Maria Escolástica da Conceição Nazaré, nasceu em Salvador/BA, no dia 10/02/1894, sendo seus pais Joaquim Assunção e Maria da Glória Nazaré.
Descendente de africanos escravizados, ainda criança foi escolhida para ser Ialorixá (Mãe de Santo), do terreiro fundado por sua bisavó Maria Júlia da Conceição Nazaré, cujos paia eram originários de Agbeokuta, sudoeste da Nigéria.
Foi iniciada no culto dos Orixás aos oito anos de idade por sua tia-avó e madrinha de batismo, Pulchéria Maria da Conceição (Mãe Pulchéria), chamada Kekerê em referência a sua posição hierárquica.
Menininha seria sua sucessora na função de Ialorixá de Gantois. Com a morte repentina se Mãe Pulchéria, em 1918, o processo de sucessão foi acelerado. Por um curto período, enquanto a jovem se preparava para assumir o cargo, sua mãe biológica Maria da Glória Nazaré, permaneceu a frente do Gantois.
Em 18/02/1922, confirmaram a escolha de Menininha, então com 28 anos, ela assume definitivamente o terreiro. Mãe menininha abriu as portas do Gantois aos brancos e católicos e modernizou o candomblé sem permitir que ele se transformasse num espetáculo.
Nunca deixou de assistir a missa e até convenceu os bispos da Bahia a permitir a entrada nas igrejas de mulheres, inclusive elas vestidas com as roupas tradicionais do candomblé.Mãe Menininha morreu em Salvador, em 13/08/1986 de causas naturais,.aos 92 anos de idade.CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário