quinta-feira, junho 1

ARTIGO - CASTRO ALVES "O POETA DOS ESCRAVOS"

 

É difícil encontrar alguém que nunca ouviu falar do "Poeta dos escravos", como também é conhecido o escritor negro Castro Alves um dos principais nomes da literatura brasileira.
" Deus! o Deus! onde estás que não me respondes?/ Em que mundo, em que estrela tu/escondes/ Embuçado nos Céus?; Os versos são do poema "Vozes da África", escrito por Castro Alves, um dos principais textos a incluir as pessoas negras na literatura produzida no Brasil.
Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em Curralinho, atual Cidade de Castro Alves/BA, em 14 de março de 1847, sendo filho do médico e professor Antônio José Alves e de Clélia Basília da Silva Castro, em 1854, Castro Alves se mudou para Salvador com a família quando o pai foi convidado para lecionar na faculdade de medicina.
Castro Alves é considerado uma das figuras mais proeminentes do movimento Romântico, já que ele criou uma poesia que estava sensível as questões sociais de sua época e defender as grandes causas da Liberdade e da Justiça.
Nos escritos, expôs a crueldade da escravidão e pediu liberdade, dando ao Romantismo um caráter social e revolucionário, como se pode ler poemas "Vozes da África" e " Navios Negreiros".
Castro Alves, faleceu em 06 de junho de 1871 e vivo, foi influenciado por Gonçalves Dias, Lord Byron e Victor Hugo.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário