Em nota, PCdoB classificou a postura do jornalista como “tresloucada”, “típica dos que se nutrem de ódio". PT e PSOL se solidarizaram
Publicação de Alex Medeiros no Twitter despertou críticas de seguidores - Foto: José Aldenir / Agora RN
Pelo menos três partidos políticos anunciaram nesta quarta-feira 17 que vão procurar a Justiça ou o Ministério Público para denunciar possível prática criminosa do jornalista potiguar Alex Medeiros, colunista do jornal Tribuna do Norte. Em uma publicação que despertou críticas, o jornalista postou em seu perfil no Twitter a foto de uma pistola e sugeriu que a arma deveria ser apontada para “assaltantes e comunistas”, “não necessariamente nesta ordem”.
Em nota, o PCdoB classificou a postura do jornalista como “tresloucada”, “típica dos que se nutrem de ódio e que são incapazes de manter convívio democrático com quem pensa diferente”. O partido destacou também que “liberdade de opinião não se confunde com ameaça e incitação ao crime” e anunciou que vai protocolar uma notícia-crime contra o jornalista e colunista. Além do PCdoB, o PSOL também disse que adotará medidas legais contra Alex Medeiros. Em nota, a legenda enfatizou que “a liberdade de imprensa não confere a ninguém o direito à propagação de ódio e incitação de violência física”. O PSOL afirmou que entrará com representação no Ministério Público visando apurar possível prática do crime previsto no art. 286 do Código Penal (incitação ao crime). Outro partido de esquerda, o PT, também se manifestou. O diretório do partido em Natal enfatizou que a atitude de Alex Medeiros “vai de encontro aos que pensam, lutam e defendem a democracia e tem como valor inviolável o respeito às pessoas, partidos e organizações com pensamentos diferentes dos seus”. “A liberdade de expressão e opinião é valor pétreo da nossa Constituição, mas, em hipótese alguma, deve ser confundida com a incitação ao crime ou comportamento ódio. Isso é crime”, ressaltou o partido, em nota assinada pela vereadora Divaneide Basílio, presidente da legenda em Natal. A legenda também disse que “estará junto e dará apoio” à decisão do PCdoB e do PSOL em apresentar notícia-crime contra o jornalista. Desde a publicação original, o jornalista recebeu diversas críticas. Pela mesma rede social, Alex Medeiros atribuiu as mensagens a perfis falsos. “A vagabundagem comunista acionando o ridículo arsenal de perfis de bosta com dois dígitos de seguidores. hahahaha Sentiram fundo a imagem da Glock 9mm”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário