sexta-feira, outubro 2

Assembleia investe na capacitação de servidores


O sonho de muitos profissionais de concluir um mestrado será uma realidade em breve para os servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a primeira do Brasil a garantir esta conquista ao seu quadro técnico.  A iniciativa, em parceria com a UFRN, faz parte das metas do planejamento estratégico adotado pela atual gestão, de capacitação e qualificação de pessoal em todos os níveis. Diversos cursos oferecidos pelo Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), de graduação, especialização e técnicos são abertos à comunidade.
 “A nossa gestão na Assembleia é focada em planejamento e na valorização dos servidores, garantindo novos investimentos em qualificação, como o aumento nos cursos oferecidos pelo ILP e agora o tão sonhado mestrado. É uma honra saber que um servidor terá acesso gratuito a um mestrado de gestão pública aqui na Assembleia”, afirma Ezequiel.
Esta meta de investir na capacitação dos servidores ganhou reforço com a assinatura de outro convênio recentemente: a pós-graduação em Direito Processual Civil, em parceria com a Escola de Magistratura Federal (ESMAFE/RN). Com os novos convênios, estão sendo oferecidos até o momento, quatro cursos de especialização: Gestão Pública, Poder Legislativo e Políticas Públicas, Gestão Eficaz no Serviço Público e Direito Processual Civil.
Na pós-graduação em Direito Processual Civil e voltada para profissionais do Direito estão sendo oferecidas dez vagas inicialmente. Já o mestrado em Gestão Pública, em parceria com a UFRN, disponibiliza 16 vagas, distribuídas em três turmas, que se distribuirão em 2016, 2017 e 2018. O processo seletivo, sob responsabilidade da UFRN, começará em outubro e a divulgação da lista dos aprovados está prevista para o dia 31 de janeiro de 2016.
Sonho concretizado
O premiado fotógrafo Eduardo Maia, que consolidou sua carreira atuando por 26 anos no extinto jornal Diário de Natal e atualmente trabalha na assessoria de comunicação da Casa, é um exemplo da transformação que o ILP vem provocando na vida de alguns servidores. Casado e pai de dois filhos já adultos, Eduardo prestou vestibular este ano. Até então, por compromissos profissionais, ele vinha adiando o sonho de continuar os estudos. Atualmente cursa a graduação em Gestão Pública, parceria do ILP com a Universidade Potiguar (Unp).
Eduardo concilia os estudos com a profissão e voltar a estudar depois de anos mudou radicalmente a sua rotina: “Concluir um curso de nível superior era um sonho que adiei por muitos anos. Agora me sinto realizado estudando novamente e motivado a concluir minha graduação. Era o que eu estava precisando”, afirma .
Expansão
Na expansão de suas atividades para o interior do RN, o ILP recentemente firmou parceria com as Câmaras Municipais de 13 cidades da Costa Branca a fim de oferecer cursos de capacitação e formação a seus servidores e ao público geral. O convênio foi assinado pelo presidente Ezequiel Ferreira durante a estadia da Assembleia Itinerante em Areia Branca, em 16 de setembro. A parceria se dará através do ILP e os municípios que participarão são: Alto dos Rodrigues, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Carnaubais, Frutuoso Gomes, Govenador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel e Tibau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário