domingo, junho 13

ARTIGO - JOSÉ SARNEY

 

José Sarney de Araújo Costa, nascido José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, nasceu em Pinheiro/MA, no dia 24/04/1930, sendo filho de Sarney de Araújo Costa e Kiola Ferreira de Araújo Costa.
Descendente de uma tradicional família do Estado do Maranhão formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, participou da política estudantil, foi Presidente da União Maranhense dos Estudantes.
Sarney iniciou sua carreira política como suplente de deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN), sendo reeleito para mais um mandato. Em outubro de 1965 foi eleito Governador do Maranhão, deixando o cargo antes do fim do mandato para candidatar-se a Senador pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), Partido do Governo.
Em 1971 eleito Senador e desde os primeiros momentos engajou-se no movimento contra o AI-5, reeleito para o Senado, logo que assumiu o cargo, foi eleito para Presidência Nacional da Arena, após a abertura política que legalizou a pluralização dos partidos, participou da fundação do Partido Democrático Social (PDS), sucessor da Arena.
Durante a abertura política Sarney foi indicado como candidato a Vice-presidente na Chapa de Tancredo Neves, que foi eleito por um Colégio Eleitoral contra a Chapa de Paulo Maluf.
Em razão da doença de Tancredo Neves, Sarney assumiu a Presidência do Brasil em caráter interino e foi confirmado no cargo após a morte de Tancredo em abril de 1985.
Além de uma longa carreira política, com o maior tempo de mandato no Senado Federal, Sarney é também escritor.
Já publicou poemas, romances e crônicas.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário