quarta-feira, janeiro 21

IPVA tem redução média de 3,7% no Estado

As alíquotas do imposto variam de 1% a 2,5%, conforme o tipo de veículo. A frota do Rio Grande do Norte atualmente é de 1.045.058 veículos, segundo dados atualizados do Detran.
A frota do Rio Grande do Norte atualmente é de 1.045.058 veículos, segundo dados do Departamento de Trânsito – Foto Ednilto Neves
A frota do Rio Grande do Norte atualmente é de 1.045.058 veículos, segundo dados do Departamento de Trânsito – Foto Ednilto Neves
Em comparação com o ano passado, o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teve uma redução média de 3,7% neste ano, no Rio Grande do Norte. As alíquotas do imposto variam de 1% a 2,5%, conforme o tipo de veículo.
A informação é do subdiretor de Controle de IPVA da Secretaria Estadual de Tributação, Ben-Hur Soares, que calcula uma arrecadação de R$ 270,5 milhões. “Esta previsão representa um aumento de 9,66% em relação ao ano de 2014″, afirma Soares.
A frota do Rio Grande do Norte atualmente é de 1.045.058 veículos, segundo dados atualizados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
DESCONTOS
O IPVA poderá ser pago em até três parcelas. O imposto somente será parcelado se o valor total do débito for maior ou igual a R$ 100,00. As datas de vencimento das parcelas variam de acordo com a terminação da placa do veículo. Quem pagar à vista terá 5% de desconto no valor do imposto. As regras foram definidas em portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em dezembro.
O Detran informou que os proprietários recadastrados e sem débitos receberão pelos Correios um carnê contendo guias para pagamento do IPVA, taxa do Detran e seguro obrigatório. Depois de comprovados os pagamentos na rede bancária, o documento do veículo será enviado para o endereço do proprietário.
Os proprietários não recadastrados e com débitos devem se dirigir ao Detran ou Centrais do Cidadão para efetuar o recadastramento e receber as guias para pagar o licenciamento de 2015. O documento do veículo será recebido pelos Correios depois da quitação de todos os débitos. 
LOCAIS DE PAGAMENTO
O IPVA e taxas do Detran poderão ser pagos até o vencimento em qualquer agência bancária. Após o vencimento, somente nas agências do Banco do Brasil. Os proprietários podem também efetuar o pagamento nos correspondentes bancários.
Os proprietários de veículos correntistas do Banco do Brasil têm mais duas alternativas para efetuar o pagamento das taxas de licenciamento, IPVA e seguro. No site do Banco do Brasil e nos caixas de autoatendimento com os seguintes passos: pagamento, sem código de barra e IPVA e demais taxas do Detran.
As alíquotas do imposto no Rio Grande do Norte para ônibus, caminhões, cavalos mecânicos e veículos com capacidade igual ou superior a 3.500kg é de 1%. Motos e similares com potência até 200 cilindradas está em 2%, Já para automóveis, caminhonetes, micro-ônibus, embarcações recreativas e esportivas, e qualquer outro veículo que não se enquadre no item anterior, inclusive buggs, Jet-ski, aeronave é de 2,5%. (Com informações do Portal G1 RN)
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário