sábado, junho 2

CULTURA

Documentário conta história de blogueiro executado na Serra do Mel

Divulgação
Edinaldo Filgueira era presidente do PT de Serra do Mel
 
Um documentário que pede justiça. Promete ser assim o trabalho “De ferro e flor”, registro audiovisual dirigido pela jornalista Adriana Amorim e pelo ativista digital Tiago Aguiar. O documentário conta a história de Edinaldo Filgueira, blogueiro e presidente do Partidos dos Trabalhadores (PT) em Serra do Mel, assassinado em maio de 2011. O prefeito do município, Josivan Bibiano, foi indiciado pela Polícia Civil como mandante do crime.
O documentário foi lançado no sábado passado, em Salvador/BA, durante a terceira edição do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, com discussões sobre Direitos Humanos, liberdade de expressão e blogosfera.
Edinaldo Filgueira era dono do pequeno jornal O Serrano, e atualizava um blog, denunciando irregularidades e problemas ocorridos no município. Sua atuação jornalística teria sido, segundo as investigações da Polícia Civil, a principal motivação para o crime. Além do prefeito da cidade, mais oito pessoas foram indiciadas pelo crime. Nenhum foi julgado ainda.
O título do documentário é baseado no poema escrito por Ferreira Gullar para homenagear o líder camponês Gregório Bezerra. Confira:
“Mas existe na terra
Muito homem de valor
Que é bravo sem matar gente
Mas não teme o matador.
Que gosta de sua gente
E que luta a seu favor
Como Gregório Bezerra
Feito de ferro e de flor”
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário