Carlos Coimbra da Luz, nasceu no dia 04/08/1894, em Três Corações/MG, filho do Desembargador Alberto Gomes Coimbra da Luz e de Augusta Cesarina de Assis Coimbra da Luz.
Era neto materno de Cesário Cecílio de Assis Coimbra, um dos fundadores e primeiro prefeito da cidade mineira de Muzambinho/MG, e sobrinho neto paterno do senador e conselheiro do Império Joaquim Delfino Pinheiro Luz.
Formado em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, sendo nomeado mais tarde delegado de polícia e oito anos depois vereador da cidade de Leopoldina e elegeu-se como deputado federal pelo Partido Progressista
O Presidente Café Filho ficou inativo por motivo de doença. Assim Carlos Luz, como Presidente da Câmara dos Deputados, seria seu sucessor legal, e foi empossado em 08 de novembro.
Empossado como Ministro da Justiça por Eurico Gaspar Dutra. Carlos Luz foi o único candidato eleito para a Câmara dos Deputados, pelo Partido Social Democrático (PSD), e eleito Presidente da Câmara dos Deputados.
Entretanto, após as acusações de conspirações contra a posse do eleito Juscelino Kubitschek, sofreu um Impeachment três dias depois.Depois do seu Impeachment, Carlos Luz, teve uma atuação política ofuscada, foi mais uma vez eleito para a Câmara dos Deputados.
E, faleceu no dia 09/02/1951, no Rio de Janeiro, sepultado no cemitério São João Batista.
O Governador da Guanabara Carlos Lacerda, declarou luto oficial de três dias no Estado.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário