quinta-feira, setembro 26

Novo parque eólico em João Câmara ampliará oferta de energia

Rio Grande do Norte abriga o maior potencial eólico do país, sendo detentor de 31% de toda a energia comercializada nos leilões.

Marília Rocha,

O potencial de energia eólica no Rio Grande do Norte será ampliado com a inauguração do Complexo Asa Branca, em João Câmara. O complexo recebeu investimentos de R$ 600 milhões e contou com um financiamento de R$ 450 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). 
Inaugurado nesta quarta-feira (25), os seis parques que compõem o complexo gerarão 160 MW de energia, o suficiente para abastecer 300 mil residências, número proporcional ao de uma cidade como Natal. 
De acordo com o Governo do Estado, o Rio Grande do Norte dispõe de uma rede eólica com 13 parques eólicos em funcionamento, e que até 2016, o estado terá outros 98, sendo 90% deles concluídos até o final de 2014. 
O diretor-Presidente da Chesf garantiu o escoamento da produção. "Acredito que até o mês de maio de 2014 todas as linhas de transmissão do Rio Grande do Norte estarão em funcionamento".
O Complexo Asa Branca está localizado em uma área conhecida por ter um dos melhores ventos do mundo, devido ao encontro das águas frias do Oceano Atlântico com o tempo quente e seco do interior do Nordeste. O projeto é o terceiro da ContourGlobal no país. Foram gerados mais de 600 empregos diretos, além de projetos sociais, como o programa de educação ambiental com atendimento a cerca de 3.500 pessoas em João Câmara.
O Rio Grande do Norte abriga o maior potencial eólico do país, sendo detentor de 31% de toda a energia comercializada nos leilões, à frente da Bahia com 25% e Ceará com 16%.

Fonte: Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário