sexta-feira, setembro 4

Rogério Marinho faz apelo por transposição do São Francisco para amenizar seca no RN‏


Foto: Alexssandro Loyola

É cada vez mais grave a situação da seca nos municípios do Rio Grande do Norte. Esta semana, as cidades de Acari e Currais Novos, no Seridó, tiveram o abastecimento de água interrompido pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), isso após o Açude Gargalheiras atingir um volume que impossibilita a captação de água.
A caótica situação da crise hídrica potiguar motivou discurso do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) na Câmara nesta quinta-feira (03). O parlamentar fez um apelo ao governo federal para que as obras de transposição do Rio São Francisco sejam concluídas o quanto antes e criticou o fato da gestão Dilma Rousseff (PT) destinar recursos para diverso países enquanto falta dinheiro para alavancar projetos importantes para o Brasil.
“Nós nos deparamos com bilhões de reais que são jogados no ralo, em empréstimos nebulosos para países com viés político parecido com este Governo, enquanto têm faltado recursos para obras estruturantes na questão hídrica do Nordeste brasileiro. Precisamos urgentemente terminar a transposição do Rio São Francisco. Apenas 10% da obra foi terminada. Mas não faltou recurso para fazer viadutos e obras importantes em outros países do mundo”, disse Rogério.
O tucano disse ainda que fazia não apenas um “apelo”, mas um pedido para que o governo se “sensibilize e, agora, de forma emergencial, ajude os estados do Nordeste, mas façam o trabalho definitivo e terminal da transposição do São Francisco”.
Com a inserção neste momento de Acari e Currais Novos na relação do colapso, sobe para 11 a quantidade de municípios nesta situação no Rio Grande do Norte. Outras 35 cidades hoje estão em rodízio, ou seja, recebendo água de forma alternada, com o objetivo de racionar a água disponível. 
Assessoria de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário