terça-feira, fevereiro 2

ZELITO CORINGA: NOSSO REPRESENTANTE MUSICAL PRODUZ O HINO DA RESERVA SUSTENTÁVEL PONTA DO TUBAÇÃO

O Carnaubaense compositor e titular do Setorial da Música – Ministério da Cultura que teve êxito na primeira eleição virtual, sendo inicialmente eleito o delegado mais votado, em seguida viaja para o Rio de Janeiro e lá concorre com mais 59 representantes de várias regiões do país, no Fórum Nacional Artes que aconteceu na Funarte em Novembro do ano passado. Confirmou seu favoritismo ficando entre os 04 conselheiros do Nordeste e dentre os 15 membros do Colegiado Nacional, o conterrâneo terá mandato de 02 anos, e em seguida se tornará conselheiro nato do CNPC, durante esse tempo não poderá assumir cargo comissionado, ficará a disposição do Ministério da Cultura para reuniões periódicas de formulação da politica cultural do pais, mais especificamente do seguimento musical. 
Dando continuidade ao seu processo criado neste final de semana esteve na Ponta do Tubarão para composição do Hino Oficial da RDS – Reserva Desenvolvimento Sustentável, o convite celebrado pela CJP – Comissão de Justiça e Paz. Pessoa Jurídica responsável realização de projetos ambientais e sociais na região salineira do RN. A letra menciona todas as comunidades inseridas dentro da área de conservação ambiental que integra comunidades de Macau e Guamaré, Zelito Coringa tem como parceiro o agente de turismo comunitário e nativo Élio de Souza: 
CACIMBA DA BAIXA E BAIXA DO GRITO / LAGOA DOCE, VARJOTA, SOLEDADE, 
PAU FEITO, CANTO DA IMBURANA / MANGUE SECO UM E DOIS IGUALDADE, 
DIOGO LOPES, BARREIRAS, SERTÃOZINHO / CHICO MARTINS A COMUNIDADE, 
SEGUE A FORÇA DA UNIDADE / E DESENHADA NO MESMO PERGAMINHO, 
O RIO NA UNIÃO DA RESERVA / FAZ MAIS FORTE, MAIS FÉRTIL ESSE CHÃO, 
O ESTUÁRIO QUE A MÃE NATUREZA / FEZ JUNTAR LITORAL COM O SERTÃO, 
ENTRE CAMPOS DE DUNAS LEVEZA / DO VENTO NAS FLORES DA CAANTINGA,
ENSEADA QUE ACOLHE A RESTINGA / COM SEU POVO PLENO DE GENTILEZA. 
O músico nos confirma ainda que apesar de não ter sido ainda empossado Conselheiro Nacional de Politicas Culturais – pelo Ministério da Cultura, por motivos de cortes no orçamento do país, aguarda o evento previsto acontecer oficialmente nos próximos meses em Brasília. Como representante da sociedade civil vem dando inicio ao trabalho de articulação com entidades, Escolas Públicas, Fundação José Augusto e Universidades. A intenção é que a pauta da cultura não fique de fora das discussões políticas deste ano eleitoral, que demandas ligadas especificamente à música sejam debatidas e não figure nos Planos de Governos dos futuros prefeitos como peça ilustrativa, compromissos deverão ser assinados e assumidos com a classe artística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário