domingo, fevereiro 14

ARTIGO - PADRE VICTOR - EXEMPLO DE VIDA

 

Francisco de Paula Victor, nasceu na cidade de Campanha/MG, em 12/04/1827, filho da escrava Lourença Maria de Jesus, na fazenda da Senhora Mariana de Santa Barbara, sua madrinha e educadora.
Francisco cresceu, sempre admirado e amado por todos. Era um garoto robusto, cheio de saúde e obediente. O seu caráter piedoso fazia-o espelho para os demais. Tendo sido extremamente pobre, nunca abandonou a modéstia e disciplina.
Acredita-se que ele não tenha sido criado como cativo, pelo fato de sua madrinha a Senhora Dona Mariana, proprietária da fazenda ter sido abolicionista.
Ainda jovem Francisco aprendeu o ofício de alfaiate, mais aos 21 anos de idade, sentiu um outro desejo: o de ser padre.
Assim aproveitando a visita a sua cidade de D. Antônio Ferreira Viçoso bispo de Mariana, o jovem alfaiate foi ter com ele, confessando-lhe o desejo e a sua vocação religiosa.
Dom Viçoso, nada mais fez senão animá-lo no digno propósito de tornar-se sacerdote, e o aconselhou a estudar latim e música, ajudado por sua madrinha e Senhora, Victor dedicou-se com muita perseverança, no início com dificuldades, mas em poucos meses de dedicação já dominava ambas as matérias.
Francisco de Paula Victor foi ordenado por D. Viçoso aos 24 anos de idade, e durante 53 anos de ininterrupta atividade, Padre Victor foi pároco da igreja de Nossa Senhora da Ajuda da cidade de Três Pontas, nunca deixando os fiéis sem a celebração da missa dominical.
No dia 23/09/1905, Padre Victor faleceu, ficando insepulto por três dias exposto a visitação pública.

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário