quinta-feira, janeiro 22

PTB IGNORA O PDT E QUER SE APOSSAR DO TRABALHISMO DE BRIZOLA




http://www.flb-ap.org.br/wp-content/uploads/2011/09/charge1.jpg
Carlos Newton

Desde a morte de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, o PDT foi se transformando num partido cada vez mais subalterno e omisso. A consequência desse comportamento já se faz sentir, e agora o PTB tenta assumir o legado trabalhista do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Esta quinta-feira, 22 de janeiro, na Assembléia Legislativa fluminense, em homenagem póstuma a mais um aniversário de nascimento do lendário político gaúcho, o PTB faz o lançamento oficial do Movimento Trabalhista Leonel Brizola.
É claro que Brizola merece todas as homenagens. Onze anos após sua morte, ainda não apareceu nenhuma liderança que pudesse ocupar o espaço do Trabalhismo, que ficou literalmente vago e desperdiçado pelo PDT.
A proposta de fazer com que ressurjam os ideais dessa corrente política é encabeçada pela deputada federal Cristiane Brasil, presidente nacional do PTB, pelo deputado estadual Marcus Vinicius, presidente regional, e por Jecy Sarmento, assessor de Brizola por décadas e que acaba de completar 90 anos.
E ROBERTO JEFFERSON?
É claro que o inspirador dessa guinada do PTB chama-se Roberto Jefferson, que continua preso e teve de transferir para a filha Cristiane a presidência nacional da legenda. E a iniciativa demonstra que o senso de oportunismo político de Jefferson continua afiado.
O fato é que o PDT não tem feito o devido uso do Trabalhismo, que representa uma vertente ideológica moderna e de grande eficácia, por permitir a convivência harmônica das melhores teses do Capitalismo e do Socialismo. Não há dúvida de que a obra de líderes como Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro foi abandonada pelos dirigentes pedetistas, que se tornaram linha auxiliar do PT. Portanto, não deve causar surpresa a intenção do PTB, ao resolver ocupar o espaço vazio. Faz até sentido, porque desde o início de sua carreira, Brizola sempre foi petebista.
Mas é claro que agora fica faltando o novo PTB demonstrar que realmente pretende se tornar trabalhista, passando a adotar entusiasticamente as teses do sociólogo e senador gaúcho Alberto Pasqualini, o grande ideólogo do antigo PTB. Enquanto isso não acontecer, todos têm direito de duvidar dos propósitos do Movimento Trabalhista Leonel Brizola. Eis a questão.
Fonte: Tribuna da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário