sexta-feira, fevereiro 26

ARTIGO - FREI TITO

 

Tito de Alencar Lima, nasceu em Fortaleza-CE, no dia 14/09/1945, sendo filho de Ildefonso Rodrigues de Lima e Laura Alencar de Lima.

Estudou no Liceu do Ceará. Sua militância se iniciou na União Cearense de Estudantes Secundaristas, mudou-se para Recife, após ser escolhido como dirigente regional da região nordeste da Juventude Estudantil Católica (JEC).

EM 1966, ingressou no noviciado dos dominicanos em Belo Horizonte e fez profissão dos votos no ano seguinte.

Em 1968 mudou-se para São Paulo para estudar filosofia na Universidade de São Paulo (USP), e no mesmo ano foi preso por participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna após ser fichado pela polícia e se tornar alvo de perseguição da ditadura militar.

Foi preso pela segunda vez junto com outros dominicanos pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, e submetido a palmatória, choques elétricos e transferido para o presídio Tiradentes.

Após o período preso no presídio Tiradentes, Frei Tito foi levado para a sede da OBAN - local chamado por Maurício Lopes, torturador de "Sucursal do Inferno".

Pau-de-Arara, choques elétricos na cabeça, nos órgãos genitais, pés, mãos e ouvidos, socos, pauladas e palmatórias são apenas alguns dos métodos de tortura pelos quais Tito passou.

Uma noite no Pau-de-Arara, entretanto, foi o que levou o Frei a tentativa de suicídio. Em 13/01/1971, Tito foi deportado para o Chile, fugiu para a Itália em Roma, não teria encontrado apoio da igreja católica por ser considerado um frade terrorista.

No dia 10/08/1974, um morador dos arredores de Lyon encontrou o corpo do Frei Tito suspenso por uma corda.

Suspeita-se que Tito tenha cometido suicídio.

 CHICO TORQUATO

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário