domingo, novembro 11

OUTRAS IMAGENS DE UMA REGIÃO SEM CHUVAS NO MUNICIPIO

Aproveitamos o passeio campestre pra constatar algumas áreas de absoluto sofrer dos que residem neste poligono sem chuvas.

O corte de lenha é uma forma de sobrevivência dos trabalhadores avulsos, fazendo da atividade um salário complementar pra sustentar a familia.


 Estivemos na Fazenda São Francisco do amigo Bil das Confecções, lá a história não é diferente, gado magro e muito trabalho pra manter um rebanho ávido por água e ração.

É incrível a resistência do sertanejo e a sua fé indomável na chegada do inverno pra ter suas aflições diminuidas, vê a água da chuva cair na biqueira, lavando a terra e produzindo grãos que posibilitem uma melhor vida pra todos.

O acesso as propriedades rurais na conhecida zona da mata, é feita por estradas vicinais, entrecortada no centro pela futura "estrada da castanha", ligando Carnaubais ao municipio de Serra do Mel.

 A vegetação sem ramagem dificulta a pastagem  do rebanho que acostumou-se a comer de solta, pra manter algumas matizes leiteiras no coxo, é preciso tratamento diferenciado a base de ração extra, comprado caro no armazém,  produto inflacionado a cada dia com a demora da chegada do inverno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário