sexta-feira, dezembro 27

Primeira mulher eleita da América Latina dá nome à sede do Executivo municipal de Lajes

LAJES - A sede do Poder Executivo municipal da cidade de Lajes, região Central do Estado, está sendo oficialmente batizada. Através da Lei nº 594/2013, a estrutura onde a administração municipal está instalada passou a se chamar Palácio Alzira Soriano. Com data de 2 de dezembro corrente, a lei é referendada pelo prefeito BenesLeocádio (PMDB) e pelo secretário de Administração da Prefeitura, Eugênio Rodrigues da Silva.
A homenageada foi a primeira prefeita eleita de toda a América Latina. Ela conquistou o mandato de prefeita de Lajes em 1928 com 60% dos votos válidos e foi tema de reportagem especial pelo jornal The New York Times, dos Estados Unidos. O periódico atribuiu a eleição da primeira mulher na América Latina à influência do movimento sufragista americano no Brasil. Seu nome completo era Luíza Alzira Soriano Teixeira.
Ela nasceu em 29 de abril de 1897, na cidade de Jardim de Angicos, falecendo nesta mesma cidade em 28 de maio de 1963. De acordo com registro do Wikipédia, Alzira Soriano disputou e venceu, em 1928, aos 32 anos, as eleições para prefeito de Lajes, pelo Partido Republicano. 
O texto bibliográfico ressalta que a distância no tempo não é apenas grande entre Alzira e Dilma Rousseff, primeira presidenta do Brasil, mas entre ela e todas as outras mulheres que assumiram cargos executivos no país.

Retrospecto mostra crescimento da mulher na política
O retrospecto mostra a eleição de mulheres para a ocupação de importantes cargos na recente história política do país. A primeira prefeita eleita para uma capital, Maria Luíza Fontenele, de Fortaleza, que tomou posse 57 anos depois de Alzira, em 1986. 
A primeira governadora, Iolanda Fleming, do Acre, em maio do mesmo ano. A primeira prefeita da maior cidade do país, Luíza Erundina, em 1989. "Alzira foi uma mulher à frente de seu tempo, que empurrou a história do Brasil para frente, toda a evolução da participação da mulher na política brasileira nasce com a ousadia dela", destaca o Wikipédia.
Na época em que se candidatou, a prefeita passou por preconceitos e diversos tipos de insultos. De acordo com o livro "Dicionário das Mulheres do Brasil", ela ouviu ser prostituta quem entrava na política, pois mulher de família não poderia ser votada. 
A administração da primeira prefeita do Brasil foi tida como competente e íntegra, resultando em construções de novas estradas: uma delas é a ligação entre Cachoeira do Sapo e Jardim de Angicos. Ela também fez escolas e cuidou da iluminação pública a motor.

RENÚNCIA
Alzira Soriano ficou apenas um ano no cargo, pelo então Partido Republicano. Em 1930, descontente com a eleição de Getúlio Vargas para a Presidência da República, ela deixou a função. Apenas dois anos depois disso, em 1932, mulheres conquistariam o direito de votar. Em 1947, voltou a exercer um mandato de vereadora do município de Jardim de Angicos, cargo para o qual foi eleita três vezes.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário