sábado, maio 29

ARTIGO - O MAJOR TEODORICO BEZERRA

 

Teodorico Bezerra, nasceu em Santa Cruz/RN, no dia 23/07/1903, sendo filho de José Pedro Bezerra e Ana Bezerra de Souza, foi um líder político do Rio Grande do Norte, considerado um típico coronel do nordeste em pleno século XX.
Serviu ao Exército, no 21° Batalhão de Caçadores, em Natal/RN, onde permaneceu de 1923 a 1924, quando chegou até a graduação de cabo, o título de Major, apareceu depois, quando militava na política. Era sobrinho do coronel Ezequiel Bezerra.
Fez sucesso na política, deputado estadual, deputado federal por quatro mandatos. No ano de 1960 apoiou Aluízio Alves e monsenhor Walfredo Gurgel para governador e vice, respectivamente ambos eleitos.
Dois anos mais tarde o major acostumado a vencer, obteve sua primeira derrota na política, não conseguiu se eleger Senador da República, perdendo a disputa para o ex-aliado monsenhor Walfredo Gurgel.
Por razão de ter perdido a eleição, respondeu ao ser indagado por Raimundo Alves de Souza. Fiz tudo para ter o padre como companheiro de disputa das vagas no senado, porém esqueci que tem mais capelas, igrejas e santuários do que diretórios do PSD.
E o padre teve mais votos do que eu.
Pouco tempo depois, assumiu o cargo de vice-governador, na vaga deixada por monsenhor Walfredo Gurgel, eleito senador.
Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do.
O major Teodorico Bezerra, morreu no dia 05/09/1994 em Natal, Capital do Estado.

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário