Frei Damião
Frei Damião nasceu em Bozzano, município Massarosa, província de Lucca, na Itália, aos 05/11/1898, o segundo dos 5 filhos do casal Felix e Maria Giannotti, de sólida formação cristã e católica, foi batizado na Igreja do Santo Catarino e Próspero, recebendo o nome de Pio Giannotti. Foi crismado aos 10 anos na Catedral de Lucca, sua primeira comunhão foi especial após a experiência que teve diante de Jesus crucificado que o marcou pelo resto da vida.
Depois da experiência com o crucificado, externou os primeiros sinais de sua vocação, ingressou no Seminário Camigliano da ordem dos Frades menores capuchinhos, aos 17 anos emitiu os primeiros votos, recebendo o nome de Damião.
Frei Damião de Bozzano, indicando sua cidade de origem.
Em 1918, época da primeira guerra mundial, ficou acampado em Zara, uma zona do conflito, voltando para o convento depois do fim da Guerra.
Frei Damião emitiu sua profissão perpétua, selando para sempre com o Senhor o compromisso de viver em castidade.
Em 1931 ano de sua vinda para o Brasil, foi eleito assistente da então custódia geral dos capuchinhos de Pernambuco.
Aqui dedicou-se as Santas missões durante 66 anos. Por muito tempo Frei Damião sofreu erisipela, após ter sofrido uma embolia pulmonar diminuiu o ritmo das Santas missões.
Frei Damião partiu para a casa do Pai aos 93 anos de idade, cercado pelas orações de seus confrades, cultuado como Santo.
Mas a Igreja analisa o processo de canonização que foi aberto em 2013, o processo seguinte é a análise dos milagres do Frei, ocorrido após sua morte.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário