domingo, junho 28

ARTIGO - ALZIRA SORIANO PRIMEIRA PREFEITA DO BRASIL E AMERICA LATINA


Luzia Alzira Teixeira Soriano nasceu em Jardim de Angicos/RN, município de Lages/RN, no dia 29/04/1897, filha de Margarida de Vasconcelos e do Coronel e líder Político Miguel Teixeira de Vasconcelos. Era na fazenda primavera de propriedade de seu pai, onde acontecia as principais reuniões Políticas da região.
Aos 17 anos, casa-se com Thomas Soriano de Sousa Filho, natural de Pernambuco, trabalhando como Promotor Público em seu estado e por divergências Políticas veio morar em Jardim de Angicos/RN, onde passou a frequentar a casa da família Vasconcelos, começando a flertar com Alzira. Após o casamento Alzira e Thomas foram morar em Ceará Mirim/RN, Comarca onde foi nomeado Promotor Público, em janeiro de 1919, faleceu vitimado pela gripe Espanhola: na época Alzira tinha 22 anos e grávida de sua quarta filha.
Voltou a residir na fazenda primavera, onde ficou conhecida por comandar com pulso firme a casa e as atividades da propriedade da família, participando das reuniões e decisões Políticas que seu pai desenvolvia. Durante uma reunião pública ocorrida na fazenda primavera, o Governador Juvenal Lamartine e a líder feminista Bertha Lutz ficaram impressionados com a habilidade de Alzira. Na época não havia sufrágio feminino no Brasil, mais o Rio Grande do Norte, foi pioneiro no dispor de sua lei eleitoral, que poderiam votar e serem votados sem definição de sexo, contando com o apoio do pai, Lamartine e Lutz.
Alzira aceitou disputar a Prefeitura de Lages/RN, e foi escolhida a candidata do Partido Republicano.
A subsequente campanha Eleitoral presenciou ofensas contra ela, incluíam que a candidata tinha um caso com o Governador, que mulher pública era prostituta.
Em setembro venceu a eleição convertendo-se na primeira Prefeita mulher não só no Brasil, como na América Latina.
Seu adversário Eleitoral, um major, deixou o estado por sentir-se humilhado.
E em 28/05/63, Alzira morreu em Natal/RN, aos 63 anos de idade.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário