domingo, fevereiro 7

ARTIGO - TORQUATO NETO - OS ANOS DE CHUMBO

 

Torquato Pereira de Araújo Neto, nasceu em Teresina/PI, no dia 09/11/1944, filho único do defensor público Heli da Rocha e da professora primária Maria Salomé da Cunha Araújo.
De Teresina, mudou-se para Salvador aos 16 anos para os estudos secundários, onde foi contemporâneo de Gilberto Gil no Colégio Nossa Senhora da Vitória (Marista), e trabalhou como assistente no filme Barravento, de Glauber Rocha.
Torquato, conheceu, além de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Betânia.
Mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar jornalismo na Universidade, mas nunca chegou a se formar. Trabalhou para diversos veículos da Imprensa Carioca, com colunas sobre cultura, no Correio da Manhã, Jornal dos Shorts e Última Hora.
Foi a partir do reencontro com Gil, que ambos resolveram criar louvação, que ganhou a voz de Elis Regina e Jair Rodrigues.
Inquieto e contestador, sofreu com os anos de chumbo.
Depois de ver os amigos serem presos, decidiu deixar o Brasil e exilou-se em Paris e Londres, regressando ao país em 1971.
Sem conseguir uma melhora no quadro de alcoolismo e depressão, Torquato acabou por se suicidar em casa no Rio de Janeiro, quando completou 28 anos de idade.
Enfrentando uma severa dependência alcoólica e uma série de crises de depressão, Torquato buscou ajuda se internando em diversos sanatórios para fazer tratamento psiquiátrico.
Casou-se aos 22 anos com Ana Maria Silva de Araújo com quem teve um filho único (Thiago, que nasceu em 1970).
" Em tempo: nenhum parentesco com o articulista".
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário