domingo, dezembro 29

Oposição cataloga vitrines para a campanha


Brasília (AE) - Ainda faltam dez meses para as eleições presidenciais, mas o tempo é curto nas campanhas dos principais candidatos, especialmente para encontrar e consolidar marcas que seduzam os eleitores. No Palácio do Planalto, as apostas já foram feitas: Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida, e Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec). Do outro lado da disputa, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o senador tucano Aécio Neves (MG), têm resultados locais para proclamar, mas precisam mostrar que podem acrescentar algo ao que já foi feito no plano federal.
alberto leandro
Preocupação de Campos, no momento, é viabilizar candidatura e consolidar aliança políticaPreocupação de Campos, no momento, é viabilizar candidatura e consolidar aliança política

Na campanha de Campos, a área social ainda é uma estratégia para o segundo tempo. Por enquanto, a maior preocupação do governador tem sido se apresentar como candidato viável para a área econômica. Ainda assim, seus correligionários apostam nos resultados obtidos em Pernambuco para mostrar, também nessas questões, o slogan de que é possível fazer melhor. Pernambuco foi um dos Estados que teve maior avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também tem, hoje, a menor taxa de mortalidade infantil do Nordeste - apesar de ainda ser o 12º no país.

A aposta do PSB é em programas como o Mamãe Coruja, que reúne ações de sete secretarias para monitorar grávidas e bebês recém-nascidos desde a concepção. E ideias como a do intercâmbio que manda, anualmente, os melhores alunos da rede pública para uma temporada no exterior, em uma espécie de programa Ciências sem Fronteiras do ensino médio.  "Pernambuco tem metas para saúde, educação, segurança com avaliações semestrais; 90% do ensino médio é em tempo integral", afirma o deputado federal Beto Albuquerque, um dos coordenadores, ainda informais, da campanha do governador. "A aposta do Eduardo é na juventude."
No lado tucano, Aécio Neves deu o ponto de partida no seu discurso social ao apresentar o projeto de lei que inclui o Bolsa Família na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) - o que transformaria o programa em uma política de Estado. Frequentemente acusado de taxar o Bolsa Família de esmola, o PSDB começa sua campanha na área mostrando não apenas que é um defensor, mas reivindicando a paternidade do programa.

"Quem criou o Bolsa Família foi o prefeito tucano José Roberto Magalhães, de Campinas", defende o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), um dos coordenadores da campanha de Aécio. O antigo Bolsa Escola, que desaguou no Bolsa Família, foi idealizado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) quando era reitor na Universidade de Brasília. O programa foi implantado por Cristovam quando era governador, ainda pelo PT, em 1995, cinco dias depois do programa de Campinas. O foco da campanha social de Aécio, no entanto, não será a briga pelo Bolsa Família. A ideia dos seus coordenadores de campanha é mostrar que o senador sabe gerir melhor do que os adversários. 

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário