quinta-feira, fevereiro 25

GRAÇAS A DEUS FOI UM ALARME FALSO



Hoje recebi uma informação que me deixou entristecido, mas, graças a Deus a noticia foi um alarme falso, nossa amiga Dodora de seu Raimundo, uma ilustre figura que tive a oportunidade de dividir com ela no Ginásio Monsenhor Honório em Pendências na década de 70 uma sala de aula. 
Dodora está viva, apesar de enferma, passando por profundos cuidados médicos permanecendo para alegria da familia, dos amigos. seus conterrâneos do Porto do Carão, ouvindo as preces e recebendo as visitas peculiares destas horas de tormentas pela fragilidade da sua saúde. 
Dodora faz parte de um imenso elenco feminista que fez da cultura e do saber o seu passaporte de vida para bem servir a comunidade que sempre dedicou sua abnegação e seu laborioso trabalho educativo. 
Assim como foi para Pendências Dona Alba Pinheiro, Tereza Aranha, Sabina Pinheiro, dona Francina, as irmãs: Ivanoska, Guacira Pinheiro. Severina Barbosa (Bubu) Turene, Laura Freire, Maria Mônica e outras renomadas mulheres do universo social e cultural pendenciense. 
Tendo Dodora sua cadeira cativa no coração de cada pessoa da terra dos Camundás, merece de mim esta justa homenagem.
Falar de Dodora como educadora de uma gente vinda do povo, é não  querer esquecer de outras mulheres das Pendências: de cima, do meio e de baixo (rocas).  
Assim como se tornaram conhecidas Elisa do Cabaré, Lourdes Frederico, Luiza de Ambão, Joaninha de Pipiu  e a nossa embaixadora chamada Josita de seu Manoel Simão. 
Tenho por Dodora e seus descendentes grande afeição, me proponho a comparar nossa menestrel varzeana com a mesma grandeza que a intelectualidade nacional, direciona em seu louvor os maiores elogios á eterna Cora Coralina.
 Que Deus a proteja para que viva um pouco mais entre nós, amiga Dodora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário