quinta-feira, setembro 22

ARTIGO -PADRE ROBERTO LANDELL DE MOURA - PIONEIRO NA CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO

 

O Padre Roberto Landell de Moura, nasceu no dia 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre/RS, sendo filho de Inácio José Ferreira de Moura e Sara Mariana Landell.
Teve formação cultura e científica, e formou-se sacerdote em Roma. Voltando ao Brasil, passou a desenvolver sua carreira eclesiástica, sendo indicado para diversas paróquias nos Estados do Río Grande do Sul e São Paulo, mas pouco se sabe deste aspecto de sua vida.
O Padre Landell de Moura, no entanto mais conhecido pelo seu pioneirismo na ciência da comunicação, tendo desenvolvido uma série de pesquisas e experimentos que o colocam como um dos primeiros a conseguir a transmissão de sons e sinais telegráficos sem fios por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio.
Com os bons resultados obtidos, Landell de Moura, conseguiu obter a primeira patente brasileira para um aparelho destinado a transmissão fonética a distância.
Dessa forma, apenas uma fração do seu pensamento e suas pesquisas são conhecidos. Dos seus objetos pessoais também pouco chegou aos dias atuais: uma batina, uma mesa de trabalho, um confessionário e alguns outros itens.
Em janeiro de 2015, o Movimento Landell de Moura, iniciou um abaixo-assinado virtual para que o Ministério da Educação do Brasil inclua a biografia de Landell no currículo do ensino básico no Brasil.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário