Vítor Silva/Botafogo
Para quem jogou ou não jogou, os resultados da 30ª rodada do Brasileirão trouxeram uma pimenta na disputa pelo título. Especialmente porque o Botafogo derrapou de novo e perdeu em casa para o Cuiabá. Palmeiras, Red Bull Bragantino e até o Flamengo estão de olho.
O que aconteceu
- O time de Lucio Flavio parou nos 59 pontos. A diferença em relação ao Palmeiras, agora vice-líder, é de seis pontos.
- O alvinegro tem um jogo a menos, mas o próximo adversário é justamente o time de Abel Ferreira.
- A distância pode cair, na prática, para três — embora, potencialmente, possa ser de seis, devido ao duelo adiado com o Fortaleza.
"Na competição de pontos corridos, por si só, cada jogo é uma decisão. A competição vai afunilando e estamos indo para a reta final. Temos trabalhado jogo a jogo. Para alcançarmos o número mágico, temos que ultrapassar os 59 que temos. De fato, o jogo que teremos na quarta é mais uma decisão contra o adversário mais próximo de nós. Pelo fato de ser dentro de casa, temos que trabalhar em termos de recuperação do resultado." — Lucio Flavio, técnico do Botafogo.
Quem mais vem aí
A instabilidade do Botafogo e os jogos atrasados deixam não só o Palmeiras com a calculadora na mão, mas dão esperança para Red Bull Bragantino e Flamengo. Os dois iriam se enfrentar neste fim de semana, mas o jogo foi adiado para 23 de novembro para o rubro-negro usar o Maracanã.
O Massa Bruta tem 52 pontos (sete a menos) e o mesmo número de jogos que o Botafogo. Além disso, ainda há um confronto direto em Bragança Paulista na lista dos jogos que faltam no Brasileirão.
O Flamengo tropeçou contra o Grêmio na rodada passada, mas pode se beneficiar daquilo que pode ocorrer no jogo adiado contra o próprio Bragantino e nos confrontos que o Botafogo tem contra os outros dois perseguidores.
Por que o Botafogo derrapa?
O campeonato ganhou novos contornos porque o Botafogo perdeu o aproveitamento perfeito que tinha em casa. O time, no geral, tem perdido a efetividade ofensiva e ainda dá bobeiras, como a que gerou o gol de Pitta, do Cuiabá.
Nos últimos quatro jogos no tapetinho do Nilton Santos, foram duas derrotas (Cuiabá e Flamengo) e dois empates (Athletico e Goiás).
"Nós temos que levantar a cabeça em função do jogo que fizemos", disse Lucio Flavio, referindo-se ao número de chances criadas diante do Cuiabá.
A patinada alvinegra começou com Bruno Lage, que foi demitido. Com Lucio Flavio, o retrospecto também é de quatro jogos. Mas o alvinegro venceu duas vezes, justamente fora de casa, diante de Fluminense e América-MG.
Contra o Palmeiras, o time precisa voltar à lógica de vitórias em casa que o catapultou com vantagem para a ponta do campeonato no primeiro turno.
Uma boa notícia para o Botafogo nessa corrida final pelo título é que Palmeiras e Flamengo também ainda vão se enfrentar.
O Palmeiras vai chegar?
Agora perseguidor mais próximo, o Palmeiras já viveu sua instabilidade no Brasileirão — sobretudo no contexto que envolveu a eliminação para o Boca Juniors na Libertadores.
O time de Abel Ferreira chegou a ter quatro derrotas seguidas. Mas o recorte mais recente é de três vitórias — inclusive, um retumbante 5 a 0 sobre o São Paulo e a de sábado, sobre o Bahia.
No primeiro turno, o Palmeiras perdeu em casa para o Botafogo e agora tem a chance de dar o troco e recolocar uma pressão que o alvinegro não vê desde o primeiro terço do campeonato.
"Um jogo de cada vez, faltam nove, temos bom jogo contra o Botafogo. Queremos ganhar a cada jogo, claro, mas um de cada vez. Ganhar o próximo é o objetivo", disse o técnico Abel Ferreira.
O que vem por aí?
Jogos do Botafogo
- Palmeiras (c)
- Vasco (f)
- Grêmio (c)
- Red Bull Bragantino (f)
- Santos (c)
- Fortaleza (f)
- Coritiba (f)
- Cruzeiro (c)
- Internacional (f)
Jogos do Palmeiras
- Botafogo (f)
- Athletico (c)
- Flamengo (f)
- Internacional (c)
- Fortaleza (f)
- América-MG (c)
- Fluminense (c)
- Cruzeiro (f)
Jogos do Red Bull Bragantino
- Goiás (f)
- Corinthians (c)
- São Paulo (f)
- Botafogo (c)
- Internacional (f)
- Flamengo (f)
- Fortaleza (c)
- Coritiba (c)
- Vasco (f)
Jogos do Flamengo
- Santos (c)
- Fortaleza (f)
- Palmeiras (c)
- Fluminense (c)
- América-MG (f)
- Red Bull Bragantino (c)
- Atlético-MG (c)
- Cuiabá (c)
- São Paulo (f)
Com informações do UOL
Fonte: Portal Grande Ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário