segunda-feira, fevereiro 8

ARTIGO - ANITA PRESTES - FILHA DOS MILITANTES

 

Anita Leocádia Benario Prestes, nasceu em Berlim-Alemanha, no dia 27/11/1936, filha da militante comunista alemã Olga Benario Prestes e do militante comunista Brasileiro Luiz Carlos Prestes.
Nascida na prisão feminina do campo de concentração de Barnimstrasse (Alemanha), durante o período ditatorial de Hitler. Anita foi afastada da mãe com 14 meses de idade, quando terminou a fase de amamentação.
Sua entrega a avó paterna Leocádia Prestes, deu-se apenas graças a intensa campanha de solidariedade mundial conhecida como campanha Prestes, pela libertação dos presos políticos.
Após os levantes de 1935. Anita retornaria ao Brasil apenas após 1945, data da redemocratização após o Estado Novo.
No Brasil, graduou-se em Química Industrial e obteve o título de Mestre em Química Orgânica.

Passou a fazer parte da União da Juventude Comunista e participou de um greve de estudantes secundaristas.

Recebeu o título de Doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais em Moscou. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, título concedido pela tese acerca da Coluna Prestes.
Exilou-se na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi indiciado em virtude da militância política. Julgada a revelia, foi condenada a pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército. Anita foi professora de História do Brasil no Departamento de História da UFRJ, cargo conquistado por meio de concurso público, do qual se aposentou em 2007.
É presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário