No dia 05 de março de 1871, em Zamosc - Império Russo, nascia Rosa Luxemburgo, sendo filha do casal Eliasz Luxemburgo e Line Lowenstein.
Em virtudes de problemas financeiros, a família migrou para Varsóvia quando ela tinha dois anos de idade. Ingressa em um ginásio, onde concluiu os estudos, e apesar das excelentes notas obtidas, não recebeu a tradicional medalha de ouro destinadas as melhores alunas devido a sua atitude rebelde diante das autoridades escolares.
Ainda no ginásio, Luxemburgo entrou para o Partido do Proletariado. E se iniciou na vida política organizando uma greve geral, que resultou na morte de quatro líderes e na dissolução do partido.
Luxemburgo continuou a atuar em atividades revolucionárias, enquanto estudava economia política e direito. Obteve doutorado com a tese intitulada Desenvolvimento Industrial da Polônia.
Após fugir para a Suíça, para escapar de uma ordem de prisão, Luxemburgo começa a estudar na Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, ao lado de outras personalidades socialistas e o lituano Leo Jogiches, com quem manteve um longo relacionamento amoroso.
Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht e Wilhelm Piech, são presos e levados para interrogatório, sendo espancados até ficarem inconscientes. Ela foi baleada e jogada agonizante nas águas geladas de janeiro de Landwerkanal.
Os corpos de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, foram enterrados no cemitério central de Freidrichsfeld em Berlim. Todos os anos, socialistas e comunistas se reúnem no local, na segunda segunda feira de janeiro, para homenageá-los.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:
Postar um comentário