sábado, dezembro 26

A CULTURA LITERÁRIA VARZEANA FICA MAIS POBRE COM A MORTE DO ESCRITOR BERADEIRO GILBERTO FREIRE DE MELO

 

Recebemos com bastante tristeza a noticia do falecimento do professor, escritor, servidor público federal aposentado Gilberto Freire de Melo, que nascido na ribeirinha do rio Piranhas/Açu, fez história no mundo da cultura literária, deixando um legado de 7 livros publicados, muitas crônicas e boa prosa a respeito da civilização varzeana.
Tive em Gilberto Freire - um pendenciense que admirava pelo seu conteúdo gramatical, figura que devo muito na aprendizagem da perfeita concordância verbal e outras figuras da linguagem, cujas metáforas nos deram expressivo nível de conhecimento.
Gilberto fez do espaço geográfico das Pendências de Cima, do Meio e de Baixo, o seu cartão de visita.
Tendo vencido o impacto do impaludismo, uma epidemia que ceifou muitas vidas no período do seu nascimento (1934), veio a óbito neste sábado 26 de dezembro com 86 anos de idade.
Como bem dizia meu tio Mizael - quem nasceu pra morrer de bala, não escapa do fuzil!
Gilberto Freire de Melo se rendeu ao famigerado virus do covid- 19, sendo sepultado nesta noite no cemitério Morada da paz em Natal, sem direito a velório, passando pelo castigo que é imposto a todos que morrem desta maneira.
Gilberto escreveu em sua coletânea o " Livro Santa Luzia do Meu Tempo - um referencial em louvor a padroeira de nossa cidade Carnaubais.  
Nossa redação apresenta aos filhos deste ícone da literatura varzeana e demais familiares, nossos profundos sentimentos de pesar, nesta hora de aflições e saudades deste grande  vulto contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário