sábado, fevereiro 27

ARTIGO - O ANJO DE HAMBURGO

 

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, nasceu em 05/12/1908, Rio Negro-Paraná, filha de pai português e mãe alemã, ainda criança foi morar com os pais em São Paulo.
Em 1930, Aracy casou-se com o alemão Johann Eduardo Ludwig Tess, com quem teve um filho Eduardo Carvalho Tess, mas cinco anos depois se separou, indo morar com uma irmã de sua mãe na Alemanha.
Por falar quatro línguas (Português, inglês, francês e alemão), conseguiu uma nomeação no consulado brasileiro em Hamburgo, onde passou a ser chefe da seção de passaportes. No ano de 1937 entrou em vigor, no Brasil a circular secreta que restringia a entrada de Judeus no país.
Na época, o país era governado por Getúlio Vargas que flertava com os alemães.
Aracy passou a omitir dos superiores qualquer informação que identificasse um requerente como Judeu. Ajudou incontáveis famílias a escapar da morte nos campos de concentração de Adolf Hitler, ficou conhecida como o Anjo de Hamburgo.
Em 1939, conheceu Guimarães Rosa, que depois se tornaria um dos maiores escritores brasileiros e havia sido transferido para Hamburgo, ela se apaixonou por ele, mesmo sabendo da transgressão da chefe de seção de passaportes.
Em 1982, Aracy Guimarães Rosa, foi laureada com a mais alta honraria para os não Judeus, que se arriscaram para proteger vítimas do Holocausto.
De volta ao Brasil, como os dois eram desquitados, só oficializaram a união na Embaixada do México, no Rio de Janeiro, em 1947.

O romancista dedicou-lhe "Grande sertão vereda", obra central na moderna Literatura brasileira. Aracy morreu aos 102 anos, no dia 28/02/2011 e foi enterrada no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, ao lado de Guimarães Rosa.

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário