quinta-feira, setembro 25

Cooperativa assuense afirma que precisará importar caju este ano

Praga afetou produção de caju na comunidadePraga afetou produção de caju na comunidade
ASSÚ - Presidente da Cooperativa dos Produtores de Novos Pingos (Coopingos), na comunidade rural homônima, em Assú, o dirigente Manoel Cristiano da Cunha não revela muita alegria ao constatar a proximidade da safra de caju deste ano.
Isso porque, segundo explicou, por conta da prolongada estiagem e da praga da Mosca Branca, a cooperativa perdeu mais de 80% de seu pomar de cajueiros.
Diante de tal realidade, registrou o dirigente cooperativista, a entidade já sabe que haverá necessidade de adquirir noutros centros a matéria-prima necessária para a sua produção. Manoel Cristiano frisou que a recuperação do pomar será trabalhada pela cooperativa, porém destacou que essa é uma ação de médio e longo prazos. 
Ou seja, para garantir a produtividade deste ano é preciso importar o pedúnculo do caju.
Ele confirma que hoje sem a matéria-prima disponível as atividades da Coopingos se encontram praticamente interrompidas.

Produção deve ser retomada em 15 dias
Diante da interrupção da produção, há a expectativa de que dentro de aproximadamente 15 dias o produto já poderá ser adquirido para que o trabalho seja retomado. 
O dirigente adiantou que já colheu informações de que, por exemplo, em Apodi e proximidades, as plantações de caju estão bastante promissoras.
"Fico feliz em saber que principalmente na região de Apodi já tem bastante castanha, e estaremos indo buscar lá uma carrada de castanha na próxima semana", declarou Manoel Cristiano. A Coopingos é uma das entidades produtivas do Estado detentoras da certificação de Comércio Justo (Fair Trade).

CAPACITAÇÃO
O presidente da entidade ressaltou que todo o trabalho de preparação para que os produtores rurais da comunidade pudessem ampliar o raio de atuação da cooperativa, através das exportações promovidas pela certificação, qualificaram os associados a oferecerem ao mercado interno um produto de melhor qualidade e produzido dentro dos padrões ecologicamente e socialmente corretos.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário