quarta-feira, dezembro 30

ARTIGO - PRÊMIO NOBEL DA PAZ

 

Martin Luther King Junior, nasceu em Atlanta-Georgia/EUA, no dia 15/01/1929, filho de Martin Luther King e Alberta Williams King, foi um pastor batista e ativista político, tornando-se a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis dos Estados Unidos.
Ficou amplamente conhecido pela luta dos direitos políticos através da não violência e desobediência civil, inspirado por suas crenças cristãs e o ativismo não violento de Mahatma Gandhi.
Antes de sua morte, King estava planejando uma ocupação em Washington, que seria denominada Campanha dos Pobres, quando foi assassinado. Sua morte causou forte reação e foi seguida por manifestações em vários cidades dos Estados Unidos.
Ganhou o prêmio Nobel da paz por combater o racismo e ajudar a organizar as Marchas de Selma a Montgomery. Nos seus últimos anos ele ampliou seu ativismo contra a pobreza e a guerra do Vietnã. Foi premiado postumamente com a medalha presidencial da liberdade e a medalha de ouro do congresso. Suas citações:
A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça a justiça em todo lugar; A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso.
No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário