conforme a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), eles seriam os responsáveis pelo planejamento de ações táticas.

O grupo reúne oficiais da ativa e da reserva do Exército, incluindo coronéis, generais e tenentes-coronéis, além de um agente da Polícia Federal. Entre eles, estão o coronel Bernardo Romão Correa Netto; o coronel da reserva Cleverson Ney Magalhães; o general da reserva Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira; o coronel Fabrício Moreira de Bastos; o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima; o coronel Nunes de Resende Júnior; o general Nilton Diniz Rodrigues; o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira; o tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo; o tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior; o tenente-coronel Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros; e o agente da Polícia Federal Wladimir Matos Soares.

O presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, agendou três sessões para esse julgamento: nesta terça-feira, 20, às 9h30 e às 14h, e nesta quarta-feira, 21, às 9h30. Depois da leitura da denúncia, os advogados apresentarão as defesas. A decisão sobre o recebimento ou não da denúncia caberá aos cinco ministros do colegiado.

Acusações contra os militares

Segundo a investigação, Bernardo Romão Correa Netto, coronel do Exército, teria intermediado reuniões entre militares para discutir medidas a serem tomadas logo depois da derrota eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ainda conforme a denúncia, Cleverson Ney Magalhães, tenente-coronel da reserva, teria organizado encontros para tratar dos preparativos com o grupo denominado Kids Pretos.

O general Estevam Theóphilo, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres, teria usado sua posição para incentivar outros núcleos investigados pela Polícia Federal. Fabrício Moreira de Bastos, coronel do Exército, pode responder por redigir carta aberta para angariar apoio entre militares e por recrutar integrantes do grupo de elite Kids Pretos.

Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel e ex-comandante de Forças Especiais em Manaus, foi destituído em fevereiro de 2024, durante as investigações, e silenciou ao depor à Polícia Federal. A investigação sugere que o coronel Márcio Nunes de Resende Júnior estaria em grupos de WhatsApp dedicados ao planejamento das ações e atuava no Estado-Maior do Exército.

Mais acusados

Nilton Diniz Rodrigues, promovido a general, era assistente do então comandante do Exército. Ele teria articulado uma reunião em Brasília para pressionar chefes militares a aderirem ao suposto golpe. Já as acusações contra Rafael Martins de Oliveira, tenente-coronel, sugerem que ele participou da elaboração do plano apresentado em novembro de 2022. Além disso, supostamente monitorava a movimentação do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Rodrigo Bezerra de Azevedo, tenente-coronel, foi associado ao uso de “telefones frios” para dificultar a identificação dos envolvidos. Ronald Ferreira de Araújo Júnior, tenente-coronel, assinou manifesto convocando oficiais e arrecadou assinaturas.

Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros, também do Exército, atuou na coleta de assinaturas para o manifesto. Já Wladimir Matos Soares, agente da Polícia Federal, compartilhou informações sobre a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outras análises do STF

O STF já analisou outros núcleos da denúncia apresentada pela PGR. No julgamento do chamado “núcleo crucial”, em 26 de março, Jair Bolsonaro e aliados tornaram-se réus. Entre eles, o general Walter Braga Netto, o general Augusto Heleno, o deputado Alexandre Ramagem, Anderson Torres, o almirante Almir Garnier, o general Paulo Sérgio Nogueira e o tenente-coronel Mauro Cid.

Em 22 de abril, foi a vez do “núcleo de gerência”, com seis integrantes do governo à época, entre eles Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Garcia Martins e Silvinei Vasques. O STF também tornou-os réus por unanimidade.

Revista Oeste

Pacote antifraude: projetos tornam hediondos crimes contra aposentados


Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Como parte do “boom” de novas iniciativas para combater fraudes no INSS apresentadas no Congresso, projetos apresentada por deputados propõem tornar hediondos crimes que miram benefícios de pessoas aposentadas e pensionistas.

Na Câmara, duas propostas tornam hediondo o desconto em benefícios previdenciários sem autorização. As matérias foram apresentadas pelos deputados Eunício Oliveira (MDB-CE) e Coronel Ulysses (União-AC).

De teor mais abrangente, o deputado Maurício Carvalho (União-RO) propôs estabelecer o agravante para práticas relacionadas a fraude em operações de crédito consignado, desvio de valores de proventos e falsidade ideológica.

As matérias legislativas foram apresentadas após a investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que mirou as fraudes bilionárias no INSS, sobre descontos ilegais na folha de pagamento de aposentados.

Como a CNN mostrou, em pouco mais de três semanas, o Congresso recebeu mais de 40 novos projetos de lei sobre fraudes no INSS. Desde 23 de abril até a última segunda-feira (19), foram apresentados 39 projetos sobre o tema na Câmara. Outros sete foram protocolados no Senado.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou um esforço da Casa nesta semana para a análise de projetos destinados a impedir fraudes no INSS. O plenário deve analisar nesta terça-feira (20) a urgência de um projeto que que proíbe descontos automáticos em benefícios da Previdência Social.

“Vamos analisar, reunir e votar tudo o que pode compor um Pacote Antifraude. Esse tema, que é urgência para milhões de brasileiros, é urgência para a Câmara dos Deputados”, disse na sexta-feira (16), no X (antigo Twitter).

Agravante de punições

Os crimes hediondos implicam punições mais rigorosas por serem considerados de maior gravidade. São crimes inafiançáveis, sem possibilidade de anistia, graça e indulto. Estão nesse rol, por exemplo, as práticas de homicídio, estupro, sequestro e cárcere privado cometido contra menor de 18 anos.

“A tipificação como crime hediondo representa o reconhecimento, pelo ordenamento jurídico, de que esses delitos não se confundem com fraudes comuns, por sua natureza insidiosa, reiterada e dirigida a uma população especialmente protegida pela Constituição Federal”, afirmou Maurício Carvalho na justificativa do seu projeto.

CNN

UFRN corre risco de atrasar contratos terceirizados e bolsas


Foto: Magnus Nascimento

Com as mudanças nos repasses para as instituições de ensino superior, decretadas pelo governo federal (Decreto nº 12.448/2025), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que não terá como realizar a sua execução orçamentária nos próximos meses. Isso significa que pode não conseguir pagar tudo o que precisa, podendo comprometer serviços como bolsas e auxílios estudantis, contratos de terceirização e energia elétrica.

O decreto prevê que os repasses mensais serão fracionados em 18 partes. Até novembro, somente 11 serão pagas, aproximadamente 61% do previsto para o ano. O restante foi prometido para dezembro. O Executivo também ordenou que a liberação dos recursos será feita somente em três etapas: em maio, de junho a novembro, e em dezembro. A mesma fórmula já havia sido utilizada em 2024.

“A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), assim como as demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), não tem como realizar a execução orçamentária nos próximos meses com a liberação de 1/18 (um dezoito avos), conforme previsto no Decreto Federal 12.448, de 30 de abril de 2025. Isso porque os principais compromissos de custeio das universidades são mensais, como bolsas e auxílios estudantis, contratos de terceirização e energia elétrica”, divulgou a UFRN em nota.

De maio a novembro, as universidades só poderão gastar pouco mais de 60% por mês do que o previsto no começo do ano. Por todo o país, algumas universidades restringiram o transporte interno dos alunos, cortaram combustível de seus carros e definiram uma ordem de prioridade de pagamento a partir da conta que estiver mais atrasada.

No caso da UFRN, a situação se torna mais delicada porque a instituição diz que “realizou em anos anteriores vários ajustes severos nos seus principais contratos e conseguiu entrar 2025 sem dívidas. No momento não há mais como fazer ajustes de contrato sem trazer prejuízos acadêmicos significativos.”

Além disso, aponta que o orçamento da assistência estudantil é subdimensionado, mesmo tomando as devidas precauções. Ocorre que, como o recurso que vem não é suficiente, a instituição tem que complementar. Além disso, há uma grande demanda por recursos para a manutenção dos seus campi. “Há vários anos, a UFRN não consegue fazer por completo a manutenção predial, nem o mínimo dos investimentos necessários para setores fundamentais, como renovação de equipamentos de TI e investimentos na política de acessibilidade da instituição”, explica, referindo-se aos sucessivos contingenciamentos no orçamento que ocorrem desde a gestão anterior do governo federal.

“A instituição espera que se encontre no âmbito do Governo Federal um mecanismo de, pelo menos, a imediata liberação de 1/12 (um doze avos) do orçamento”, diz em nota. Além disso, destaca que é fundamental que haja a reposição do corte orçamentário feito pelo Congresso Nacional e, em seguida, uma suplementação orçamentária para que as universidades possam ter orçamento suficiente para assegurar seus compromissos. “Portanto, a UFRN continuará com seu planejamento orçamentário, esperando essas medidas de reposição e posteriores suplementações para que possa finalizar o ano sem realizar cortes adicionais”.

Tribuna do Norte

Em jogo maluco, ABC marca no último lance e escapa de derrota


Foto: Gabriel Leite

ABC e Anápolis empataram por 3 a 3 em um jogo completamente maluco na noite desta segunda-feira, na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal. O Alvinegro abriu 2 a 0 no primeiro tempo e sofreu a virada na etapa final. Quando o time goiano parecia que comemoraria a primeira vitória na Série C do Campeonato Brasileiro, o ABC buscou o empate dramático aos 52 minutos, no apagar das luzes.

O JOGO

O ABC abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Anderson Rosa marcou após boa jogada e assistência de Wallyson, aos 26 minutos. Carlos Eduardo ampliou em cobrança de falta, contando com o desvio na barreira. O cenário que parecia tranquilo começou a mudar com a expulsão do próprio Carlos Eduardo, aos 41. O Anápolis diminuiu no finalzinho da primeira etapa, com Kadu, em posição duvidosa.

Com um jogador a menos, o ABC levou um golpe com um minuto do segundo tempo. Kadu tentou o cruzamento rasteiro pela direita e o zagueiro Octávio marcou contra. Aos 11, Pedro Thomaz, do Anápolis, foi expulso, o que foi comemorado pela torcida alvinegra na Arena das Dunas. O time goiano, porém, fez o terceiro pouco depois, aproveitando o vacilo da defesa do ABC. Kadu não perdoou. Natan Bahia ainda perderia uma chance claríssima de ampliar em contra-ataque. O ABC passou a pressionar e chegou bem com Jonatha Carlos e Joãozinho. Sem desistir, o Alvinegro conseguiu o empate no último lance da partida. Juninho achou Joãozinho, que só tirou do goleiro Paulo Henrique.

COMO FICAM?

Com o empate, o ABC fica na 14ª posição, com sete pontos. O Anápolis, agora com quatro pontos, deixa a lanterna, mas segue no Z-4, na 19ª colocação.

Na próxima rodada, o ABC sai para encarar o Londrina no Estádio do Café, no sábado. No domingo, o Anápolis recebe o Maringá no Estádio Jonas Duarte.

GE

ANIVERSARIANTE DO DIA!

 


Hoje o dia é de felicidade na nossa família,  Roberto Cabral  está completando ano.
 Que este dia seja repleto de paz e muita saúde e prosperidade para ele, e toda sua família.   

 

Lula é acusado pela Academia Brasileira de Ciências de desmontar universidades públicas e ameaçar a pesquisa nacional




Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência emitiram nota demonstrando “profunda preocupação” com as recentes medidas adotadas pelo governo Lula (PT) em relação ao financiamento das universidades federais.

Um decreto assinado pelo presidente em 30 de abril permite ao MEC(Ministério da Educação) liberar até novembro apenas 61% do orçamento de cada instituição.

Isso, segundo as entidades científicas, inviabiliza o funcionamento básico das universidades, afetando diretamente a manutenção de suas atividades administrativas, acadêmicas e científicas ao longo do ano.

“Mais de 90% da pesquisa científica brasileira é resultado das pesquisas realizadas nas universidades públicas do país. A limitação orçamentária imposta não somente ameaça a continuidade das pesquisas, como também compromete a formação de profissionais altamente qualificados, essenciais para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país”, diz o texto enviado à reportagem nesta segunda-feira (19).

Procurado para comentar a carta, o MEC não respondeu até a publicação deste texto.

Segundo a nota, essa política não atinge apenas a ciência. Ela também destrói um dos principais mecanismos de ascensão social no país.

“As universidades públicas são a porta de entrada para milhares de estudantes pobres, negros e periféricos que dependem delas para romper o ciclo da desigualdade, empurrando os mais vulneráveis para o ensino privado e o endividamento”, afirma o texto, assinado por Helena Bonciani Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Renato Janine Ribeiro, presidente Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Eles dizem que países desenvolvidos investem massivamente em educação e ciência. O Brasil, ao contrário, estaria desmontando suas universidades, exporta cérebros e aumenta sua dependência tecnológica estrangeira.

Leia a nota completa

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vêm a público manifestar sua profunda preocupação com as recentes medidas adotadas pelo Governo Federal em relação ao financiamento das universidades federais.

A decisão de liberar apenas no final do ano um terço dos recursos previstos inviabiliza o funcionamento básico dessas instituições, comprometendo de forma severa o funcionamento das universidades federais brasileiras, bem como afetando diretamente a manutenção de suas atividades administrativas, acadêmicas e científicas ao longo do ano.

Mais de 90% da pesquisa científica brasileira é resultado das pesquisas realizadas nas universidades públicas do país. A limitação orçamentária imposta não apenas ameaça a continuidade das pesquisas, como também compromete a formação de profissionais altamente qualificados, essenciais para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país. Ao adiar e diminuir significativamente a liberação de recursos, o governo dificulta o funcionamento dessas instituições, comprometendo sua capacidade operacional.

Essa política não atinge apenas a ciência – destrói um dos principais mecanismos de ascensão social no Brasil. As universidades públicas são a porta de entrada para milhares de estudantes pobres, negros e periféricos que dependem delas para romper o ciclo da desigualdade, empurrando os mais vulneráveis para o ensino privado e o endividamento.

Países desenvolvidos investem massivamente em educação e ciência. O Brasil, ao contrário, desmonta suas universidades, exporta cérebros e aumenta sua dependência tecnológica estrangeira. Sem pesquisa pública, não haverá inovação, nem soluções para crises sanitárias, ambientais ou econômicas.

Diante desse cenário, a ABC e a SBPC reiteram a importância de garantir o pleno funcionamento das universidades federais, condição indispensável para o avanço da ciência, da educação e da soberania nacional.

Folha de SP

Brasil descarta 3 focos de gripe aviária e investiga outros 4


Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou, nesta segunda-feira (19/5), que, de sete investigações sobre outros focos de gripe aviária, três já foram descartadas e outras quatro seguem em investigação.

O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira aconteceu no Rio Grande do Sul na quinta-feira (15/5), no município de Montenegro (RS), e foi informado na manhã da última sexta (16/5). A granja atingida abrigava 17 mil aves – parte delas morreu e o restante foi sacrificado.

Sete novas suspeitas de foco de gripe aviária (H5N1) são monitorados no Brasil pelo Ministério da Agricultura (Mapa) por meio do Serviço Veterinário Oficial (SOV). Até agora, foram descartados focos em Nova Brasilândia (MT); Triunfo (RS) e Gracho Cardoso (SE).

Seguem em investigação casos em Aguiarnópolis (TO), Impumirim (SC), Estância Velha (RS), e Salitre (CE).

O que está sendo feito

Questionado sobre o que está sendo feito para lidar com o problema e impedir que a doença se espalhe também entre seres humanos, Fávaro informou que “os colaboradores da granja do foco [no RS] estão isolados, em processo de monitoramento”.

“Fora quem manuseia, é muito difícil outro tipo de contaminação”, afirmou o ministro.

O caso abala o país, que é o maior exportador mundial de carne de frango. Mercados como a União Europeia, Argentina e China suspenderam as compras desde então.

Fávaro disse que o Brasil pode ficar livre da gripe aviária e, assim, retomar as exportações de carne de aves em até 28 dias, caso não sejam detectados novos casos da doença.

O CASAMENTO DA DECADA


Na tarde de 24 de janeiro de 1955, as 17:30, São Paulo parou. As colunas sociais congelaram o tempo. A recém-inaugurada Catedral da Sé, ainda perfumada de pedra nova, virou cenário de um casamento que mais parecia enredo de Visconti ou de um sonho de Chanel. Maysa Figueira Monjardim, com apenas 17anos, desceu de um Rolls-Royce, como quem pisa num palco - ou numa armadilha de ouro.

Ela, a adolescente que encantaria o Brasil com sua voz rasgada de paixão, entrava para a linhagem de uma das famílias mais aristocrática do país. Ele, André Matarazzo, herdeiro de um império industrial que moldou São Paulo a cimento e aço. Emoldurados pela sua suntuosidade gótica da Sé e pelas bênçãos do próprio Papa Pio XII( Sim, uma mensagem lida por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, direto do Vaticano), os dois disseram "sim" sob o peso das expectativas - e da etiqueta.

O vestido de Maysa era um poema em cetim italiano branco, mangas longas e gola alta, coberto por pérolas e lantejoulas bordadas a mão. Ela levava orquídeas - suas preferidas - e parecia flutuar entre angélicas e anuários brancos. A multidão se espremia ao redor da Catedral, tentando vislumbrar a jovem que parecia uma princesa, sem saber que, dentro daquela beleza imensa, morava uma alma inquieta demais para caber no Script da alta sociedade.

A recepção? Um escândalo de luxo, o Buffet Copacabana se encheu de perfumes, vozes aristocráticas e bandejas de caviar, camarões a durê, salpicão de galinha, damascos e champanhes que nunca haviam tocado solo tropical. Os homens receberam canetas Parker 51. As mulheres, joias exclusivas. Era o casamento da década - e talvez o mais melancólico dos contos de fada.

Porque por traz do véu de Maysa já havia rachaduras. O sorriso que inundada os flashes escondia um grito preso na garganta. Como se ela, já ali, no altar, soubesse que aquela união não seria para sempre. Como se a menina soubesse que a felicidade que todos esperavam dela não vinha com alianças nem com sobrenomes importantes.

Logo depois, os recém-casados partiram para a Europa, Espanha, França, Itália, Portugal e Suíça. Frios, lareiras e paisagens românticas. Mas Maysa, tão precoce, já começava a escrever outra história - uma onde seria mais que esposa de Matarazzo: seria Maysa. A mulher que amou, sofreu, contou, rompeu, brilhou, afundou e renasceu. Sozinha, dona do próprio nome, da própria dor, e da própria lenda.

Porque as vezes, o altar não é o final feliz - é só o primeiro palco.

TEXTO DE TIGUINHO

CHICO TORQUATO

segunda-feira, maio 19

Pensamento da noite!

Tenha sempre no seu coração o espírito de humildade,pois dessa vida agente não leva nada.

Mossoró e outros 65 municípios do RN têm pendências na prestação de contas do Fundeb


Com informações do Portal Boca da Noite 

A Secretaria de Controle Externo (SECEX) do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) lançou nota técnica alertando o governo do Estado e 66 municípios do Rio Grande do Norte sobre pendências na remessa das informações contábeis, orçamentárias e fiscais relativas à aplicação dos recursos do Fundeb. Mossoró é um dos municípios que aparecem na lista. 

De acordo com levantamento divulgado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 22 de abril de 2025, 66 prefeituras e o governo do Rio Grande do Norte apresentavam pendências nesse processo.

Os dados referentes a 2024 devem ser enviados até o dia 31 de agosto de 2025 para que Estado e municípios se habilitem a receber a complementação financeira – o chamado Valor Anual Total por Aluno (VAAT) –, conforme previsto na Lei Federal nº 14.113/2020.

O alerta enviado pela SECEX enfatiza que a omissão ou o atraso na transmissão dessas informações pode representar um risco não apenas para o acesso aos recursos essenciais à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica, mas também para o cumprimento do direito fundamental à educação. A nota destaca que a habilitação é uma condição indispensável para o recebimento da complementação-VAAT, mas apenas as redes municipais e estaduais de educação que apresentarem valores anuais totais por aluno abaixo do mínimo nacional definido terão direito à complementação da União.

O Tribunal de Contas orienta que os gestores adotem medidas corretivas, como a designação de equipe técnica especializada para monitorar o processo de habilitação junto ao FNDE, e acompanhem continuamente a situação por meio da lista de pendências disponibilizada no portal oficial do FNDE, garantindo a regularização da situação dentro dos prazos e o acesso aos recursos previstos para o exercício de 2026.

O comunicado, que também reforça a importância da adoção de boas práticas na gestão pública e na efetivação das políticas educacionais, lembra que os atos de gestão serão passíveis de fiscalização pelo TCE, e os responsáveis poderão estar sujeitos às sanções previstas na legislação.

 Veja os municípios com pendências

  1. Água Nova
  2. Alexandria
  3. Areia Branca
  4. Bento Fernandes
  5. Bodó
  6. Brejinho
  7. Caiçara do Rio do Vento
  8. Campo Redondo
  9. Canguaretama
  10. Coronel Ezequiel
  11. Currais Novos
  12. Encanto
  13. Equador
  14. Espírito Santo
  15. Extremoz
  16. Fernando Pedroza
  17. Frutuoso Gomes
  18. Galinhos
  19. Goianinha
  20. Governador Dix-Sept Rosado
  21. Guamaré
  22. Ielmo Marinho
  23. Itaú
  24. Jardim de Angicos

26, Jardim do Seridó

X27. João Câmara

  1. José da Penha
  2. Jucurutu
  3. Lagoa de Pedras
  4. Lagoa Nova
  5. Lagoa Salgada
  6. Luís Gomes
  7. Marcelino Vieira
  8. Monte das Gameleiras
  9. Mossoró
  10. Nísia Floresta
  11. Olho-d’Água do Borges
  12. Paraná
  13. Parelhas
  14. Parnamirim
  15. Passagem
  16. Pau dos Ferros
  17. Pedro Avelino
  18. Poço Branco
  19. Porto do Mangue
  20. Pureza
  21. Rafael Fernandes
  22. Riacho de Santana
  23. Santa Cruz
  24. Santa Maria
  25. São José de Mipibu
  26. São José do Campestre
  27. São Paulo do Potengi
  28. São Rafael
  29. São Tomé
  30. São Vicente
  31. Senador Elói de Souza
  32. Severiano Melo
  33. Taboleiro Grande
  34. Taipu
  35. Tenente Laurentino Cruz
  36. Tibau do Sul
  37. Umarizal
  38. Venha-Ver
  39. Vera Cruz
  40. Vila Flor


Tarcísio levanta bandeira social com ações integradas contra pobreza



Foto: Celso Silva/Governo do Estado de SP

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) lança nesta terça-feira (20) um pacote de ações de assistência social inspirado em um programa adotado no Chile. Batizado de SuperAção, é a principal medida do governador desde a posse, em janeiro de 2023, que tem como foco a superação da pobreza no estado.

Trata-se também da ação mais ousada de Tarcísio em um campo historicamente vinculado aos partidos de esquerda e às gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao agregar uma série de políticas sociais existentes e criar outras, o governador busca uma marca que aponte conexão com o tema e diferenciação em relação a programas como o Bolsa Família, do âmbito federal.

A ideia da gestão Tarcísio é integrar 29 políticas públicas setoriais, envolvendo diretamente nove secretarias, e adotar novas ações inspiradas em cerca de 60 programas mundo afora. A principal referência vem do Chile: o programa Puente, criado há duas décadas e considerado uma das mais bem-sucedidas ações de superação da pobreza.

O programa está sob o guarda-chuva da Secretaria de Desenvolvimento Social. Neste mês, técnicos do Chile estiveram em São Paulo para reuniões e troca de experiências com a equipe da secretaria Andrezza Rosalém.

O próprio governador, em evento na semana passada em Nova York, defendeu a reformulação dos programas sociais para que prevejam uma “porta de saída” dos beneficiários, de modo a reduzir a demanda e os custos, e disse a uma plateia de executivos e investidores que “existem bons exemplos em outros países”

Foco territorial

Dentro do pacote de ações, estão medidas em áreas tradicionalmente ligadas às políticas de assistência social, como transferência de renda, educação e saúde, mas também medidas de outras pastas, como a de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e a de Desenvolvimento Econômico.

Um exemplo é a criação de uma nova faixa de desconto na tarifa social da Sabesp, em núcleos urbanos informais que sejam passíveis de regularização. Neste caso, não será necessário, por exemplo, que a família esteja no Cadastro Único – ao viver numa área elegível, os moradores já serão contemplados. Essa medida, por exemplo, pode estender o desconto a 300 mil novas famílias, ou cerca de 1 milhão de pessoas.

Essa é uma das ações que retrata o foco territorial que o programa da gestão Tarcísio pretende dar na integração de políticas de superação da pobreza. Para tanto, umas das principais medidas, inspiradas no chileno Puente, é ter presença mais frequente de agentes sociais junto às famílias vulneráveis, para que não só tenham acesso a todas as políticas disponíveis, mas para acompanhar a evolução e o atendimento das pessoas.

Parte das medidas dependerá de nova legislação. Por isso, no lançamento do programa, Tarcísio também deve apresentar o projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa.

CNN 

Ministério da Fazenda projeta dívida pública em 80,3% do PIB em 2025


Foto: Arquivo / Agência Brasil

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou para baixo o crescimento da Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) em 2025. Segundo o Boletim Macrofiscal divulgado nesta segunda-feira (19), o número saiu de 80,7% em fevereiro para 80,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em maio.

De acordo com a análise, a queda na projeção está relacionada à revisão para cima do PIB nominal, ao recuo nas estimativas de déficit primário e ao impacto das medidas de controle fiscal adotadas no primeiro quadrimestre. Segundo o texto, a expectativa é de um crescimento de 2,4% em 2025.

No fim do ano passado, o governo conseguiu aprovar um pacote de medidas de revisão fiscal que prometia uma economia de R$ 71 bilhões em dois anos.

Para 2025, a expectativa é de que o valor seria de R$ 30 bilhões, mas a equipe econômica diz que os valores são maiores e devem se tornar conhecidos no primeiro relatório de Receitas e Despesas, a ser divulgado no dia 22 de maio.

“Ademais, pode ter havido ajustes recentes por parte das Instituições quanto às expectativas em relação à duração e magnitude do ciclo contracionista da política monetária em 2025”, afirma o texto.

Em março, segundo dados oficiais do Banco Central, a dívida bruta estava em 75,9% do PIB. A melhora nas projeções inverte a trajetória de alta registrada entre maio e dezembro de 2024, quando a expectativa para a dívida havia subido de 80,1% para 82%.

Para os anos seguintes, o boletim aponta uma tendência de estabilização das projeções. A DBGG é estimada em 81,3% do PIB em 2026, 82,5% em 2027 e 83,7% em 2028.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os diretores do Banco Central aumentaram em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros, Selic, elevando o número para 14,75% ao ano — o maior desde julho de 2006.

Segundo a ata da reunião, publicada na semana passada, a expectativa é de que o aperto monetário ainda continue na próxima reunião, marcada para o mês que vem.

CNN Brasil

Número de motocicletas ultrapassa o de carros no RN, aponta Detran



Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O número de motocicletas em circulação no Rio Grande do Norte ultrapassou o número de carros, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran).

De acordo com o órgão, são cerca de 12,4 mil motocicletas a mais que automóveis registrados no estado. Os números absolutos são:

  1. Motocicletas – 680.948;
  2. Carros – 668.460.

São considerados também como motocicletas as motonetas e os ciclomotores. Já os carros são aqueles com capacidade para até oito pessoas.

A frota de motocicletas alcançou, segundo o Detran, 41,43% do total dos veículos registrados em circulação no estado contra os 40,67% dos carros.

De acordo com o Setor de Estatísticas do Detran, houve um aumento de 67,6% na frota de motocicletas entre 2020 e 2024.

De 2020 para 2021, apontou o órgão, o número de novos registros anuais de motocicletas foi de 19.881. Já de 2023 para 2024, esse número passou para 33.315. A média de crescimento anual neste período foi de 26.150.

Na capital, frota de carros maior

O levantamento do Detran apontou que em Natal, no entanto, a frota de carros permanecia maior, representando 51,39% do total dos veículos contra 28,30% das motocicletas.

O crescimento no número de motos nos últimos anos também foi “expressivo” na cidade, de acordo com o Detran.

Entre 2020 e 2021 foram registrados 3.408 novos veículos dessa categoria, número que saltou para 5.525 entre 2023 e 2024, representando um aumento de 62,11%. A média anual de crescimento no período foi de 4.463 veículos.

g1-RN

Medicina, Direito e mais: decreto de Lula proíbe aulas à distância em 5 cursos; veja novas regras


Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Após uma série de adiamentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira um decreto com a Nova Política de Educação à Distância. O documento proíbe os cursos de graduação de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia nessa modalidade.

De acordo com regras que vieram à público no domingo, nenhum curso poderá ser 100% à distância. As graduações de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia precisam ser oferecidas exclusivamente em formato presencial.

O texto estava previsto inicialmente para ser publicado em 31 de dezembro do ano passado. No entanto, foi adiado quatro vezes. A última portaria, de 10 de abril, dizia que ele seria publicado até 9 de maio, esta sexta-feira, o que não aconteceu.

A preocupação do governo com o ensino à distância se dá pela explosão de matrículas nos últimos oito anos — de 1,7 milhão para 4,9 milhões de alunos, um salto de 179% —, ao mesmo tempo em que os questionamentos sobre a qualidade dessa formação se multiplicam.

As críticas se dão especialmente pelo fato de algumas profissões que exigem aprendizado prático, como enfermeiros e professores, estarem sendo formados com carga horária on-line cada vez maior. Alguns casos, como as licenciaturas, possuem apenas os estágios sendo realizados presencialmente.

Cursos das áreas de saúde (como Fisioterapia, Educação Física e Farmácia) e licenciaturas (como Matemática, História e Letras) poderão ser presenciais ou semipresenciais, desde que a carga horária à distância não ultrapasse 50% da total.

Na outra metade do curso, ao menos 30% deverá ser presencial, enquanto os outros 20% poderão ser compostos por aulas on-line ao vivo. Nas aulas presenciais, o limite será de 70 estudantes por turma.

O decreto proíbe cursos 100% à distância

Agora, pelo menos 20% da carga horária dos cursos EaD precisa ser feita presencialmente (na sede da instituição ou em algum campus externo, com todos os participantes fisicamente presentes); ou por atividades síncronas mediadas (como aulas on-line ao vivo). Antes, não havia limite mínimo para atividades presenciais.

Pelo menos uma prova deve ser presencial a cada unidade curricular, com peso maior na nota final do aluno.

Além disso, os polos de EaD precisarão seguir critérios técnicos, com uma estrutura mínima de equipamentos e local aos alunos. O ambiente deverá conter, pelo menos:

  1. recepção;
  2. sala de coordenação;
  3. ambientes para estudos, compatíveis com as atividades dos cursos ofertados e com o número de estudantes;
  4. laboratórios;
  5. equipamentos para acesso à internet e conexão estável e de alta velocidade, compatível com o número de usuários;
  6. responsável para auxiliar os estudantes em avaliações e atividades.

As instituições de ensino terão até dois anos para adotar todas as novas regras, contados a partir da publicação do decreto. Já os estudantes matriculados em cursos EaD que deixarão de existir poderão concluí-los no mesmo formato acordado no início da graduação.

O Globo

Ednaldo Rodrigues desiste de voltar à CBF: “Restaurar paz no futebol”


Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Ednaldo Rodrigues desistiu de voltar à Presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele foi afastado do cargo em decisão do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Gabriel Zefiro, na quinta-feira (15/5), e recorreu imediatamente.

Porém, em documento protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (19/5), Ednaldo Rodrigues pediu que seja tornada sem efeito a petição de autoria dele.

O interventor nomeado pelo TJRJ, Fernando Sarney, convocou novas eleições da CBF para este domingo (25/5). Samir Xaud tem apoio de 25 federações e se apresenta como único candidato viável.

Ednaldo Rodrigues disse que tem “profundo desejo de restaurar a paz no futebol brasileiro e, sobretudo, a serenidade de sua própria vida familiar”.

O ex-presidente afirmou que a família dele “tem sido abalada por equívocos públicos, interpretações distorcidas e insinuações injustas, maledicentes e criminosas, orquestradas e coordenadas por diversos grupos, que nunca se contentaram com o fato de o futebol brasileiro ter rompido com oligarquias e de passar a ter transparência e governança, grupos estes que não medem esforços em lhe causaram dor”.

“Declara que, em relação às novas eleições convocadas pelo interventor, não estar concorrendo a qualquer cargo ou apoiando qualquer candidato, desejando sucesso e boa sorte àqueles que vão assumir a gestão do futebol brasileiro”, afirmou, em documento assinado pelos advogados.

A defesa de Ednaldo Rodrigues disse que o gesto “sereno e consciente” dele representa o “esforço em deixar para trás este último ato de litígio, rejeitar narrativas que ferem sua honra e de sua família, e reafirmar, diante dessa Suprema Corte, como sempre fez, seu compromisso com o respeito à Justiça, à verdade dos fatos e à estabilidade institucional da Confederação Brasileira de Futebol”.

Metrópoles

Pensamento da tarde!

Não tenha medo do inimigo e sim de quem se faz de teu amigo.

Arena das Dunas lança camarote especial para pessoas com autismo assistirem a jogos de futebol


Trata-se do primeiro camarote inclusivo em um estádio de futebol do nordeste

Redação 

19/05/2025 |

Casa de Apostas Arena das Dunaslançou no último domingo 18, na partida entre América e Santa Cruz de Natal (Série D do Campeonato Brasileiro), um espaço especialmente preparado para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Trata-se do primeiro camarote inclusivo em um estádio de futebol do nordeste, totalmente projetado para oferecer um ambiente mais tranquilo e adaptado às necessidades dessas pessoas.

arena das dunas autismo

Arena das Dunas lança camarote especial para pessoas com autismo assistirem a jogos de futebol - Foto: Divulgação

A iniciativa transformou o camarote C12 da Arena em um espaço sensorial projetado e equipado para receber pessoas autistas e seus familiares. No evento piloto, o camarote acolheu 10 crianças autistas, juntamente com seus acompanhantes. A equipe organizadora contou com a presença de profissionais especializados em autismo, prontos para oferecer qualquer suporte.

Leia também: Nova lei obriga escolas do RN a oferecer merenda adaptada para alunos com autismo

WhatsApp Image 2025 05 19 at 13.09.32Arena das Dunas lança camarote especial para pessoas com autismo assistirem a jogos de futebol

“A iniciativa do camarote é um exemplo inspirador de como a inclusão pode ser colocada em prática e uma grande conquista para a inclusão de pessoas com autismo, afinal, um dos maiores desafios para as famílias de pessoas com TEA é encontrar atividades que seus membros possam participar sem se sentir excluídos ou incompreendidos. Com o espaço, a Casa de Apostas Arena das Dunas passa a oferecer a essas pessoas e suas famílias uma experiência única e inclusiva, mostrando que o esporte e a inclusão podem caminhar juntos”, declarou Fabiane Carvalho, diretora do Núcleo Desenvolve, clínica referência em análise do comportamento e autismo do RN.

A iniciativa também busca ajudar a conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão de pessoas com autismo em todos os espaços. O camarote sensorial foi desenvolvido por especialistas em autismo e contou com a consultoria do Núcleo Desenvolve. O espaço irá operar em todos os jogos realizados na Arena e em breve será aberto para pessoas que possuam a Carteira de Identificação do Autista.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

Sargento Gonçalves defende união contra o PT e detona Zenaide: “Mais petista que os petistas”


Gonçalves disse, porém, defender que Rogério Marinho seja o candidato a governador, por maior “alinhamento ideológico”

Redação 

19/05/2025 | 

O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) defendeu, nesta segunda-feira 19, uma união de nomes da oposição para derrotar o PT nas eleições de 2026. O parlamentar disse ter “fé” de que estarão reunidos, em um mesmo palanque, o senador Rogério Marinho (PL), o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos).

“Se nós conseguimos trazer esses nomes, que são figuras expressivas na política do nosso Estado, para somar, para compor, se Deus quiser, iremos montar um bom time para podermos apresentar algo de melhor na política, sobretudo como gestão, como Executivo do nosso Estado. Estamos carentes. Há uma necessidade, de fato, de uma renovação do Executivo do Estado do Rio Grande do Norte”, declarou Gonçalves, em entrevista à 94 FM.

Deputado federal Sargento Gonçalves (PL) - Foto: Bruno Spada / Câmara

Deputado federal Sargento Gonçalves (PL) - Foto: Bruno Spada / Câmara

Leia também: Deputado arranca faixa em Natal que chamava parlamentares do RN de “bandidos”

Gonçalves disse, porém, defender que Rogério Marinho seja o candidato a governador, por maior “alinhamento ideológico”.

“Ele vindo, se colocando, eu acho que é um nome natural da direita. Agora, eu tenho um torcido, tenho orado para que, de fato, nós tenhamos a aglutinação de forças. Precisamos, com o povo como centro, tirar esse governo que está aí, que infelizmente tem prejudicado muito o Estado do Rio Grande do Norte. Nosso trabalho, a nossa missão principal, em 26, é tirar o PT da cadeira do governo do Estado”, acrescentou.

Gonçalves foi questionado sobre a senadora Zenaide Maia (PSD), que é ligada a Allyson Bezerra. O deputado disse que teria dificuldades de compor com a senadora, por sua ligação com o Governo Lula.

“A experiência que eu tenho em Brasília com a senadora Zenaide é de ela ser mais petista do que os petistas. Então, de fato, vai ter que trabalhar muito, mudar muito o perfil político e ideológico dela para poder conquistar o meu voto”, enfatizou o deputado federal.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp