terça-feira, julho 30

AVANÇAR É SEMPRE PRECISO

É óbvio que a adjetivação ótima, sempre é melhor do que bom e o regular melhor do que ruim.

Neste sentido vejo uma panacéia negativa que tentam alguns próceres da midia regional em relação ao IDH de Carnaubais, nosso municipio em 50 anos da sua história administrativa tem apenas 8 anos e 7 meses de responsabilidade administrativa sob a égide de Luizinho Cavalcante.

 Convém salientar que Carnaubais já ostentou uma trajetória mais favorável em 2.000, quando Luizinho assumiu a prefeitura das mãos de Nelson Gregório a situação administratriva de Carnaubais era satisfatória, seu IDH tinha outro perfil, a transferência de condições do gestor anterior, deu pra fazer um mandato mais operoso, com mais obras e realizações.

 Luizinho pecou muito no relacionamento, com graves equivocos de comportamento, acreditamos que esse fator contribuiu bastante pra sua derrota quando tentou se reeleger naquela ocasião.

O periodo de 2.004 a 2008 foi desastroso em todos os aspectos, atraso de pagamento de servidor, obras paralisadas, nada funcionava a contento.

Luizinho no 1º mandato teve sua trajetória de governo interrompida, de 2004 a 2.008, sendo este um periodo cruciante do ponto de vista do avanço e do progresso, tendo Luizinho se desdobrado pra colocar as coisas em ordem quando retornou ao poder no segundo mandato.

 Dr, Zenildo devolveu de bandeja o poder a Luizinho, apenas com uma diferença, transferiu um calabouço de problemas, municipio inadiplente no CAUC, sem crédito interno e externamente, fornecedores com empenhos atrasados, mil e uma dificuldades pra Luizinho realizar seu segundo exercício. 

O gestor atual tem apenas 7 meses de um terceiro exercício, enfrentou desde o segundo mandato uma crise sem precedência na história dos municipios, recursos federais sendo sempre diminuidos, obrigando o governo federal a fazer todo tipo de maquiagem pra controlar as finanças públicas, chegando sempre com um certo retardo na base municipalista.

Somos favorável ao pensamento positivo, queremos que Carnaubais avance, avance e conquiste mais, todavia querer rotular Luizinho pelo o atraso e subdesenvolvimento de alguns setores da nossa vida politica, administrativa e econômica é maldade pura de quem assim o fizer.

 Carnaubais já foi o 12º municipio em área geografica, dois municipios ja se criaram, Serra do Mel e Porto do Mangue, é natural que nossos indicadores econômicos e sociais estejam em ordem decrescente, è preciso muita competência e responsabilidade pra equilibrar as finanças.

 Contudo, Luizinho tem um comportamento que não vejo em nenhum dos gestores do estado, não desejo ferir nenhum, mas meu conterrâneo é desprovido de vaidade, leva uma vida simples, é prefeito pela 3ª vez e não vejo falar em corrupção feita por ele, na região só perde pra Abelardo,  que com 5 mandatos conquistados tem uma melhor avaliação.

Atualmente 48 municipios do estado estão abaixo das nossas condições, na região não dá pra acompanhar os passos de Macau, Pendências e Alto do Rodrigues que recebem jornadas dos royalties bem superiores, perder pra Porto do Mangue por 1 ínfimo percentual, não nos desqualifica pelo o acúmulo de compromissos herdados em 50 anos de emancipação.

Mas quem governa recebe o bônus do que faz e o ônus do que deixou de fazer, nem por isso, quem tem responsabilidade administrativa deixa de lutar por coisas melhores e Luizinho com certeza é um desses abengados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário