segunda-feira, dezembro 28

ARTIGO - O MAIS VOTADO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Jorge Leal Amado de Farias, ou apenas Jorge Amado, nasceu em Itabuna/BA, no dia 10/08/1912, filho de João Amado de Farias e Eulália Dalila Amado.
Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, sendo o autor mais adaptado do cinema, teatro e televisão, verdadeiros sucessos como Dona Flor e seus dois maridos, tenda dos milagres, Tieta do agreste, Gabriela, cravo e canela e Tereza Batista cansada de guerra, foram criações suas.
Sua obra Literária - 49 livros ao todo, também já foi tema de escolas de samba por todo o país. Seus livros foram traduzidos em 80 países, em 49 idiomas, bem como em braile e em fitas gravadas para cegos.
Em 1945, foi eleito membro da Assembléia Nacional Constituinte, na legenda do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo sido o Deputado Federal, mais votado do Estado de São Paulo. Foi o autor da lei, ainda em vigor, que assegura a liberdade de culto religioso.
Jorge Amado, integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX,
ideologia presente em várias obras, como retratação dos moradores do Trapide Baiano em Capitães de Areia.
Falece na Capital baiana/Salvador, no dia 06/08/2001, com 89 anos.
Suas citações: A sorte me acompanha, tenho o corpo fechado a inveja, a intriga me amarra os pés, sou imune ao mau olhado.
Na vida só vale o amor e a amizade. O resto é tudo pinoia, e tudo presunção não paga a pena.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário