sexta-feira, fevereiro 19

ARTIGO - ANAYDE BEIRIZ - MULHER MODERNA NUMA PARAÍBA ANTIGA

 

Anayde Beiriz, nasceu no dia 18/02/1905, em João Pessoa/PB, foi uma professora e poetisa Brasileira. Tem seu nome ligado a História da Paraíba, devido a tragédia em que foi envolvida, juntamente com o advogado e Jornalista João Duarte Dantas, com quem mantinha um relacionamento amoroso.
Uma mulher moderna numa paraíba antiga. Antes de sua relação com João Dantas.

Anayde se apaixonou por outro rapaz de nome Heriberto Paiva, a quem chamava em carta, de amor, maridinho, querido, e trocava com ele palavras que se misturavam em romances.
Depois disso. Anayde iniciou um romance com João Dantas, advogado, solteiro, que era contra os projetos políticos de João Pessoa e, por isso, passou a ser seu opositor.
Na cidade de Princesa Isabel cultivavam-se as medidas coronelistas, através do chefe político, o fazendeiro José Pereira.
Devido aos fortes conflitos, João Dantas foge para Recife/PE, e a partir de então, ele passa a corresponder-se com Anayde por cartas.

João Pessoa mandou que a casa de opositores fosse invadida, entre elas a de João Dantas.
Nessa invasão, todas as correspondências trocadas com Anayde Beiriz foram encontradas e publicadas na imprensa, quando soube da divulgação, Anayde foi até Recife/PE, informar a João Dantas o acontecido.

João Pessoa também estava na cidade.
No dia 26 daquele mês, João Dantas, acompanhado de um cunhado, Augusto Caldas, entra na Confeitaria Glória, no Recife, e dispara nas Costas de João Pessoa, matando-o.
Anayde, aos 25 anos de idade, morreu dias após João Dantas, supostamente por auto envenenamento.
Sepultada como indigente no Cemitério de Santo Amaro.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário