sexta-feira, maio 22

Santa Cruz fortalece perfil turístico com Festa da Padroeira


Santa Rita de Cássia
Considerada por muitos a cidade com maior potencial turístico do Rio Grande do Norte, Santa Cruz comemora nesta semana seu ponto alto: os festejos de sua padroeira, Santa Rita de Cássia. Os eventos, a grande maioria religiosa, atraem turistas e nordestinos de diferentes cidades e até estados, devotos ou não da santa. 

Hoje (22), por exemplo, a cidade recebe o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Ele vai participar da celebração religiosa de encerramento da festa de Santa Rita. O santuário, localizado a 115 quilômetros de Natal, reúne peregrinos o ano inteiro em torno da estátua de Santa Rita de Cássia, de 56 metros, uma das maiores do mundo. Pousadas, restaurantes e comércio de produtos religiosos dinamizaram a economia local desde a construção do monumento religioso.

Nessa quinta-feira (21), desembarcaram na cidade o deputado federal Rafael Motta (PROS), integrante da comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, e os parlamentares estaduais Tomba Farias (PSB) e Ricardo Motta (PROS). "A festa a cada ano está melhor e mais bem organizada. Com ela, Santa Cruz demonstra seu potencial turístico e se coloca como uma referência no turismo religioso no Nordeste", acrescentou o parlamentar.  

A padroeira da cidade, conhecida pela solução das causas impossíveis, nasceu em 22 de maio, data em que os viajantes se encontram na cidade para a peregrinação. Desde 2013, o Ministério do Turismo já repassou mais de quatro milhões para implantar um teleférico ligando a matriz, no centro da cidade, até o alto de Santa Rita. A obra está em execução com a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros. O término está previsto para 2016.

Mais de 17 milhões de brasileiros viajaram motivados pela fé no ano passado. Algumas festas potiguares também atraem romeiros de outros estados. Além de Santa Cruz, Santana; de Caicó, Santa Luzia; de Mossoró; e Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas. A festa dos mártires de Cunhaú e Uruaçú, em São Gonçalo do Amarante, é outro exemplo da dimensão do turismo religioso no Rio Grande do Norte.

Blog de Túlio Lemos


Nenhum comentário:

Postar um comentário