quinta-feira, abril 26

Resgate da cultura Literatura de Cordel é foco de segundo módulo de formação do Proler

O encontro aconteceu no auditório Angélica Moura, e teve como ponto principal da discussão o uso da literatura de cordel para o incentivo da leitura e do interesse dos estudantes por esse gênero literário

O objetivo do programa e reduzir o analfabetismo, além de promover inclusão social

Na manhã desta quarta (25), a Secretaria de Educação do RN promoveu o segundo módulo da formação continuada do Proler/2018. O encontro aconteceu no auditório Angélica Moura, localizado na sede da SEEC, e teve como ponto principal da discussão o uso da literatura de cordel para o incentivo da leitura e do interesse dos estudantes por esse gênero literário.
A abertura do evento contou com uma apresentação cultural de Célia Maria de Melo, contadora de histórias e cordelista, que trouxe seus versos para inspirar os mediadores de leitura. “O cordel é um gênero literário genuinamente nordestino. Nossa expectativa é evidenciar esse tipo de escrita e voltar o interesse para ele, seja aqui no evento ou seja em sala de aula”, afirmou Erileide Rocha, coordenadora do Núcleo do Livro, da Leitura e da Biblioteca (NULLB).
Na oportunidade, o professor Ladmires Carvalho, vencedor das Olimpíadas de Língua Portuguesa e vinculado à rede estadual de ensino há 28 anos, ministrou a palestra “Pelos Caminhos do Cordel: encantamentos e tramas pedagógicas em jogo”, que tratou do uso desse gênero literário em sala de aula.
De acordo com a professora Rejane Alves, mediadora de leitura da Escola Estadual Passo da Pátria, que acompanha as formações do Proler desde os primeiros anos do programa, esse tipo de encontro proporciona aos profissionais de leitura um momento de reflexão que só traz benefícios para os estudantes. “Venho aqui em busca de algo novo para meus alunos. Nunca utilizei a literatura de cordel, mas agora, com esse incentivo, com certeza vou experimentar”, completou.
A programação do evento também contou com a realização do III Seminário de Literatura Infanto Juvenil e com uma discussão sobre as práticas literárias na biblioteca tendo como tema “Como escrever um cordel”.
Saiba mais
Desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar através do NULBB, o curso de formação do Proler/2018 tem como tema “O poder da Biblioteca na consecução dos objetivos de aprendizagem” e tem como objetivo fomentar e refletir sobre as práticas pedagógicas de incentivo à leitura através da formação continuada de professores que atuam em bibliotecas e/ou como mediadores de leitura.
A formação é dividida em 8 módulos, totalizando 40 horas de carga horária. O curso é voltado para professores, regentes de biblioteca, mediadores de leitura, articuladores pedagógicos, gestores escolares, assessores pedagógicos e técnicos pedagógicos das Secretarias Municipais e das Diretorias Regionais de Educação do RN.
Os cursos de formação dos mediadores de leitura na escola e na biblioteca do Proler fazem parte das ações do projeto RN Mais Leitor e integra o RN alfabetizado, um dos programas prioritários da Secretaria de Educação e Cultura do RN. O objetivo do programa e reduzir o analfabetismo, além de promover inclusão social.

Cronograma dos próximos módulos:
Modulo III – 30 de maio
Módulo IV – 25 de julho
Módulo V – 29 de agosto
Módulo VI – 26 de setembro
Módulo VII – 31 de outubro
Módulo VIII – 28 de novembro

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