Os policiais civis e servidores do ITEP se concentram em frente à Governadoria a partir das 11h. As categorias depositam toda expectativa na reunião com o Governo prevista para iniciar às 12h, visto que sensibilizaram até mesmo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, na última sexta-feira, quando entregaram ao representante do Governo Federal um diagnóstico preocupante da crise da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, documento este elaborado por vários segmentos da área, com expressiva contribuição do SINPOL.
A audiência com o Governo, solicitada pela comissão parlamentar presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, será coordenada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, e contará ainda com a participação da deputada federal Fátima Bezerra, além de vários deputados estaduais que integram a comissão. Fátima, que esteve sábado 24 com a governadora Rosalba Ciarlini, esteve nesta manhã no SINPOL, buscando mais informações a respeito das pautas e ressaltou total apoio às categorias na intermediação junto ao Governo.
Os representantes dos policiais civis e servidores do Itep levarão o documento que conta com fotos e dados estatísticos, além de sugestões de ações a serem implementadas no estado, a fim de reduzir os altos índices de violência. Foi elaborado por uma comissão formada na Audiência Pública da última quinta-feira, na Assembleia Legislativa do RN, proposta pela deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Márcia Maia. Traz assinaturas de representantes da ABM, Assesp, ACS/PM, Adepol, Fecnat, Aspra PM, Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania.