sexta-feira, outubro 20

RETROSPECTIVA HISTÓRICA


A corrupção (também) veste farda

O repórter Aguirre Talento comenta sobre algumas das centenas de casos de desvio de dinheiro público dentro das Forças Armadas investigados pelo TCU

REDAÇÃO ÉPOCA
Podcast da semana (18/10/2017): A corrupção (também) veste farda (Foto: Domicio Pinheiro/Estadão Conteúdo)
Podcast da semana (18/10/2017): A corrupção (também) veste farda (Foto: Domicio Pinheiro/Estadão Conteúdo)

Muitos – desde cidadãos comuns até políticos – defendem uma nova intervenção militar no Brasil. O argumento de quem pede pela volta das Forças Armadas ao poder é o de que “não havia corrupção” na época da ditadura e os militares poderiam “dar um jeito” no Brasil. Registros da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, porém, mostram que não é bem assim.
ÉPOCA teve acesso exclusivo às investigações em andamento no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre irregularidades encontradas na Aeronáutica, no Exército e na Marinha. São mais de 300 casos analisados pela reportagem, sendo 255 processos pelo crime de peculato e 60 por corrupção ativa ou passiva.
No podcast desta quarta-feira (18), o repórter Aguirre Talento, de Brasília, comenta sobre algumas das centenas de casos de desvio de dinheiro público dentro das Forças Armadas e os processos que estão em andamento no Tribunal de Contas da União (TCU). O assunto também é capa da edição de ÉPOCA desta semana, em “A corrupção de farda”.Capa edição 1008  (Foto: Época )Adendo do blog: Isto nunca deixou de existir neste país que é explorado desde seu descobrimento. O golpe de estado dado pelos militares em 1964, apenas inibiu a corrupção desenfreada.  
Tem gente hoje querendo a volta da ditadura assim como tem os que defendem a volta de Lula. Estes segmentos todos que desejam este retrocesso tiveram imensos beneficios durante os dois periodos. 
Dizer que na ditadura não existiu corrupção é pura balela. 
A diferença é que na democracia o cidadão simples, pode botar a boca no trombone, escrachar os corruptos, criticar o sistema de poder etc e tal. 
Na ditadura quem abre o bico vai pra peia, apanhar de chicote ou baioneta, preso, exilado, desaparecido do cenário dos vivos para morar no reino dos mortos. 
Assim foram trucidados muitos nacionalistas,  sofreram com a pecha de subversivos, comunistas, quinta colunas e outros pejorativos deprimentes em nome da ordem pública. 
Essa é que é grande verdade, desta retrospectiva histórica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário