quarta-feira, fevereiro 24

ARTIGO - A CASA DO ESTUDANTE

 

A Casa do Estudante é uma instituição de apoio a estudantes do Estado do Rio Grande do Norte.
A Casa do Estudante foi construída em 1856, como o hospital de caridade para uma epidemia de cólera, função que manteve até a criação do hospital Juvino Barreto.
Para o período este foi um grande avanço, pois até meados do século XIX.
Natal não dispunha de qualquer tipo de edificação destinada ao abrigo de doentes. Porém como essa epidemia se alastrando pela cidade.
O Governo precisava afasta-los de alguma maneira, mesmo que fosse apenas para observa-los morrer.
Até 1914, o prédio também abrigou a Escola de aprendizes, artífices, embrião da futura Escola Técnica, quando a escola migrou para o prédio na Rio Branco.
Seu símbolo da resistência a ditadura tornou-o.
O espaço ideal para em 2019 o Governo do Estado rebatiza o prédio com o nome de um dos seus presidentes: Emanoel Bezerra dos Santos, que fora assassinado pelos militares em 1973.
Em 1956, o Governador Sílvio Pedrosa fundou a Casa do Estudante, onde durante o regime militar funcionava a base de resistência a ditadura, sendo várias vezes invadida por policiais da Delegacia de Ordem Pública e Social e metralhada durante a Intentona Comunista.
Obviamente a construção que está de pé hoje não é a mesma que foi levantada em 1856. Hoje diferente da Prefeitura de Natal, esta é uma casa que representa modestamente o ecletismo arquitetônico.
CHICO TORQUATO

ADENDO DO BLOG:
Tenho por este casarão da praça Lins Caldas, uma venerada admiração, tendo servido na época da década de 70 de abrigo por 3 anos e 6 meses da nossa estada na capital como estudante.
Guardo deste casarão, berço da cultura do estudante pobre do RN, principalmente dos nascidos no interior do estado, boas recordações e grandes amizades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário