sábado, fevereiro 6

ARTIGO - TIO DE SANTA JOANNA DE LESTONNAC

 

Michel Eyquem de Montaigne nasceu no Castelo de Montaigne-França. Filho de família rica e nobre, foi criado por uma ama de leite numa casa camponesa, veio com três anos de volta para a família.
Montaigne tinha um espírito por um lado vigilante e metódico e por outro, aberto as novidades. Estudou no célebre centro humanista Colégio de Guiana, onde teve o português André de Gouveia como diretor.
Após estes estudos enveredou pelo Direito. Exerceu a função de Magistrado em Perigueux, depois em Bordéus, onde travou profunda amizade com La Boetie. Michel de Montaigne foi tio pelo lado materno de Santa Joanna de Lestonnac.
Casou com Françoise de La Chassagne, onze anos mais jovem que ele. Teve com ela seis filhos, dos quais apenas uma menina, Leonor sobreviveu.
Viajou pela Suíça, Alemanha e Itália.
Ao voltar foi eleito Prefeito de Bordeaux. Em missão secreta a Paris, a favor da paz, acabou preso por um dia na Bastilha.
Morreu seu pai, torna-se herdeiro de uma propriedade e do título de Senhor de Montaigne, que lhe garantiu uma sobrevivência tranquila.
A obra de Montaigne redescobre esse indivíduo esquecido, recoloca-o no centro do mundo, depois de longo silêncio.
Naquele período de três ou quatro séculos, o homem se via com uma desconfiada liberdade.
Michel de Montaigne faleceu no Castelo de Montaigne-França, no dia 13/09/1592.
Naquele período de três ou quatro séculos, o homem se via com uma desconfiada liberdade.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário