Anita Leocádia Benario Prestes, nasceu em Berlim-Alemanha, no dia 27/11/1936, filha da militante comunista alemã Olga Benario Prestes e do militante comunista Brasileiro Luiz Carlos Prestes.
Nascida na prisão feminina do campo de concentração de Barnimstrasse (Alemanha), durante o período ditatorial de Hitler. Anita foi afastada da mãe com 14 meses de idade, quando terminou a fase de amamentação.
Sua entrega a avó paterna Leocádia Prestes, deu-se apenas graças a intensa campanha de solidariedade mundial conhecida como campanha Prestes, pela libertação dos presos políticos.
Após os levantes de 1935. Anita retornaria ao Brasil apenas após 1945, data da redemocratização após o Estado Novo.
No Brasil, graduou-se em Química Industrial e obteve o título de Mestre em Química Orgânica.Passou a fazer parte da União da Juventude Comunista e participou de um greve de estudantes secundaristas.
Recebeu o título de Doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais em Moscou. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, título concedido pela tese acerca da Coluna Prestes.
Exilou-se na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi indiciado em virtude da militância política. Julgada a revelia, foi condenada a pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército.
Anita foi professora de História do Brasil no Departamento de História da UFRJ, cargo conquistado por meio de concurso público, do qual se aposentou em 2007.É presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:
Postar um comentário