quarta-feira, março 8

AOS MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM

Resultado de imagem para quem é do mar não enjoa
Papai me dizia que por falta de um grito se perde uma boiada e quem tem compromisso não quebra trato. 
Mas, o que ele me ensinou com maior garantia e segurança foi saber cumprir palavra empenhada. Este conceito pra meu velho pai sempre foi fundamental, valia mais que dinheiro.
Ouvia isso ainda criança, cresci seguindo esta regra e não me arrependo em praticar o legado dos seus aconselhamentos. 
Uma coisa ele me passou com maestria: saiba servir, aprenda a dá e a receber. 
Porém a lição mais altiva que me deu, foi essa, trate bem cada pessoa, seja ela poderosa ou não. Todavia nunca baixe a cabeça quando tiver com a razão. 
Desculpas são principios de consciência, empurrar alguém  com a barriga, fazendo o elemento de besta, não deixa de ser  um ato de covardia. Quando o individuo perder a condição de receber um sorriso seu, lhe faça uma feia careta. Cada um merece aquilo que cultiva.
Neste diapasão de vida, estou prestes a completar 67 anos. 
Neste intervalo de tempo aprendi que tem gente masoquista, gosta de sofrer ou segue a linhagem de mulher de malandro, só se sente bem quando está apanhando.
Sei que quem é do mar não enjoa e quem não souber conduzir a tripulação do seu navio, pode afundar a pique.  
Este contraponto metafórico serve para nortear algumas excelências que vive pensando que o céu é perto, achando que são donos do mundo sem respeitar a sensibilidade alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário