sábado, novembro 26

FIDEL CASTRO UM ÍCONE CONSAGRADO PELO O AMOR E O ÓDIO

Resultado de imagem para imagem de fidel castro e cheguevara

Acompanhando as manifestações midiáticas em todas as partes do globo terrestre, percebemos o quanto foi forte a presença do ícone latino-americano Fidel Castro nas relações intercontinentais. 
Fidel  faleceu em Cuba aos 90 anos de idade, mantendo o controle do poder politico na ilha do caribe, desde que tomou o poder das mãos dos "Batistas" em 1959.
Com sérios problemas de saúde passou o comando do País para o irmão Raul Castro, que ficou determinando suas ordens de governo, com sua despedida vai andar agora com suas próprias pernas.
A morte de Fidel Castro, mereceu atenção da imprensa mundial, alguns denominando o estadista de um revolucionário democrático, outros o taxando de ditador impiedoso.
 A verdade é que Fidel Castro foi uma fortaleza viva na defesa do seu povo. Nem por isto deixou de cometer enormes absurdos. 
A grande maioria cubana chora sua morte, outros fazem intensas comemorações como alivio pelo óbito ocorrido com o compaheiro de Che Guevara. Sua trajetória de luta foi um exemplo de coragem contra o capitalismo selvagem imposto pelos EUA á outras nações do mundo. 
Seu grande erro foi a perpetuação do poder, sem oferecer a rotatividade aos seus compatriotas. 
As liberdades humanas foram bastante suprimidas, devido oe regime mão de ferro do governante. Todavia, os setores básicos da assistência coletiva
a população, sem deixar se expandir o patrimônio individual, foram ações de destaques e merecedoras de aplausos.
Outros o condenam por ter agido assim, obrigando muitos abandonarem Cuba.
Na nossa humilde ótica, Fidel Castro colheu o que plantou: amado por uns, odiado por outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário