quarta-feira, abril 21

ARTIGO - TÚMULO DE EVITA PERON

 

O Cemitério da Recoleta, localizado no bairro homônimo na cidade de Buenos Aires, é um dos cemitérios mais visitados do mundo, ao lado do parisiense "Pere - Lachaise".
Ganhou fama devido ao luxo das lápides e da ostentação dos túmulos, retrato do bom momento econômico vívido pela Argentina no início do século XIX.
Maria Eva Duarte de Peron, conhecida como Evita foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o General Juan Domingo Peron foi eleito Presidente.
Eva Peron foi, para os miseráveis, a única referencia confiável e capaz de unir, todas as vontades em um só, todas as vezes em uma só, a voz do povo explorado e espoliado pela classe rica e insensível as suas necessidades elementares.
Evita marcou todo um país, a gratidão e o reconhecimento do povo argentino ainda é tão vivida, que até os dias atuais, apesar das quase sete décadas de sua morte, flores são depositadas diariamente em seu túmulo.
Entre a obscuridade ao mais absoluto resplendor pessoal e político da vida, ela saiu do anonimato para se tornar uma das mulheres mais importantes e poderosas do mundo. Em 26/07/1952, Evita morre aos 33 anos. Tamanho do seu legado que três anos após sua morte, um golpe militar derrubou o governo de Peron, seus restos mortais foram sequestrados e levados para a Itália.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário