segunda-feira, dezembro 7

ARTIGO - O INTELECTUAL MAIS PREMIADO DA HISTÓRIA DO PAÍS

 

Gilberto de Melo Freyre, nasceu em Recife, no dia 15/03/1900, filho de Alfredo Freyre - Juiz e catedrático de economia política da Faculdade de Direito do Recife, sua mãe Francisca de Melo Freire. Gilberto Freyre é de uma família brasileira antiga, descendente dos primeiros colonizadores portugueses do Brasil.
Foi o intelectual mais premiado da história do país. Laureado com o Prêmio Aspem, honraria que consagra indivíduos notáveis por contribuições excepcionalmente valiosas para a cultura humana.
Recebeu ainda o prêmio Italiano La Madonnina - Dentre outros prêmios e honrarias, recebeu a Ordem do Império Britânico, o Prêmio Jabuti de Literatura, o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio de Excelência Literária da Academia Paulistana de Letras, medalhas de Portugal e da Espanha e a Ordem Nacional da Legião de honra da França. Sagrou-se ainda imortal da Academia Pernambucana de Letras.
Sobre Gilberto Freyre, falou Monteiro Lobato, o Brasil do futuro não vai ser o que os velhos historiadores disseram e os de hoje repetem. Vai ser o que Gilberto Freyre disser.

Freyre é um dos gênios da literatura mais rica e iluminante que estas terras antárticas ainda produziram. Gilberto Freyre, morreu em decorrências de uma isquemia cerebral, por infecção respiratória e insuficiência renal em 18/07/1987. Suas citações: O Brasil é a mais avançada democracia racial do mundo.

Nenhuma parte do Brasil a formação da Família processou-se tão aristocraticamente como entre os canaviais.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário