quinta-feira, junho 30

ARTIGO - JOSÉ MARTÍ - MÁRTIR DA INDEPENDÊNCIA CUBANA

 

Literalmente, somos admiradores dos intelectuais que participaram da Fundação do PT-Partido dos Trabalhadores: Sérgio Buarque de Holanda, Hélio Pellegrino, Marilena Chauí, entre tantos, tem a mesma admiração o criador do PDT - Leonel Brizola.
Recebemos a visita de um casal amigo de minha filha, ambos acadêmicos de Direito, a moça vestida em uma camiseta estampando a foto de Lula e o jovem, poeta e quase padre vestido em uma camiseta também com a estampa de Ernesto Che Guevara.
Sobre o velho Che, o rapaz se estendeu em amplos elogios, citou várias citações do guerrilheiros: Sonha e serás livre de espírito... Luta e serás livre na vida. E outras citações atribuídas ao amigo de Fidel Castro, chegando ao cúmulo de classifica-lo mártir da independência cubana.
Como não há pensamento sem palavras, e está foi evitada enquanto houve um mínimo de condições para tanto. Mesmo com o olhares de quem não aprova de minha filha.
Assim começamos nossa contestação: moço, você precisa estudar mais, o Comandante Che, nunca foi mártir da independência cubana, o líder revolucionário foi morto em 09/10/67, após ser capturado na selva boliviana.
O mártir da independência cubana, chama-se José Mártir, lutador pela independência de Cuba e unificação da América Latina, poeta, jornalista e filósofo, foi morto e teve seu corpo esquartejado pelos soldados espanhóis e exibido a população com meio de advertência.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário