segunda-feira, setembro 25

Governador destaca ações no setor agrícola em evento de apresentação da Festa do Boi 2017

Fotos: Demis Roussos
O governador Robinson Faria participou, na manhã desta segunda-feira (25), do café da manhã de apresentação da 55ª edição da Festa do Boi, uma das maiores feiras de agropecuária do Nordeste. O evento foi promovido pela Associação Norte-Rio Grandense de Criadores (Anorc) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e contou com a presença de produtores rurais e associações do setor agrícola, além de representantes das pastas do Estado ligadas ao setor.
Na ocasião, Robinson ressaltou que nunca se investiu tanto no campo do agronegócio como na atual gestão. “Estamos em meio a uma crise econômica, temos a seca que assola o povo nordestino há sete anos seguidos e nada disso nos limitou. Estamos enfrentando as adversidades para fortalecer o homem do campo, fortalecer a agropecuária, fortalecer o agronegócio. Seguimos investindo, fomentando, injetando recursos, acreditando e valorizando o produtor rural do RN”, disse o chefe do Executivo Estadual.
Além disso, o governador lembrou que o Estado conta com representantes técnicos nas pastas estaduais que compõe o setor, como a Sape, Idiarn e outras. Robinson destacou, ainda, os investimentos que o governo vem fazendo no setor, como a Lei das Queijeiras, a carcinicultura e o trabalho em torno do acesso de crédito facilitado aos produtores. “Vamos buscar mudar a lei de acesso ao crédito para que o pequeno produtor possa chegar à Festa do Boi, por exemplo, e poder aplicar os recursos no fortalecimento do seu trabalho”, contou.
Robinson também ressaltou os investimentos na perfuração de poços, adutoras, programas de acesso a água, dessalinizadores, licenças ambientais e os dados positivos na vacinação de rebanhos que chegou aos 97% de cobertura, meta histórica para o estado.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Guilherme Saldanha reforçou o coro do governador e destacou a busca por alternativas para estimular a produção agrícola do RN. “Temos buscado inspiração em outros estados de ações que deram certo e estamos aplicando no Rio Grande do Norte e tem dado resultados positivos”, disse.
Sobre a Festa do Boi, o titular da Sape falou da parceria do governo com o evento. “A festa beneficia todos os produtores rurais do estado e estamos trabalhando para fazer com que eles se ocupem e voltem para casa satisfeitos. Então nossa expectativa é de mais uma grande edição”, revelou.
Já o diretor da Anorc, Marcelo Passos, falou sobre a importância da festa. “Temos o melhor evento do Nordeste sendo sediado aqui e eu tenho dito sempre que a colaboração do Governo do Estado vai de encontro ao que a gente precisa, que é, entre outras coisas, a valorização e o reconhecimento dessa Feira, que é de suma importância para o Rio Grande do Norte”.
A Festa do Boi acontece de 7 a 14 de outubro, com novidades na programação que incluem rodeio e a prova de três tambores. A edição deste ano conta, ainda, com exposições, leilões, atrações musicais e outras ações. A expectativa é de um público de 400 mil visitantes e mais de R$ 50 milhões em negócios.
Blog - BG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário