Foto: João Gilberto
A Assembléia Legislativa realiza nesta segunda-feira(10) sessão solene em homenagem aos 30 anos do Centro Suvag (Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina) no Rio Grande do Norte.
Evento é uma iniciativa da deputada estadual Márcia Maia(foto) e irá acontecer no auditório Clóvis Motta, a partir das 10 horas.
Conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e contando com diversas parcerias, o Suvag realiza gratuitamente um trabalho de extrema importância na área de saúde auditiva.
Ele atua no diagnóstico, prevenção, reabilitação e ainda faz o acompanhamento dos adolescentes com diagnóstico de surdez no mercado de trabalho.
O Centro Suvag funciona no bairro de Nazaré e foi criado em 1981 por dois pais de crianças com problemas auditivos.
Suvag é uma silga e significa Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina. O método verbotonal foi concebido na década de 50 pelo ioguslavo Peter Guberina, lingüista, foneticista e professor de línguas estrangeiras, para ensinar crianças surdas a falar independente do grau de surdez detectado.
O Centro Suvag do RN, um dos 12 presentes no Brasil, desenvolve o programa de diagnóstico “teste da orelhinha” em bebês recém-nascidos e faz o acompanhamento.
"É uma instituição ímpar em nosso Estado. Acompanho o trabalho do Suvag há algum tempo e me sinto honrada em ter a oportunidade de homenagear uma entidade que promove a igualdade e luta para oferecer qualidade de vida às pessoas", diz a deputada Márcia Maia.
Postado por Oliveira Wanderley
Nenhum comentário:
Postar um comentário