terça-feira, junho 22

ARTIGO - A CARTA DE RODOLFO FERNANDES

 

Esse documento foi encontrado pelo professor, Jornalista e escritor sergipano Robério Santos, que é um entusiasta do assunto e tem seis livros publicados sobre o cangaço.
O pesquisador afirmou que adquiriu alguns recortes de jornais e outros materiais de uma idosa que mora no Rio de Janeiro e que prefere manter sua identidade em sigilo, mas que é ligada a história do cangaço.
Ela tinha essa carta a muito tempo, mas não conhecia a importância dela, até porque estava endereçada a Lampião.
Na mensagem, o prefeito de Mossoró Rodolfo Fernandes, recusa o pedido por 400 contos de réis, feito por Lampião e diz que a cidade está preparada para responder "a altura" ao ataque dos cangaceiros.
A carta deverá ficar exposta no salão dos grandes atos, no Palácio da Resistência, que era a casa do Prefeito e hoje sede da Prefeitura Municipal.
Outra missiva foi escrita e assinada pelo próprio Lampião, também respondida pelo Prefeito. Ninguém sabe o paradeiro da carta original de Lampião nem o paradeiro da última resposta.
Segundo os estudiosos, no dia 13 de junho quando começou uma troca de tiros durante cerca de duas horas com os moradores resistentes.
O bando acabou fugindo, deixando para trás homens feridos, como o cangaceiro Jararaca, que foi preso, morreu e foi sepultado em Mossoró.
O Prefeito que tinha saúde fragilizada,. morreu meses após o ataque.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário